quinta-feira, janeiro 22, 2015



SEGURANÇA
‘Todos Pela Vida’ é foco do governo
Governador José Melo empossa cúpula da Segurança delineando novos rumos para o combate à criminalidade

O governo do Amazonas vai implantar o programa “Todos Pela Vida” visando intensificar o combate ao narcotráfico, tirando os jovens de situações de vulnerabilidade à violência e às drogas. Também está previsto uma reestruturação do programa “Ronda no Bairro” e uma parceria com as Forças Armadas. 

As novidades na segurança públicas foram anunciadas pelo governador José Melo, durante solenidade de posse dos titulares da SSP-AM (Secretaria de Estado de Segurança Pública), Sérgio Lúcio Mar dos Santos Fontes, e da DGPC-AM (Delegacia Geral da Polícia Civil), Orlando Dário Goes do Amaral, ontem pela manhã, na sede do Governo, zona oeste da cidade. 


Com o objetivo de promover avanços e melhorias na gestão dos serviços públicos e intensificar o combate ao tráfico de drogas, o governador oficializou as primeiras mudanças na cúpula da segurança pública, que fazem parte da reestruturação administrativa do novo governo. “A escolha dos novos integrantes é apenas parte das modificações na segurança pública”, informou o professor José Melo.


Segundo o governador também está previsto mudanças conceituais na segurança pública, através de parcerias com as Forças Armadas brasileiras (Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira). “Precisamos fortalecer o combate ao tráfico de drogas, reestruturar e ampliar o Ronda no Bairro e implantar o programa “Todos Pela Vida”, para assim afastar os nossos jovens amazonenses de situações de risco e de violência desse mundo das drogas”, frisou.


Além de reestruturar e ampliar o Programa Ronda no Bairro, Melo vai implantar o programa Todos Pela Vida, promovendo ações educativas, culturais e esportivas com objetivo de afastar os jovens de situações de vulnerabilidade à violência e às drogas. Assim foi definida a Segurança Pública do Amazonas como uma das prioridades da nova gestão administrativa estadual. Melo ratificou que seu governo é de continuidade, mas algumas mudanças são necessárias para adequação e redução da máquina pública para os próximos quatro anos.


O programa Ronda no Bairro continuará com peso importante dentro da estrutura da Segurança Pública e deve ser submetido a ajustes, adiantou o governador. Melo agradeceu ao empenho dos servidores da área e enalteceu o trabalho do ex-secretário da SSP, coronel Paulo Roberto Vital, e do ex-delegado-geral, Josué Rocha. “Os últimos anos foram de muitos investimentos e agora cabe o dever de aprimorar o sistema”, frisou o governador, ressaltando que o orçamento da pasta saiu de R$ 694 milhões, em 2010, para R$ 1,4 bilhão ano passado.


De acordo com o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, a parceria com as Forças Armadas é de fundamental importância para o controle fronteiriço do país, porta de entrada para os narcotraficantes. “Está na hora de um entrosamento com o Exército, numa ação fulminante de fronteira e que se mantenha o controle. O nosso Comando Militar da Amazônia é o mais preparado do País. É o Exército mais numeroso e mais bem armado e o mais forte do Brasil”, observou.


Recentemente o General do Exército Brasileiro Eduardo Dias da Costa Villas Bôas foi nomeado pela presidente Dilma Rousseff, como Comandante do Exército Brasileiro. Ele dedicou mais de 30 anos de sua carreira à região amazônica, atuando nas fronteiras como Comandante do CMA. 

Para o prefeito de Manaus essa nomeação foi providencial e vai ao encontro dos interesses do Amazonas nas questões de segurança e combate ao narcotráfico.  “O general Villas Bôas tornou-se um grande amigo meu, do governador Melo, do senador Omar. Ele chega ao ponto culminante da sua carreira e eu tenho certeza que sempre aberto para novas ideias que tragam o bem”, frisou. 


O secretário da SSP, Sérgio Fontes, afirmou que vai priorizar a integração entre as forças policiais. “A responsabilidade é enorme e vamos trabalhar diuturnamente para merecer essa confiança”, disse. Fontes foi superintendente da Polícia Federal no Estado, ele pretende desenvolver um trabalho em conjunto com o judiciário e o Ministério Público. 


Fontes adiantou, durante coletiva de imprensa, que haverá melhorias na corregedoria, aquisição de novas viaturas. Além dos novos concursos públicos, ele disse que pretende gerir o sistema com democracia, ouvindo os representantes, para avaliá-lo e aprimorá-lo continuamente. “Não haverá mudança imediata nos comandos, vou avaliar cada um antes de tomar qualquer decisão de quem fica ou quem sai”, garantiu. 


Polícia Civil

O delegado-geral da Polícia Civil, Orlando Amaral, disse que pretende reforçar o efetivo operacional com novas operações de segurança, seguindo a determinação do governador. Também deverá intensificar os trabalhos de investigação e o uso da inteligência. Além de priorizar melhores condições para a corporação. 


