segunda-feira, setembro 20, 2010

Quais são os perigos de uma explicação biologizante da cultura?

Disciplina: Antropologia Cultural
       Os perigos de uma explicação biogizante da cultura são os de rotular um padrão social, de como os indivíduos que vivem em sociedade devam se comportar para viverem em sociedade. Ora se são os indivíduos que compõem uma determinada sociedade, logo cada indivíduo é único, e se for submetido a padrões de comportamento, de aparência física e de posição social (poder aquisitivo que determina as classes sociais), podem entrar em conflito social. Mesmo que a tentativa de determinar padrões para ser seguido pela maioria, a minoria pode se revoltar e se organizar para questionar ou até mesmo combater baseados na discriminação de suas diferenças. Então estamos diante do dilema dos conceitos e dos preconceitos, que ao longo de toda a existência humana em nome da ordem, da justiça e da boa convivência, cometeram enganos e atrocidades contra a humanidade, e a mais cruel foi o genocídio contra os judeus em justificativa para criar-se uma raça soberana, sem doenças, sem defeitos físicos, o ser humano ideal.
       Outro exemplo mais próximo de nossa realidade cotidiana era o padrão físico para os homens e mulheres, em meados dos anos 70 e 80 o tipo de mulher era bem torneada nas pernas e quadril e com pouca inteligência, e o homem do tipo físico magro e intelectual, então as mulheres feministas se uniram para conquistar a igualdade de direitos com os homens. Em contra partida, as mulheres adolescentes tomavam estimulantes de apetite para engordar e serem apreciadas pelos rapazes e para não serem ridicularizadas ou discriminadas pelas amigas, colegas, vizinhos e familiares. Entre os anos 90 e o início do século XXI, verificamos o padrão modelo manequim para mulher e mister América para homem, então as mulheres fazem dietas, tomam fórmulas perigosas que as levam à patologia de anorexia, e também se submetem a cirurgias para ficaram dentro do padrão de estética e os homens vão para as academias e chegam a exaustão física, tomam complexos vitamínicos e aplicam medicamentos utilizados em animais para ficarem com músculos bem definidos.
       Assim verificamos que os perigos estão próximos de cada indivíduo e que na busca desenfreada pelo bem estar, pela cura de enfermidades, pela prorrogação da juventude e principalmente pela vida eterna, ocorrem muitos erros e enganos trágicos para a sociedade e para a humanidade.

Fontes de pesquisa em 20/09/2010:
http://www.scielosp.org
http://www.portaldoenvelhecimento.org.br/
http://www.ceccarelli.psc.br/artigos/portugues/html/sexualidadeugenia.htm
http://www.ncpam.com.br/2010/06/epistemologia-ambiental.html

0 comentários: