terça-feira, setembro 28, 2010

Cinema: textos apresentados no workshop

Disciplina: Teoria da Comunicação
CINEMA, pesquisa, estudo e finalização por Diego Freitas, Hiolanda Mendes, Marcelo Garcia, Ronilson Rodrigues e Tanair Maria - Turma: CJN03S1
                                                                                          Foto: Agex
Marcelo, Hiolanda, Diego, Ronilson e Tanair

I - INTRODUÇÃO:
– O QUE É CINEMA?
Podemos dizer que o cinema é, de forma bem sintetizada, um sistema de reprodução de imagens em movimento, registradas em filme e projetadas sobre uma tela. Este sistema que surgiu com a invenção do cinematógrafo (um aparelho portátil três em um, sendo: máquina de filmar, de revelar e de projetar) por Auguste e Louis Lumière, acabou se tornando algo de proporções mundiais, criando uma complexa manifestação estética, publicada em 1911 pelo teórico italiano Ricciotto Canudo que ganhou a alcunha de Manifesto das sete Artes. Com o passar do tempo, foi popularmente reduzida para a Sétima Arte.
A data de 28 de dezembro de 1895 é especial no que se refere ao cinema e a sua história. Neste dia, no Salão Grand Café, em Paris, os Irmãos Lumière fizeram uma apresentação pública dos produtos de seu inédito cinematógrafo. O evento causou comoção nos presentes, aproximadamente trinta pessoas, a notícia se alastrou e, em pouco tempo, este fazer artístico conquistaria o mundo e faria nascer uma indústria multibilionária.
No ano seguinte, 1896 na França, vários aventureiros foram para diferentes lugares do mundo a procura de imagens exóticas para serem exibidas ao público europeu, que desejavam conhecer os povos e paisagens, antes pintados por viajantes e cientistas e depois retratadas pela fotografia. A era do cinema mudou o conceito de comunicação mundial, individual e coletiva. Agora, a imagem, o movimento e o som são capturados, registrados e eternizados na história.

II – CURIOSIDADES:
“PRIMEIRO FILME DA HISTÓRIA”
"A saída dos operários da fábrica Lumière"
O filme, cujo título original é La Sortie des usines Lumière à Lyon, consta da filmagem de 46 segundos de empregados (maioria mulheres) deixando a fábrica Lumière. Dirigido e produzido por Louis Lumière, é considerado o primeiro filme da História e também o primeiro documentário já feito.

“PRIMEIRO FILME COM EFEITOS ESPECIAIS”
“Viagem À Lua”
Seu diretor, Georges Méliès (1861-1938), é considerado o pai da arte do cinema. Nasce na França e passa parte da juventude desenvolvendo números de mágica e truques de ilusionismo. Depois de assistir à primeira apresentação dos Lumière, decide-se pelo cinema. Pioneiro na utilização de figurinos, atores, cenários e maquiagens, opõem-se ao estilo documentarista. Realiza os primeiros filmes de ficção – Viagem À Lua (Voyage dans la lune, Le / Voyage to the Moon - 1902) e A Conquista do Pólo (Conquête du pôle, La / Conquest of the Pole - 1912) – e desenvolve diversas técnicas: fusão, exposição múltipla, uso de maquetes e truques ópticos, precursores dos efeitos especiais.

“PRIMEIRO LONGA-METRAGEM”
“The Story of the Kelly Gang”
Em 1906, o filme australiano "The Story of the Kelly Gang" tinha aproximadamente 60 minutos sendo lembrado até hoje como o primeiro longa-metragem da história do cinema. Antes um filme durava de 10 a 15 minutos no máximo.

“PRIMEIRO FILME COM SOM”
“The Jazz Singer”
O filme foi lançado em 1927. O potencial da nova tecnologia foi mal aproveitado no primeiro filme, à parte falada do filme constava de apenas três cenas que não passavam de 10 minutos, naquele tempo os produtores acreditavam que ninguém poderia aguentar assistir um filme com mais de uma hora de diálogo.

“MAIOR INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA DO MUNDO”
“Bollywood”
Bollywood (nome surge da fusão de Bombaim, antigo nome de Mumbai, cidade onde se concentra esta indústria, e de Hollywood), a indústria de filmes indiana, produz quase o triplo de filmes produzidos nos EUA (Hollywood). E curiosamente, a terceira maior indústria cinematográfica atualmente também é um país de terceiro mundo: a Nigéria.

“PRIMEIRA FILMAGEM NO BRASIL”
“Fortaleza e Navios de Guerra na Baía da Guanabara”
Três anos depois da primeira exibição de filme com os Irmãos Lumière, Afonso Segreto, em 19 de junho, a bordo do paquete francês Brésil realiza a primeira filmagem de "Fortaleza e Navios de Guerra na Baía da Guanabara". Surge então o cinema brasileiro.

“PRIMEIRO DOCUMENTÁRIO DE DESTAQUE PRODUZIDO NA REGIÃO AMAZÔNICA”
“No Paiz das Amazonas”
Este trabalho de Silvino Santos, diretor pioneiro de produções na Amazônia, foi feito para divulgar o Estado do Amazonas durante as festividades comemorativas do centenário da Independência, no Rio de Janeiro. O documentário em preto-e-branco é sempre lembrado por rara beleza fotográfica.

III – QUIZ:
1) Por que o cinema é chamado de a Sétima Arte?
( ) Em 1895, foi inventado o cinema por Auguste e Louis Lumière, acabou se tornando algo de proporções mundiais, tornando-se uma complexa manifestação estética que ganhou a alcunha de Sétima Arte.
( ) Em 1896, vários aventureiros foram para diferentes lugares do mundo a procura de imagens exóticas para serem exibidas ao público europeu, que desejavam conhecer os povos e paisagens, antes pintados por viajantes e cientistas e depois retratadas pela fotografia, este fenômeno deu origem à denominação de Sétima Arte, por já existir seis principais artes mundiais.
( ) Em 1896, a era do cinema mudou o conceito de comunicação mundial, individual e coletiva. Agora, a imagem, o movimento e o som são capturados, registrados e eternizados na história. Esta era ficou conhecida como a Sétima Arte.
( ) Em 1897, deu-se a primeira sessão de cinema em Manaus, no Teatro Amazonas. Nas primeiras décadas do século XX, a região foi percorrida por dezenas de exibidores de cinema de empresas famosas como a Pathé-Frères e a Gaumont, que realizaram tomadas da selva e do cotidiano das cidades amazônicas. Em homenagem às paisagens exóticas capturadas nos trópicos, foi chamada de a Sétima Arte.
(X) Em 1911, foi publicado, pelo teórico italiano Ricciotto Canudo, em um manifesto denominado: Manifesto das sete Artes, como forma de registrar acontecimentos ou de narrar histórias. Com o passar do tempo, foi popularmente reduzida à denominação de a “Sétima Arte”.

2) Qual o nome do aparelho inventado pelos irmãos Limière em 1895, que filmava, revelava e projetava imagens em movimento?
(X) Cinematógrafo
( ) Cinetoscópio
( ) Mimeógrafo
( ) Omniographo
( ) Praxinoscópio

IV – FONTES:
Bibliografia:
COSTA, Selda V. Eldorado das ilusões. Cinema e sociedade. Manaus: 1897-1935. Manaus, Editora da Universidade do Amazonas, 1997.

LOBO, Narciso J. Freire. A tônica da descontinuidade. Cinema e política na década de 60. Manaus, Editora de Universidade do Amazonas, 1994.

Sites de pesquisa:
http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=3023
http://www.webcine.com.br/curiosid.htm
http://atrevidinha.uol.com.br/atrevidinha/beleza-idolos/28/artigo23444-1.asp
http://www.sampaonline.com.br/todomundoteen/rogerio2002mai.htm
http://www.suapesquisa.com/musicacultura/cinema_brasileiro.htm

segunda-feira, setembro 20, 2010

Cuba Capitalista ainda de Fidel Castro

Disciplina: Língua Portuguesa / Produção Textual

Atividade: Elaborar texto sobre Cuba, utilizar critério de pesquisa.

     Em 2006, Fidel deixou o poder por causa de problemas de saúde, transferindo-o para o seu irmão Raúl Castro, e nos últimos meses reapareceu em público fazendo alertas sobre o risco de uma guerra nuclear entre Estados Unidos e Irã. Assim dá-se início da polêmica sobre a crise atual em Cuba, em 11 de setembro (sexta-feira), Fidel foi alvo de manchetes internacionais quando disse que seu recente comentário sobre o fracasso do modelo econômico comunista cubano foi mal interpretado pelo repórter Jeffrey Goldberg da revista The Atlantic, à qual teria dito que o modelo de comunismo em Cuba já não funcionava nem mesmo para os cubanos. Segundo Fidel, sua afirmação foi interpretada ao pé da letra pelo repórter da Atlantic, e significava exatamente o contrário, já que ele se referia ao fracasso do capitalismo. Fidel explicou o mal entendido, em discurso na Universidade de Havana, dizendo que deu uma resposta despreocupada para o repórter. E agora se diverte vendo como ele interpretou tudo literalmente.   
- "Minha ideia, como todo mundo sabe, é que o sistema capitalista não serve nem para os Estados Unidos, nem para restante do mundo.", afirmou.
     A rara entrevista de Fidel, concedida à Atlantic e divulgada na quarta-feira (8/set), vinha sendo tema de especulações no mundo todo. De um lado, foi interpretada como um sinal de apoio de Fidel às reformas feitas por seu irmão e atual presidente, Raúl Castro. De outro lado, serviria de munição para os dissidentes cubanos, num momento em que Cuba atravessa forte crise econômica.
As notícias recentes de Cuba divulgadas nas mídias brasileiras foram veiculadas na íntegra do texto da repórter Rosa Tania Valdés:
Presidentes Lula e Fidel (Agência EFE)
      Quando o assunto é a ilha de Cuba, vem associado à imagem do ex-ditador Fidel Castro que permaneceu no poder ditatorial no período de 1959 a 2006. Tornou-se presidente a partir da Revolução Cubana de 1958/1959, que derrubou o governo do general Fulgêncio Batista, simpatizante do regime capitalista norte-americano. Esta revolução era nacionalista e socialista, por receber forte influência do “companheiro” Ernesto Che Guevara e de seu irmão Raúl Castro atual presidente de Cuba.
     Em represaria ao regime anticapitalista, o governo norte-americano decreta em 1962, embargo econômico contra Cuba, que perdurou até 2009, quando o atual governo comandado por Raul Castro, demonstrava sinais do capitalismo na ilha, numa tentativa de recuperar a economia em vertiginosa crise. Este fato foi concretizado em 15 de setembro (quarta-feira), com a notícia de que 1.500 funcionários públicos foram dispensados por falta de recursos do governo para honrar seus salários, em contrapartida, empresas estatais serão privatizadas. A previsão é de que 500 mil trabalhadores cubanos percam seus postos de trabalho até março de 2011. Serão seis meses para efetivar as privatizações e iniciar o processo de abertura das fronteiras para empresas de capital estrangeiro e recolocação no mercado de trabalho dos 500 mil funcionários públicos que serão demitidos neste período de transformação econômica.
     Em 1993, o país contava com 11,2 milhões de habitantes, com uma força de trabalho de 4,9 milhões, dos quais 4,1 milhões são funcionários do Estado, que controla 95% da economia, quando Fidel, em plena crise econômica pela queda do bloco soviético, permitiu o trabalho privado em alguns casos, com o pagamento de impostos e sem contratação de assalariados. Em 1995, os trabalhadores privados chegaram a 210 mil. Em 1996, foram autorizados os negócios familiares, a abertura de pequenos restaurantes (paladares) e foi permitido o aluguel de residências. Mas em meio a uma recuperação econômica no início desta década, o governo congelou as licenças e acentuou os controles. Muitos negócios foram fechados devido à compra ilegal de insumos, sonegação de impostos, e alguns sobreviveram com subornos aos inspetores. Em 2009, havia apenas 143 mil trabalhadores privados.
     Em 2005, a revista Forbes especulou que o patrimônio de Fidel Castro atingiria aproximadamente 550 milhões de dólares. Com essa fortuna acumulada, especulou a revista, ele teria alcançado o décimo lugar na categoria de governantes e membros da realeza mais ricos do mundo. Um porta voz da revista Forbes disse à BBC que, para estimar a presumível fortuna de Fidel, calculou o valor de mercado de várias empresas estatais cubanas, e atribuiu um percentual do valor assim obtido ao patrimônio pessoal de Fidel. Estes datos foram negados por Fidel, que considerou esta notícia uma infâmia. Na oportunidade, Fidel desafiou:
" - Se eles provarem que tenho um conta no exterior de 900 milhões, de um milhão, de 500 mil, de 100 mil ou de um dólar, eu renuncio a meu cargo e às funções que desempenho".
     Detentor de frases pragmáticas, Fidel entra para a história com obras dedicadas a sua biografia, a exemplo da série Grandes Líderes da Editora Abril Cultural nos anos 80, tais como: - “A história me absolverá.”, dito em sua própria defesa (assumida por ele ser diplomado em Direito pela Universidade de Havana), ao defender o direito dos povos de lutarem contra a tirania. Ele foi condenado a 15 anos de prisão, durante o cumprimento da pena, Fidel reelaborou sua autodefesa com o título de “A história me absolverá”, publicada clandestinamente em 1954.
     Outra frase pragmática, é um fragmento de seu discurso em 1° de maio de 2003 em Havana:
-"Nuestro pueblo heroico ha luchado 44 años desde una pequeña isla del Caribe a pocas millas de la más poderosa potencia imperial que ha conocido la humanidad. Con ello ha escrito una página sin precedentes en la historia. Nunca el mundo vio tan desigual lucha."
     (-"Nosso povo heróico lutou 44 anos desde uma pequena ilha do Caribe, a poucas milhas da mais poderosa potência imperial que a humanidade já conheceu. Com ele escreveu uma página sem precedentes na história. Nunca o mundo viu uma luta tão desigual."). Passou a relembrar suas conquistas, que em 1959 iniciou a criação de um novo modelo estatal, escreveu leis a favor dos setores mais desfavorecidos, como por exemplo, a lei de Reforma Agrária, também fundou órgãos como o Instituto Nacional de Reforma Agrária (INRA), do qual foi seu primeiro presidente, e instituições culturais como a Imprensa Nacional de Cuba e o Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (ICAIC), a nacionalização de empresas estrangeiras, a Reforma Urbana, o desenvolvimento da indústria nacional e a diversificação agrícola, a Campanha de Alfabetização pioneira no mundo, a nacionalização e gratuidade do ensino em todos os níveis, a eliminação da saúde pública privada e do esporte profissional, a melhoria das condições de vida dos setores mais populares, o estabelecimento de vínculos com nações de todo o mundo e todos sistemas sociais de governo, culminanmdo com a incorporação de Cuba ao Movimento de Países não Alinhados.

Raúl Castro, Lula, Fidel Castro e Franklin Martins se reúnem em Havana
Foto: Ricardo Stuckert/PR/Divulgação

     - Então, trata-se de um herói, ou de um antiherói? Diriamos que é um herói pelos feitos em prol de um povo miserável em uma ilha isolada, um pequeno ponto no oceano, que sozinho quer provar que é melhor governante que o da maior potencia mundial. Mas continuando a pesquisa sobre Fidel, deparamo-nos com a segunda das 27 curiosidades do Cinema, sendo:
     “2ª. Fidel Castro tentou triunfar em Hollywood. Em meados de 1945, 13 anos antes de converter-se no líder de Cuba, Castro iniciou uma breve carreira cinematográfica como galã latino na qual teve tempo de interpretar pequenos papéis em três musicais: Escola de sereias, Bathing Beauty e Holiday in México.”
     - E agora, trata-se de um ator frustado em Hollywood que conquistou a simpatia de um povo num momento de fragilidade diante do novo, do mundial capitalismo dominante e dominado pelos americanos? E utilizando a beleza e carisma de Che Guevara, e o apoio de seu irmão Raúl Castro, tornou-se um herói ditador? Mas um ditador pode ser herói? São apenas indagações que a história nos permite questionar, afinal estamos em regime democrático e com direito de livre expressão, garantidos pela Constituição Brasileira até hoje.
     O amanhã será sempre o futuro, e vivemos no presente. Por isso vamos fazer valer cada conquista e cada conceito que aprendemos, sem esquecer que os preconceitos e os prejulgamentos, são os maiores causadores dos males e das enfermidades sociais
Fontes:
http://oglobo.globo.com/mundo/
http://www.ohoje.com.br/mundo/
http://www.publico.pt/Mundo/
http://www.google.com/hostednews/afp/article/
http://www.suapesquisa.com/biografias/
http://pt.wikipedia.org/

Alfabetização em período eleitoral

Disciplina: Língua Portuguesa/Produção Textual
      Alfabetização é uma das bases para plataforma de candidatos as eleições para cargos públicos escolhidos através do voto popular. Mas que o correto deveria ser a sustentação e orgulho nacional, para um povo de um país desenvolvido, onde ler e escrever são como andar e falar, inerente aos indivíduos, mas que devem ser apreendidos por eles ao longo de sua trajetória social, política e pessoal. Se desde os primórdios do mundo a comunicação está presente seja através de grunhidos, gestos, pinturas rupestres e sinais, e quem melhor os dominaram tornavam-se os líderes daquela comunidade, então temos que admitir que quem melhor se preparar para qualquer atividade social terá destaque sobre os demais, e que para acumular conhecimentos e transmiti-los é necessário saber se expressar através de sua língua natal ou mais conhecida como o idioma nativo. E para os mais interessados dominar outros idiomas tornando-se um poliglota, por exemplo, e quem sabe, ser um embaixador de seu país em outra nação. Note que são várias as possibilidades para os indivíduos que foram alfabetizados, que sabem ler e escrever e que dominam a forma de falar para exercer funções de destaque em sua comunidade. Os professores dominam o saber fragmentado em disciplinas para melhor entendimento dos alunos, os patrões dominam a técnica de produção para dar empregabilidade e garantir o sustento de seus empregados e o lucro de sua empresa, e os políticos que dominam a forma de expressão e conquistam um colegiado eleitoral para garantir sua presença como representante legítimo do povo, mas que lança mão de toda sua plataforma eleitoral para utilizar a corrupção em prol de si mesmo e dos seus entes queridos mais próximos. Então, nós jornalistas temos a missão de fornecer aos cidadãos as informações de que necessitam para serem livres e se autogovernar. E, para tanto é preciso a alfabetização para todos, e fato e de direito em todo território nacional.

“A pessoa que não lê, mal fala, mal houve, mal vê.”
Frase escrita por Malba Tahan, escritor que transformou a matemática em um assunto simples e divertido.

Quais são os perigos de uma explicação biologizante da cultura?

Disciplina: Antropologia Cultural
       Os perigos de uma explicação biogizante da cultura são os de rotular um padrão social, de como os indivíduos que vivem em sociedade devam se comportar para viverem em sociedade. Ora se são os indivíduos que compõem uma determinada sociedade, logo cada indivíduo é único, e se for submetido a padrões de comportamento, de aparência física e de posição social (poder aquisitivo que determina as classes sociais), podem entrar em conflito social. Mesmo que a tentativa de determinar padrões para ser seguido pela maioria, a minoria pode se revoltar e se organizar para questionar ou até mesmo combater baseados na discriminação de suas diferenças. Então estamos diante do dilema dos conceitos e dos preconceitos, que ao longo de toda a existência humana em nome da ordem, da justiça e da boa convivência, cometeram enganos e atrocidades contra a humanidade, e a mais cruel foi o genocídio contra os judeus em justificativa para criar-se uma raça soberana, sem doenças, sem defeitos físicos, o ser humano ideal.
       Outro exemplo mais próximo de nossa realidade cotidiana era o padrão físico para os homens e mulheres, em meados dos anos 70 e 80 o tipo de mulher era bem torneada nas pernas e quadril e com pouca inteligência, e o homem do tipo físico magro e intelectual, então as mulheres feministas se uniram para conquistar a igualdade de direitos com os homens. Em contra partida, as mulheres adolescentes tomavam estimulantes de apetite para engordar e serem apreciadas pelos rapazes e para não serem ridicularizadas ou discriminadas pelas amigas, colegas, vizinhos e familiares. Entre os anos 90 e o início do século XXI, verificamos o padrão modelo manequim para mulher e mister América para homem, então as mulheres fazem dietas, tomam fórmulas perigosas que as levam à patologia de anorexia, e também se submetem a cirurgias para ficaram dentro do padrão de estética e os homens vão para as academias e chegam a exaustão física, tomam complexos vitamínicos e aplicam medicamentos utilizados em animais para ficarem com músculos bem definidos.
       Assim verificamos que os perigos estão próximos de cada indivíduo e que na busca desenfreada pelo bem estar, pela cura de enfermidades, pela prorrogação da juventude e principalmente pela vida eterna, ocorrem muitos erros e enganos trágicos para a sociedade e para a humanidade.

Fontes de pesquisa em 20/09/2010:
http://www.scielosp.org
http://www.portaldoenvelhecimento.org.br/
http://www.ceccarelli.psc.br/artigos/portugues/html/sexualidadeugenia.htm
http://www.ncpam.com.br/2010/06/epistemologia-ambiental.html