Amaral anunciou o nome do delegado Raimundo Acciolli para ocupar o cargo de delegado-geral adjunto. A DERFD (Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações), que antes estava sob a administração de Orlando Amaral, agora fica sob a responsabilidade do delegado Adriano Félix. “Fizemos alterações na cúpula da Polícia, modificações nas delegacias especializadas e nos distritos com o objetivo de colocar a pessoa certa no lugar certo”, frisou.


A solenidade de posse contou com a presença do atual secretariado, autoridades e do novo comandante da PMAM (Polícia Militar do Amazonas), coronel PM Gilberto de Andrade Gouvêa. A cerimônia para passagem de comando na PMAM será nesta manhã, dia 22, às 10h, no pátio do Quartel do Comando Geral da PMAM. 

A3_2201
http://jcam.com.br/


BRASÍLIA
Disputa para o poder da Câmara Federal

Em visita à Manaus o deputado Federal Júlio Delgado (PSB-MG) esteve reunido com o prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto (PSDB) e com o presidente regional do PSB-AM Serafim Corrêa, definindo as estratégias de campanha para a eleição do presidente da Câmara dos Deputados em Brasília (DF). 

Segundo Delgado o estado do Amazonas é fundamental e decisivo em qualquer eleição. “Um Estado que tem grandes lideranças políticas. É um reconhecimento a uma liderança que não fica restrita ao Amazonas, ela se expande para todo o Brasil”, reconheceu.

Para Arthur Virgílio Neto essa é uma candidatura de independência, que propõe representar a Casa nos momentos necessários. “Eu vejo com bons olhos, com respeito e que seria muito ruim nós termos a vitória de um candidato, que apesar de eu ter uma ótima relação com o deputado Arlindo Chinaglia, seria o candidato da hegemonia de um governo que está enfrentando os maiores problemas”, observou.

Segundo Serafim Corrêa uma possível vitória do deputado Júlio Delgado significa uma vitória para o Amazonas e para o Brasil. “porque é dar à Câmara o resgate que ela tanto merece”, disse.  Corrêa afirma que Delgado não está usando de outros interesses ou troca de favores para chegar à presidência da Câmara Federal, seu objetivo é defender os interesses do povo brasileiro. “O Júlio representa aquele sentimento das ruas de junho de 2013. E é nesse sentido que PSB, PSDB, PV, PPS e tantos outros partidos estão juntos com esse objetivo comum”, afirmou.

A eleição para a presidência da Câmara Federal é feita a cada dois anos sendo decidida por meio do voto direto dos membros. Na Câmara dos Deputados, três candidatos disputam o cargo: Arlindo Chinaglia (PT-SP), Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Júlio Delgado (PSB-MG).

O cargo é extremamente cobiçado porque o presidente da Câmara dos Deputados é o terceiro na linha sucessória da República. Caso a presidente e o vice estejam impedidos de assumir a Presidência do país, o presidente da Câmara é quem deve exercer o cargo.

Oficialmente, o governo afirma que não vai interferir na disputa, porem nos bastidores, o Planalto trabalha pela candidatura de Chinaglia. Cunha, que já disse ser a favor de uma nova CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras, é visto como um risco para o governo, e Júlio Delgado tem o apoio do arquirrival do PT, o PSDB do prefeito de Manaus e ex-senador Arthur Virgílio Neto.

No dia 1º de fevereiro, enquanto boa parte dos eleitores estará na expectativa pelo Carnaval, deputados federais estarão em meio a uma ferrenha disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. Apesar de a maior parte do público não dar muita importância ao cargo, ele pode ser a diferença entre o "céu e o inferno" para qualquer governo.
*Colaborou Leandro Prazeres, em Brasília-DF.

segunda-feira, janeiro 19, 2015

LUTO NO AMAZONAS
Morre dona Osmarina Melo, mãe do governador

O governador do Estado do Amazonas José Melo reconheceu em forma de homenagem, ao dizer que conseguiu subir os degraus da vida porque sua mãe era rígida e impunha aos filhos duas horas de estudos em casa.

“Se ela não fizesse isso, eu não seria um vencedor, pois meu pai era seringueiro e quando veio para Manaus criou os filhos com um tabuleiro de frutas que vendia para garantir nosso sustento”, disse.

Em nota a Agecom comunicou o falecimento da senhora Osmarina Melo de Oliveira, mãe do governador do Amazonas, José Melo de Oliveira, na manhã desta segunda-feira, 19 de janeiro de 2015. 

Aos 96 anos, a senhora Osmarina era dona de casa e mãe de seis filhos; José Melo, Antônio Evandro, Sérgio, Paulo Renato, Maria da Conceição e Zila Melo. Além de ter 25 netos, 10 bisnetos e dois tataranetos. 

O velório ocorrerá no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery, s/n, zona Centro-oeste, a partir das 17h de hoje.

O sepultamento ocorrerá amanhã, 20 de janeiro, às 11h, no Cemitério São João Batista, na Boulevard Álvaro Maia, s/n, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-sul de Manaus.

quinta-feira, janeiro 15, 2015

Em encontro com embaixador holandês, governador José Melo apresenta projeto de investimentos em piscicultura
 
Foto: W.Redman/Agecom
O governador do Amazonas, José Melo, recebeu nesta quinta-feira, 15 de janeiro, o embaixador da Holanda, Johannes Petters, para discutir a criação de parcerias bilaterais na área de piscicultura. Eleita prioridade para a economia no interior pelo Governo Estadual, a criação de peixe em cativeiro receberá fortes investimentos e aperfeiçoamentos na legislação ambiental. E, para a industrialização, etapa fundamental segundo o governador, o capital privado será imprescindível. “Precisamos de megainvestimentos”, destaca Melo.



No encontro realizado na sede do Governo do Estado, no bairro da Compensa II, zona oeste de Manaus, Melo expôs ao embaixador do Reino dos Países Baixos as oportunidades de negócios no Estado. Além da piscicultura, o Polo Industrial de Manaus e o setor naval dominaram as conversas.  Com 20 empresas instaladas no PIM, a Holanda é o terceiro maior investidor estrangeiro no Estado. Somente em 2013, foram aplicados cerca de US$ 681 milhões, 10,44% do total de investimentos estrangeiros no polo.



Com a perspectiva de expansão dos benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus para a Região Metropolitana, o governador defende a implantação do grande porto do PIM em Itacoatiara e espera desenvolver o projeto em parceria com o setor privado, o que atraiu os holandeses. A piscicultura também despertou grande interesse. Segundo o embaixador, o país domina tecnologias na aquicultura e espera estreitar cooperação com o Amazonas no segmento.



“A Holanda tem tecnologias interessantes para o Amazonas. Temos grande experiência no setor agropecuário e de peixe, somos a segundo maior exportador de produtos agrícolas do mundo e temos a melhor universidade agrícola. Espero que possamos ajudar. Vamos voltar com certeza. Manaus é muito interessante e importante, além de ser uma cidade bonita. Vamos continuar a cooperação”, afirmou Petters.



Nos próximos meses, técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e do governo Holandês devem se reunir para definir as agendas. A expectativa é que no próximo semestre uma comitiva, formada por agentes do governo e empresários, venha a Manaus aprofundar as conversas.



“Os países baixos têm uma tradição muito grande na aquicultura. São anos e anos de experiência. Vislumbro uma relação muito forte entre nossa universidade e eles no sentido de absorver tecnologias para facilitar o nosso grande projeto de criação de peixe. Conversamos sobre a vinda de outras empresas para se instalar no Polo Industrial de Manaus e também a possiblidade de termos uma parceria para a construção de um grande porto em Itacoatiara”, disse o governador.



De acordo com Melo, o capital financeiro privado tem papel fundamental no projeto de piscicultura que será implantado. Para isso, a busca por investidores continuará. Além de incentivar a produção por pequenos produtores, a meta é a industrialização do pescado. A expectativa é que o peixe produzido no Estado seja processado e vendido em lata para o mercado consumidor nacional e estrangeiro. “Vamos começar pequeno, claro, mas é preciso dar os primeiros passos porque o mercado nos diz que esse é o momento”, frisou.



Melo afirmou que deve enviar para a Assembleia Legislativa do Estado uma nova lei facilitando as licenças ambientais para a criação de peixe em cativeiro. A ideia é passar a contemplar projetos de grande porte. Na atual legislação (Lei 3.875/12), por exemplo, que já trouxe avanços, em projetos de até cinco hectares o licenciamento é simplificado, gratuito e permanente. Cerca de 1,3 mil piscicultores estão licenciados, conforme o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).



“Tanto Rondônia quanto Roraima licenciam grandes projetos, com 50 ou 100 tanques. Aqui, até pouco tempo, as nossas leis, a partir de 5 tanques havia muitas dificuldades. É preciso adequar as nossas leis para ter locais com alta produção. Estamos trabalhando nisso levando em consideração que o nosso grande patrimônio é o meio ambiente”, adiantou o governador.



Melo afirmou, ainda, que vai negociar com o Governo Federal a criação de uma linha de crédito exclusiva do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para incentivar a piscicultura no Amazonas. O Governo do Amazonas concede subsídio de até 50% para a abertura de tanques escavados e de 20% para aquisição da ração, mas o financiamento será um atrativo maior para empresários brasileiros e estrangeiros.



“Tenho esperança de convencer o Governo Federal a abrir uma linha de crédito especial para quem quiser produzir peixe. O BNDES empresta para o exterior, porque não faz aqui ajudando a gerar renda e proteger a Amazônia?”, ressaltou o governador.



Fonte:
Agecom (Agência de Comunicação do Estado do Amazonas)