terça-feira, março 08, 2011

Carnaboi no JN

Imagem: divulgação
Hoje em pleno ferido de Carnaval e Dia Internacional da Mulher, já no final do dia, fui presenteada com a reportagem de primeira qualidade veiculada no Jornal Nacional (JN) da Rede Globo, sobre o Carnaboi no Sambódromo de Manaus. A matéria de muito bom gosto, com belas imagens e entrevistas com alguns foliões estrangeiros empolgados com o ritmo contagiante do “dois prá lá dois prá cá”, que participavam junto com os milhares de brincantes, retrataram a maravilha dos Bumbás Garantido e Caprichoso. Eu adorei a produção e edição da matéria, muito obrigada e parabéns para a equipe do JN. Valeu!
Segue a reportagems do JN na íntegra.

Edição do dia 08/03/2011
08/03/2011 21h50 - Atualizado em 08/03/2011 21h50

Multidão participa do Carnaboi no Amazonas 
Em Manaus, a diversão é subir e descer a Avenida do Sambódromo atrás dos bois Garantido e Caprichoso. Os dois, que são rivais no Festival de Parintins, se unem para comemorar o carnaval da floresta.
Em Manaus, os foliões deixaram de lado uma antiga rivalidade durante esse Carnaval.
Em vez do tamborim, a caixinha. Em vez do samba, o dois pra lá, dois pra cá, braços pro ar e gingado diferente.
Há 13 anos é assim. Em Manaus, Carnaval tem ritmo regional. É o Carnaboi, que comemora a cultura do Amazonas.
"Carnaboi é minha vida, Manaus é minha vida, eu amo meu boi", vibra o folião.
A animação vem de cima de trios elétricos, mas a energia vem do chão. Uma multidão sobe e desce a Avenida do Sambódromo atrás de Garantido e Caprichoso. Os bois do Festival de Parintins são rivais, mas se unem para festejar o Carnaval da floresta.
"A dança é linda, muito linda, estou gravando tudo pro pessoal de Goiânia ver e morrer de inveja", contou a universitária Naiana Barros.
Até quem pouco conhece a cultura arriscou os passos coreografados. Vir de longe, da Alemanha, valeu a pena.
"Nunca vi algo parecido, já viajei muito pelo Brasil, mas esse é o melhor que já vi", afirmou o turista alemão Thomaz Meinl.

Imagem: divulgação

Para assistir ao vídeo com a reportagem completa acesse o link:

0 comentários: