quarta-feira, dezembro 12, 2012

Stock Car divulga calendário de 2013

Abertura e encerramento da 35ª temporada da principal categoria do automobilismo brasileiro acontecem em Interlagos, o mais tradicional autódromo do País.
São Paulo (SP) – A temporada 2013 da Stock Car terá 12 etapas distribuídas pelas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. A abertura e o encerramento estão marcados, respectivamente, para dia 3 de março e 15 de dezembro (Corrida do Milhão) em Interlagos, a mais tradicional pista do automobilismo brasileiro. O destaque pode ser a volta de Goiânia, que depende de obras a serem feitas no autódromo.

Temporada 2013 da Stock Car

3 de março – Interlagos – SP
17 de março – Curitiba – PR
28 de abril – Tarumã – RS
19 de maio – Salvador – BA
2 de junho – Brasília – DF
16 de junho – Cascavel – PR
11 de agosto – Ribeirão Preto – SP
1º de setembro – Brasília – DF
15 de setembro – Velopark – RS
20 de outubro – Curitiba – PR
10 de novembro – Goiânia – GO (alternativa)
15 de dezembro – Interlagos – SP (Corrida do Milhão)

A Copa Caixa de Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A Caixa é um dos patrocinadores oficiais da principal categoria do automobilismo, dando nome ao campeonato, que ainda tem o patrocínio da Goodyear, além do copatrocínio de Shell V-Power Etanol, Bosch, Mobil Super, Pioneer e o apoio da Itaipava e Transzero. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.

Mais informações no site: www.stockcar.com.br

Departamento de Comunicação da Vicar:
Milton Alves (Mtb 16583/SP) / (11) 98335.4781
E-mail: imprensa@vicarbrasil.com.br
Link: http://stockcar.globo.com/index.php/2012/12/05/stock-car-divulga-calendario-de-2013/
 

terça-feira, dezembro 11, 2012

Produtos piratas são destruídos em Manaus

Receita Federal em Manaus destrói, em 2012, mais de 61 toneladas de
produtos piratas
Foto: Alberto Cesar Araujo
As mercadorias destruídas foram avaliadas em R$ 6,7 milhões
O  material  é  fruto  das  apreensões  feitas pela fiscalização da Receita
Federal  do  Brasil  em Manaus, para combater o contrabando, o descaminho e
outras práticas ilegais  ligadas ao comércio internacional.

Desse  total,  57  toneladas, avaliadas em R$ 3,7 milhões, foram destruídas
pela   Alfândega   do  Porto  de  Manaus.  Entre  os  produtos  destruídos,
destacam-se  o  cigarro,  com  19  toneladas,  e  os  brinquedos,  com  2,8
toneladas.

Já  a  Alfândega  do  Aeroporto,  destruiu,  neste  ano,  4,6  toneladas de
mercadorias, que juntas foram avaliadas em R$ 3 milhões. Roupas, relógios e
óculos escuros imitando marcas famosas ganham destaque nesse montante.

"Produtos pirateados, falsificados e contrabandeados são todos prejudiciais
para  a  nossa  sociedade.  Pois, além de não pagar impostos, prejudicam as
empresas  legais,  não  respeitam  direitos  autorais,  financiam  o  crime
organizado  e  podem causar mal à saúde", destacou Osmar Félix de Carvalho,
inspetor da Alfândega do Porto de Manaus.

A   destruição   é   uma  das  modalidades  de  destinação  de  mercadorias
apreendidas.  De  acordo  com  a  legislação  vigente, devem ser destruídos
artigos  como cigarros e demais derivados do tabaco, simulacros de armas de
fogo, produtos falsificados e que ferem os direitos autorais, entre outros.

Anualmente, a Receita Federal realiza dois mutirões nacionais de destruição
com  vistas  a  divulgar  o importante trabalho que desempenha no combate à
pirataria  e  a  outras práticas ilegais, bem como na proteção à saúde e ao
meio ambiente ao retirar de circulação produtos potencialmente nocivos.

Fernanda Brioso
GAB/DRF/MNS

segunda-feira, dezembro 10, 2012

Aeroporto terá plano de contingência para fim do ano

Eduardo Gomes 
Com expectativa de 15% de aumento no movimento, que deverá registrar 300 mil passageiros em transito no Aeroporto de Manaus, em dezembro. Foi previsto a implementação do ‘plano de ação efetivo’ durante a alta temporada 2012/2013, visando conforto e segurança.



“Um plano de contingência que contará com reforço na área de operação e de manutenção, visando o bem estar dos passageiros em transito pelo aeroporto”, informou o superintendente do Aeroporto Eduardo Gomes, Aldecir Lima.

Com a proximidade das comemorações de fim de ano, o movimento nos aeroportos de todo o país volta a crescer em torno de 15% a 20%. Essa estimativa, também, representa um aumento de mais de 15% em relação ao que foi registrado no mesmo período do ano passado.


Cerca de 160 mil pessoas devem embarcar e 140 mil desembarcar no Aeroporto de Manaus durante as festas de final de ano e início do período de férias, totalizando os 300 mil passageiros/mês em transito. 

 


Tal fato ocorre, porque a capital amazonense é cosmopolita, abriga pessoas oriundas de outras localidades que aqui vem a trabalho. E, nestes períodos de férias voltam para suas cidades-natal em busca do reencontro familiar. Em contra partida, aumenta a procura de turistas que desejam conhecer o centro histórico de Manaus, da Belle Èpoque. A exuberância da floresta Amazônica, com destaque para o Encontro das Águas, entre o rio Negro e Solimões, arquipélago de Anavilhanas.

Segundo informação das operadoras de turismo lotadas no Aeroporto Eduardo Gomes, os turistas amazonenses procuram pacotes turísticos internacionais para Miami e Nova Iorque nos Estados Unidos, San Martin no Perú, Paris na França e Madri na Espanha. Já os pacotes nacionais são com destino a São Paulo (SP), Belém e Santarém (PA), Rio de Janeiro (RJ) e para a região Nordeste.

Com relação aos turistas que desembarcam no Aeroporto de Manaus para visitar a cidade e outras localidades do Amazonas, tem origem na região Sul e Sudeste do Brasil, nos países vizinhos, e de todos os países da Europa.

Ainda, é possível encontrar pacotes turísticos com destino a diversas localidades nacionais e internacionais disponíveis entre as seis operadoras: Amazon Explores Equipol, Fly Tour, Paradise, Trevo Turismo e Tucunaré Turismo, distribuídas pelo saguão principal do Aeroporto de Manaus. 


Outra informação veio de forma animadora, mesmo em meio às obras aceleradas de reforma, adequação e ampliação do aeroporto, o superintende disse que os passageiros não sofreram transtornos. Porque as áreas de embarque e desembarque não serão afetadas. As lojas vão permanecer em operação durante 24 horas todos os dias do mês e do ano.

Por dentro
O Aeroporto de Manaus passou a ser o N° 1 do Brasil. Depois que os aeroportos de Guarulhos e Campinas, ambos no estado de São Paulo, foram privatizados. Também, é o melhor terminal de cargas do país.

www.jcam.com.br

quinta-feira, dezembro 06, 2012

Venda de veículos fecha com queda de 2,24%



Fenabrave

 

   Em novembro a venda de automóveis no Amazonas teve queda de -2,24% em relação ao mês anterior. Foram 2.185 unidades vendidas contra 2.235 em outubro. Já na comparação com novembro de 2011 houve um crescimento de 3,65% e no acumulado do período novamente sofreu queda de -3,54%.

Foto: Divulgação

      Conforme os dados divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) na quarta-feira (05), o setor de duas rodas também registrou queda.

  

   Do total de 4.958 veículos vendidos em novembro, o segmento de automóveis e comerciais leves, obteve a melhor performance quando registrou 2.940 vendas. As motos ficaram em segundo lugar com 1.917 unidades vendidas. Juntos caminhões e ônibus somaram 101 em vendas, que significa uma retração de -15,13% em relação ao mês anterior, de -47,94% comparando a novembro de 2011 e de -28,68% no acumulado do período.

 

  No acumulado do ano foram registrados 22.028 automóveis vendidos no Amazonas. Em 2011, o número era de 22.837 unidades, representando uma retração de -3,54%.

 

    Da mesma forma, a venda de caminhões caiu -26,09% em relação a outubro deste ano, por outro lado os ônibus apresentaram alta no mês de 22,22%. Juntas, as duas categorias registraram variação percentual negativa de -15,13% em outubro e de -47,94% no comparativo com a mesma temporada, em 2011, que no acumulado entre 2011/2012 permaneceu em baixa de -28,68%.

 

Foto: Divulgação

Motos

 

   O mercado de motos continua em baixa. Foram comercializadas 1.917 unidades, de acordo com o estudo, o que representa -4,49% a menos do que o número alcançado em outubro que foi de 2.019 motos. No acumulado, registrou a marca de 20.684 motos vendidas de janeiro a outubro. Com a queda nas vendas, os índices permanecem inferiores aos do ano passado que registrou um total de 22.420 unidades. A variação percentual entre novembro deste ano comparado com mesmo período do ano passado houve retração de -8,20% nas vendas de motos.

 

Publicado no Jornal do Commercio, A6

www.jcam.com.br

 

quarta-feira, dezembro 05, 2012

Sebrae celebra 40 anos


Empresário Guilherme Aluísio e Thomaz Nogueira superintendente da Suframa

   O Sebrae Amazonas (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) comemorou os 40 anos da instituição no país em grande estilo.
  
   Diversas personalidades empreendedoras e colaboradores que contribuíram para a história de sucesso do Sebrae, foram homenageadas com entrega de Medalha do Mérito Empresarial pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento social e econômico do Estado do Amazonas, em especial ao segmento das micro e pequenas empresas.

   As homenagens foram prestadas durante jantar elegante, realizado no Clube do Trabalhador do Sesi, localizado na zona Leste da cidade, às 20 horas de ontem (3). Estiveram presentes autoridades, empresários e servidores do Sebrae.

   O Sebrae/AM tem por missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo na capital e no interior do Amazonas.

   Com foco na política da qualidade, vêm nesses 40 anos estimulando o surgimento de empreendedores, micro e pequenas empresas e grupos organizados, possibilitando-lhes a permanência no mercado e auto sustentabilidade econômica e ambiental, buscando a melhoria contínua de processos e serviços oferecidos.

   É uma sociedade civil sem fins lucrativos, constituída por escritura pública, sob forma de Serviço Social Autônomo do Governo Federal criado com a principal finalidade de promover o desenvolvimento das micro e pequenas empresas, com vista à melhoria do seu resultado e ao fortalecimento do seu papel social.

Novidades
   O Sebrae/AM na sua expertise, promove o trabalho com uma linha de crédito que permita a inclusão social e inclusão do mercado público ao empreendedor individual, através da parceria com a Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia, Banco do Brasil. Na abertura de contas corrente, ou uma linha especial para o empreendedor.

   Em entrevista para o Jornal do Commercio, o superintendente do Sebrae/AM, Nelson Rocha antecipa que já esteve em reunião com o superintendente da Caixa que pretende até o final do ano abrir mais 500 contas correntes para o empreendedor individual. Um desafio da CEF em parceria com o Sebrae/AM. “Então eu acho que o caminho é este, crédito para aquele empreendedor que precisa e que também quer se capacitar”, diz Rocha.

   Representantes do Sebrae/AM participaram do Seminário de Crédito para  Copa de 2014, realizado na semana passada, quando durante uma rodada de negócios rendeu R$ 1,6 milhão de crédito que serão disponibilizados por cinco bancos presentes ao evento.

   No início do ano que vem a ACA (Associação Comercial do Amazonas), promoverá cursos direcionados aos seus associados. E, com o apoio do Sebrae/AM, tem por objetivo promover capacitação dentro da instituição, que está baseada no centro comercial da cidade, antecipou Ismael Bicharra, presidente da entidade de classe amazonense.

Desafios
   Os desafios para 2013, segundo o superintendente do Sebrae/AM, Nelson Rocha começam pela interiorização do Sebrae, já que a instituição está presente em seis municípios do interior do Estado, mas que não possuem sedes próprias, é o de estabelecer-se. “O desafio é levar o Sebrae no interior, preparar as pequenas empresas para o mercado que hoje o interior está de costa, que é o mercado das compras públicas as grandes empresas fornecedoras dos municípios estão na capital e isso não é bom para o município para as pequenas empresas, então o desafio maior vai ser a interiorização do Sebrae no Amazonas”, planeja Rocha.

   Com a meta de construir quatro sedes até o final de 2014, foi feito processo seletivo no interior para contratar experiência e o conhecimento dos munícipes, que conhecem as necessidades das suas cidades, e assim compor o quadro de colaboradores do Sebrae/AM. São dois pilares importantes para se falar em desenvolvimento: crédito e capacitação, segundo o superintendente que faz questão de frisar que o crédito é muito bom, mas ele também mata. “Se o empreendedor não estiver capacitado, preparado para entender que o crédito como trabalhar sem misturar o crédito da empresa com as próprias necessidades, pode ser o ponto determinante para a falência do negócio”, alertou.

Nacional
   O Sebrae comemora 40 anos e preparou uma programação especial para marcar a data. Além de celebrar as conquistas das micro e pequenas empresas na economia nacional, as atividades recuperam a memória da instituição. Foi lançado o livro Sebrae 40 anos: uma história do desenvolvimento brasileiro. A publicação tem 17 capítulos com textos, entrevistas e imagens que relatam as conquistas e desafios da instituição.

  Antônio Silva
Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/AM
“Hoje é uma história de vitórias ao comemorarmos 40 anos de Sebrae no Amazonas e também homenagear a pessoa jovem que começa a entrar na área do Sebrae a procura do empreendedorismo.”
* * *
Nelson Rocha
Superintendente do Sebrae/AM
“Hoje é um dia importante para comemorar, porque fechamos 40 anos com todas as metas estabelecidas e concretizadas.”
* * *
Domingos Jorge Chalub
Desembargador do TJAM
Eu não tenho o menor pudor em dizer que eu estou muito feliz e muito satisfeito pela generosidade dum órgão e desses meus amigos que convivem comigo desde que eu fui até estudante ainda de ginásio que acompanham minha vida. Apesar de ser um órgão empresarial, mas a prestação jurisdicional não deixa de ser uma empresa porque ela é dirigida em termos sócio políticos à sociedade.”
* * *
Sócrates Bomfim Neto
Vice-presidente do Jornal do Commercio
“Esta homenagem é um estímulo para que ainda mais nos dediquemos ao que vimos fazendo. Obrigado ao Sebrae e parabéns pelos 40 anos de bons serviços prestados aos Amazonas.”
* * *
Hyrlene Batalha Ferreira
Empresária do segmento cerâmico em Iranduba
“Foi uma grata surpresa ser indicada e estar aqui representando e divulgando um gentil reconhecimento ao segmento cerâmico desenvolvido nos municípios de Iranduba e Manacapuru.”
* * *

Ismael Bicharra
Presidente da ACA
“O Sebrae é um mecanismo de desenvolvimento principalmente para as micros e pequenas empresas. Muito interessante a visão do Sebrae em dar o diagnóstico da empresa, antes e durante as atividades. Em 2014 vamos promover cursos de capacitação aos nossos associados com o apoio do Sebrae.”

Gaitano Antonaccio
Presidente das Assembleias Gerais da ACA
“Empreender no Brasil num momento onde o custo é muito mais alto que qualquer outro país, eu acho que este, é um incentivo que vale a pena ser apoiado e pedir para que se repita.”
* * *
Muni Lourenço Silva Júnior
Presidente da FAEA
“O Sebrae tem um papel estratégico para o desenvolvimento da economia do nosso Estado e da nossa região é uma verdadeira universidade de formação de microempreendedores no nosso país”
* * *
Demilço Valdemar Vivian (Alemão)
Agropecuarista indicado pela Faea
“O Sebrae é um parceiro muito grande para todo pequeno empreendedor agropecuário, ao desenvolver um projeto interessante onde pessoas foram capacitadas para o seguimento de ovinos e caprinos no interior do Amazonas.”
* * *
Valdelino Cavalcante
Agropecuarista indicado pela Faea
“É uma responsabilidade muito maior ter este trabalho estreitado com várias entidades de classe, com órgãos governamentais por isso nós passamos a ser o veículo tanto condutor quanto multiplicador dessas políticas públicas aos que não tem acesso no interior.”
* * *
Raimundo Lopes Filho
Diretor da Projec
O Sebrae tem uma missão fantástica, como já dizia o ex-governador José Lindoso ‘que o Amazonas já era grande não por causa dos grandes empresários, mas por causa dos pequenos empresários’, então eu deposito uma esperança muito grande no empreendedorismo de pequeno porte”.
* * *
Rodemarck de Castello Branco
“Em momento como este nos leva a recordar aquilo que vivemos. E a nossa vida hoje é fruto daquilo que fizemos no passado. Eu tive a honra de estar na primeira turma do Sebrae e poder acompanhar seu crescimento que se mistura ao desenvolvimento do Amazonas.”

Os indicados

Medalha do Mérito empresarial – Sebrae Amazonas – 2012

FIEAM, Federação das Indústrias do Estado do Amazonas
Hyrlene Batalha Ferreira
Sócrates Bomfim Neto
Rodemarck de Castello Branco

FACEA, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Amazonas
Mario Ricardo Farias Gomes
Gilberto Cabral Fieker

FAEA, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas
Demilço Valdemar Vivian (Alemão)
Raimundo Valdelino Rodrigues Cavalcante

FECOMERCIO/AM, Federação do Comércio do Estado do Amazonas
Domingos Jorge Chalub
Mário Reynaldo Trados

Publicado no Jornal do Commercio, B4 e B5
www.jcam.com.br

terça-feira, dezembro 04, 2012

Amazonas refina 1,3 milhão de barris

Petróleo 
Resultado no mes representou queda de 12,7 em comparação com mesmo período do ano passado, segundo dados da ANP 
No país, o volume de petróleo refinado totalizou 9.667.788m³
    Em outubro, o volume de petróleo refinado na Reman, Amazonas, foi de 1,3 milhões barris, de acordo com dados divulgados pela ANP (Agência Nacional de Petróleo). O número corresponde a uma queda de 12,7% em comparação ao mesmo período do ano passado que fechou em 1,4 milhões de barris. 

   Já em comparação com o mês anterior que também fechou em 1,3 milhões de barris de petróleo refinados na Reman, houve uma pequena queda de 0,19%, que correspondeu a menos 2.440 barris de petróleo refinados em outubro. No Brasil, o volume de petróleo refinado somou 60,8 milhões de barris um aumento de 4,1% comparado ao mês de outubro de 2011 que registrou 60,7 milhões de barris. 

   Mas, na comparação ao mês anterior que fechou com 59,8 milhões de barris, o resultado foi 1,6% maior que o volume do ‘ouro negro’ já refinado em setembro. 

Volume em m³ 
   O volume de petróleo refinado na Reman foi de 206.378m³ de acordo com dados divulgados pela ANP, referente ao mês de outubro de 2012. O número corresponde a uma queda de 12,7% em comparação ao mesmo período do ano passado que fechou em 228.150m³ de petróleo refinados no Estado. Em comparação com o mês de setembro que fechou em 206.766m³ de petróleo refinados no Amazonas, houve uma pequena queda de 0,19%, que correspondeu a menos 388m³ de petróleo refinados em outubro. 
   
   No país, o volume de petróleo refinado totalizou 9.667.788m³ um aumento de 4,1% comparado ao mês de outubro do ano anterior que registrou 9.645.597m³. Mas, na comparação ao mês anterior que fechou com 9.515.300m³, o resultado foi 1,6% maior que o volume de petróleo refinado nas unidades da federação. 

Processamento de petróleo
  As informações apresentam, no mês, o volume de petróleo processado em refinarias nacionais, por refinaria, por origem (nacional e importada) e por Unidade da Federação, no caso consideramos as informações da Reman localizada na capital do estado do Amazonas.

  Inclui também o processamento de outras cargas (resíduos de petróleo, resíduos de terminais e resíduos de derivados) que são processados nas unidades de destilação atmosféricas juntamente com as cargas de petróleo e condensado. 

   Os dados sobre o petróleo nacional refinado incluem petróleo, condensado e C5+ e o importado, petróleo e condensado. 

Publicado no Jornal do Commercio, A6
www.jcam.com.br 

TCU fiscaliza coordenadas nas RDSs

Conservação

   O TCU (Tribunal de Contas da União) iniciou os trabalhos preliminares a ser desenvolvidos no escopo da auditoria em Unidades de Conservação na Amazônia, coordenada pela Corte de Contas. Com participação das Secretarias Regionais do TCU na Amazônia, dos Tribunais de Contas Estaduais da Amazônia e de algumas Entidades de Fiscalização Superior da América do Sul. 
Foto: Djalma Junior
    Assim, iniciou na manhã de ontem, terça-feira (27) na comunidade Tumbira, na RDS (Reserva de Desenvolvimento Sustentável) do Rio Negro, - à cerca de uma hora e trinta minutos, de lancha, de Manaus-, os trabalhos de fiscalização coordenados para a avaliação das ações de governança da Amazônia brasileira. 

   A fiscalização objetiva avaliar se existem as condições normativas, institucionais e operacionais necessárias para que as unidades de conservação atinjam as expectativas para as quais foram criadas. E, passem a ser de fato sustentáveis, assim como as boas práticas que propiciam o desenvolvimento sustentável dessas comunidades e as políticas adequadas à proteção ambiental de ecossistemas das regiões amazônicas. Pretende-se como este trabalho oferecer um legado aos órgãos fiscalizadores participantes de auditoria e à sociedade. 

   A Amazônia, como um todo, estende-se por uma área de 6,4 milhões de quilômetros quadrados, com abrangência no Brasil, Colômbia, Peru, Bolívia, Venezuela, Guiana, Suriname, Equador e Guiana Francesa. 

   No Brasil a Amazônia Legal corresponde a mais de 5 milhões de quilômetros quadrados, abrangendo os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e grande parte do Maranhão. Essa área corresponde a cerca de 60% do território brasileiro e contempla aproximadamente 24 milhões de habitantes, segundo dados do IBGE, em 2010. 

   O bioma amazônico tem fundamental relevância nesse contexto, sobretudo para a sociedade brasileira e para as áreas fronteiriças sob os mais diversos prismas, razão pela qual o TCU, vem promover e aprimorar o controle externo sobre a ação governamental de fiscalização da conservação da floresta tropical brasileira, sobretudo no que diz respeito à governança ambiental das unidades de conservação responsáveis na Amazônia. 

Publicado no Jornal do Commercio, A3
www.jcam.com.br

segunda-feira, dezembro 03, 2012

Compras na internet crescem 15%

Varejo 

Desempenho do setor no Amazonas mostra reflexo da interatividade e de serviços como pesquisa de preços


  O comércio eletrônico está em ascensão no Amazonas, devendo alcançar a marca de 15% de crescimento em 2012.
   Comodidade para realizar compras sem precisar sair de casa, variedade de produtos e ofertas tentadoras, são fatores que impulsionaram a procura pelas lojas virtuais, segundo o vice-presidente da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) no Amazonas, Aderson Frota “Enquanto o comércio tradicional cresce 1,5% ao ano, o comércio via internet ganha mercado com um crescimento de 15% ao ano. Com vantagens como custo menor para abrir uma loja virtual, preços atrativos e conforto para o cliente esta modalidade de compra vem crescendo. Mas, é necessário conquistar a credibilidade do mercado, superando os problemas de fraudes na internet” analisou Frota.


   As compras realizadas pelo comércio eletrônico no Amazonas representam 5 a 7% do volume de compras total do estado. Com crescimento de 8 a 10% ao ano segundo informou o presidente da CDL-Manaus (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus), Ralph Assayag. “É um bom percentual de crescimento de vendas, de forma que está sendo levado a sério. Também serve de fonte de pesquisa de preço e direcionamento de compras com segurança. Cuidados com sites piratas e fraudes na internet devem ser observados antes da conclusão da compra” alertou.

   Mais otimista, as estimativas da e-bit, unidade do grupo Buscapé dedicada a informações sobre comércio eletrônico, em 2012 deve conquistar um aumento de 25% no número de negócios realizados pela internet. A previsão para 2013 é um incremento de 22%. A modalidade tem apresentado crescimento e promete avançar no setor de PMES (Pequenas e Médias Empresas) brasileiras.

   Na capital e no interior do Estado as lojas virtuais que registraram os maiores números de acessos foram as Americanas.com e Bemol.com.br, também foram as que mais registraram compras online de produtos de uso pessoal, eletrônicos, brinquedos e artigos das listas de presentes ou de desejos, previamente escolhidos para presentear aniversariantes, noivos, gestantes, entre outros. Em dezembro as lojas virtuais passam a apostar nos artigos natalinos e nos presentes.


Outro lado
   Os sites de compras coletivas viveram uma verdadeira explosão de vendas em 2011. Nos últimos anos, a oportunidade atraiu milhares de empreendedores. Até o final do ano passado ainda era comum ver novos portais desse gênero entrando no mercado. Mas, ao que tudo indica, passou a hora dos pequenos se aventurarem.

  Segundo pesquisa do SaveMe, um site que reúne ofertas de diferentes portais, no final do ano passado, metade dos mil e seiscentos sites de compras coletivas no Brasil não divulgava mais ofertas ou estava fora do ar. De acordo com este mesmo levantamento, pelo menos 57 sites de compras coletivas encerraram as operações entre novembro de 2011 e fevereiro deste ano. Enquanto algumas fechavam as portas, outras empresas pequenas do setor foram compradas pelas maiores. E parece que agora esta é a tendência.

 

   Lançado em janeiro de 2011, o Tambaqui Urbano é um site de compra coletiva voltado exclusivamente ao público de Manaus e região. O conceito caiu no gosto do amazonense e não oferece custos ou riscos para consumidores e nem para as empresas parceiras, segundo o site.


   As reclamações mais frequentes estão relacionadas a prazo de entrega, defeitos ou irregularidades do produto adquirido ou ainda devido à frustração ao utilizar algum serviço contratado. Muitas vezes a oferta não traz todas as informações necessárias e, mais do que tudo isso, o marketing dessas companhias costuma ser muito agressivo. Quando você menos espera está sendo bombardeado de e-mails com promoções por todos os lados.
   
   Essa ainda parece ser uma história com dois lados bem diferente onde os consumidores reclamam bastante das empresas. Mas, elas, por outro lado, estão mais que otimistas com o setor. "Esse movimento que estamos vendo agora de consolidação, de empresas saindo do mercado e outras aquisições, é bom. Com isso, ficam mais pessoas focadas em prestar um serviço de melhor qualidade", comentou o sócio-fundador do Peixe Urbano no http://olhardigital.uol.com.br.

Publicado no Jornal do Commércio, A6

www.jcam.com.br