quarta-feira, março 02, 2011

Ministro da desefa alemão renuncia após denúncia de plágio em tese de direito

Quando algo é bom, pode e deve ser copiado, mas tem que lembrar de dar o crédito para quem de direito. A prática do "Ctrl C + Ctrl V" (copiar e colar), deve ser realizada com cuidado e critério, principalmente quando estamos em atividades acadêmicas e em avaliação, duas situações que copiamos e aplicamos na vida inteira. Pior do que enganar os outros é enganar a si mesmo.
Então, segue na íntegra a matéria da Veja no link: http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/

Atualizado em:

01/03/2011 - 15:17
Europa
Depois de escândalo com fraude, ministro da Defesa da Alemanha apresenta sua renúncia
Acusado de plagiar diversos autores em tese de doutorado, ministro afirma ter chegado ao seu limite


Karl-Theodor zu Guttenberg Foto: John Macdougall / AFP
O ministro da Defesa alemão, Karl-Theodor zu Guttenberg, de 39 anos, estrela do governo da chanceler Angela Merkel, apresentou nesta terça-feira seu pedido de demissão depois de ser acusado de plágio em sua tese de doutorado. "Sempre estive disposto a lutar, mas cheguei ao limite de minhas forças", declarou à imprensa, antes de agradecer à chanceler Merkel, aos membros do partido conservador e aos soldados alemães.
"É o passo mais doloroso da minha vida", disse Guttenberg. Ele afirmou ainda que não poderia deixar que o debate e as críticas prejudicassem os soldados do Bundeswehr, o Exército federal. A renúncia surpreendeu Merkel, que até o último momento defendeu seu ministro favorito.
A popularidade Guttenberg era baseada na sua imagem cuidadosamente cultivada de honestidade e integridade. Mas, desde que o escândalo surgiu há duas semanas, sua situação começou a ficar insustentável na medida em que se tornavam públicas mais informações plagiadas em sua tese pela Universidade de Bayretuth. O ministro era acusado de ter copiado passagens inteiras de outros trabalhos sem citar seus autores. Isso valeu a ele pelo menos duas queixas na justiça e o apelido de "Barão copia-cola" e "Barão von Googleberg". Apesar de ter admitido "graves erros", Guttenberg insistiu que não copiou ninguém intencionalmente na dissertação de 2007.
Por consequência do escândalo, o ministro perdeu seu título de doutor em Direito, anunciou na semana passada a Universidade de Bayreuth. "A Universidade de Bayreuth retira do Sr. zu Guttenberg o título do doutorado", anunciou solenemente o presidente da instituição bávara, Rüdiger Bormann. "A tese não correspondeu a um trabalho científico correto", acrescentou Bormann que se absteve, no entanto, de qualificar o trabalho de plágio.
Após a retirada do título acadêmico pela instituição na semana passada, as críticas aumentaram, inclusive nas próprias fileiras do partido. Um exemplo é a titular de Investigação e Ciência alemã, Annette Schavan, para quem o caso "envergonha". Guttenberg perdeu na véspera inclusive o apoio do professor que o orientou no trabalho de doutorado, o catedrático Peter Häberle, da Universidade de Bayreuth, que reconheceu que a tese do ministro estava infestada de erros imperdoáveis.
(Com agências France-Presse e EFE)

0 comentários: