segunda-feira, maio 10, 2010

Atividade: Elaborar dois textos com base em todos os elementos ensinados pela professora Bernarda Souza Queiroz

Disciplina: Língua Portuguesa/Lógica da Linguagem
Texto 1:
Brasil: a primeira potência de semiletrados?
Artigo de Gustavo Ioschpe/ Veja/ 14 de abril, 2010 / Veja

Esquema:
Assunto: Educação e Política
Delimitação: A educação molda os políticos
Objetivo: Afirmar a importância da educação na formação política do Brasil
Tópico frasal: A educação é a base sócio-política para que ocorra a ordem e o progresso de um povo, de uma nação e de um mundo globalizado, onde os direitos estão assegurados, mas que a maioria dos cidadãos desconhece e não os fazem valer.
Desenvolvimento 1: A educação doméstica e acadêmica base para formação política do Brasil
Desenvolvimento 2: A educação nos educadores e nos políticos
Conclusão: A educação é para todos os brasileiros, para todos os cidadãos do mundo.

Educação, direito adquirido pelo cidadão
     A educação é a base sócio-política para que ocorra a ordem e o progresso de um povo, de uma nação e de um mundo globalizado, onde os direitos estão assegurados, mas que a maioria dos cidadãos desconhece e não os fazem valer.
    A educação nos educadores é essencial para a formação dos cidadãos e, é imprescindível para a orientação política de uma nação e dos indivíduos que adentrem na carreira política e passem a ser representantes do povo.
     Neste contexto verificamos a real necessidade de reciclagem dos educadores e que saia da teoria, do papel as premissas da educação universitária moderna, que são: o ensino, a pesquisa e a extensão.
     Estes três elementos são de vital importância para que a educação do país esteja de fato ao alcance de todos, para que os próximos formandos possam exercer suas profissões com qualidade e propriedade de conhecimentos.
     Assim, podemos afirmar que a educação é um direito adquirido de todos os cidadãos brasileiros e o estado (polis) através dos representantes, tem o dever de fornecer com qualidade esta fonte de conhecimento. A educação é para todos os brasileiros, para todos os cidadãos do mundo.

Texto 2:
Os filhos do lixo
Texto de Lya Luft / Veja/ 14 de abril, 2010 / Veja

Esquema:
Assunto: O poder
Delimitação: O poder inerente do indivíduo
Objetivo: Alertar sobre o reflexo do poder no indivíduo inserido na sociedade
Tópico frasal: O exercício do poder sempre foi cobiçado por muitos e conquistado por poucos, identificados como os eleitos que possuem a característica de liderança e com a prerrogativa de conduzir a nação e o povo.
Desenvolvimento 1: O povo tem o poder da escolha de seu líder político e de seus representantes. o povo tem a vida e o governante que merece.
Desenvolvimento 2: Os eleitos representam o povo e, tem a missão de garantir os direitos constituídos pela sociedade.
Conclusão: O povo tem a vida e o governante que merece.


O país do futuro
     O exercício do poder sempre foi cobiçado por muitos e conquistado por poucos, identificados como os eleitos que possuem a característica de liderança e com a prerrogativa de conduzir a nação e o povo.
     Os cidadãos que vivem abaixo da linha da pobreza possuem as características de submissão exercidas pelo poder do apelo, da miséria sócio-cultural, da fragilidade, da angústia, da piedade, do sofrimento, do preconceito e da ausência da lógica. Posto que, se utilizassem da lógica para sair da sobrevivência e conquistar o padrão médio de vida, abandonariam de vez a eterna justificativa de Deus assim deseja, de que Deus escreve certo por linhas tortas e, de Deus e o Estado (polis) são os responsáveis pelos seus destinos.
     Uma simples atitude pode mudar o destino e a classificação social de um indivíduo e influenciar os demais indivíduos inseridos no meio social em que vivem, para melhor ou para pior, dependendo do caráter e da dignidade desenvolvidos durante sua criação e formação social que é de responsabilidade dos educadores (pais e professores).
     Se for para citar o nome e a palavra de Deus em justificativa da miséria e do miserável, então nada mais justo do que empregá-la para estimular a conquista do bem e de bens, que é a eterna busca do sonho do Eldorado, do sonho de viver bem.
     Temos exemplos populares que deram resultado positivo com emprego diário de mantras, frases feitas e palavras de ordem para atrair o bem e bons fluídos, tais como: “acorda menina”, “Deus ajuda a que cedo madruga”, “Deus é pai, não é padrasto”.
     A hora é essa, de dar as mãos e levantar a bandeira da ordem, pois o progresso está aí e cada vez mais ao alcance de todos os que com boa vontade e perseverança, realizaram seus sonhos.
     O povo tem o poder da escolha de seu líder político e de seus representantes, em contrapartida os eleitos representam o povo para garantir os direitos constituídos pela sociedade, logo, o povo tem a vida e o governante que merece.

Pergunta da Professora Nilma Falcòn:
Os dois textos em estudo estão correlacionados? Justifique a resposta.

Resposta da aluna:
     Sim, os dois textos possuem a mesma base de argumentação, por relatar situações extremas e de grande apelo social brasileiro.
     Os textos remetem a reflexão e a organização da postura política regional, nacional e mundial, já que estamos em ano eleitoral.
     Devemos estar sempre em alerta diante dos caminhos que estamos traçando para que as próximas gerações possam lembrar-nos com entusiasmo e orgulho.
     Desde que me entendo por cidadã participativa e opinativa (1969), ouço a frase: “O Brasil é o país do futuro”, hoje com 46 anos bem mais participativa e opinativa, também polêmica e realizadora, eu tenho fé e esperança que o Brasil continuará sendo o país do futuro. Porque para pensarmos no futuro temos que realizar o presente e, eu tenho muito ainda a realizar.
     É através da leitura que conquistamos o bem pessoal maior, que ninguém pode roubar ou usurpar: o sonhado bem intelectual, recheado de muito conhecimento, educação e cultura.
     A maior riqueza adquirida pelo indivíduo sempre foi e sempre será a sabedoria, por isso tenho muito respeito e admiração pelos meus pais, professores e mestres que são os lapidadores dos seres sociais.

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