domingo, fevereiro 20, 2011

Perfil do jornalista e escritor Paulo Vinícius Coelho, o PVC

Durante a pesquisa sobre o livro Jornalismo Esportivo do autor Paulo Vinícius Coelho, indicado pela professora Tânia Brandão que ministra a disciplina Jornalismo Especializado, deparei-me com um exemplo fantástico de jornalista especialista em esporte, em plena atividade e que na entrevista para o programa do Jô Soares de 29/03/2010, teve uma postura invejável, uma memória incrível e uma forma singular de analisar os jogos de futebol, os jogadores e citar cada biografia, lembrou datas memoráveis do futebol brasileiro e mundial, fez comparações, análises e previsões lógicas de como seria a participação da seleção brasileira de futebol, na Copa do Mundo 2010, na África do Sul. O vídeo do Youtube já está compartilhado no post anterior. Vale a pena conferir.

Imagem: ESPN.com/ Paulo Vinícius Coelho

Paulo Vinícius Coelho, o PVC nasceu em 30 de agosto de 1969 (41 anos), é jornalista desde os 18 anos. Foi repórter da revista PLACAR, repórter, editor e colunista do jornal Folha de S.Paulo e desde 2000 é comentarista dos canais ESPN. Cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006 e 2010 e tem mais tempo de profissão do que tinha de vida, quando começou a trabalhar.

"Talvez não haja área do jornalismo tão sujeita a intempéries quanto à cobertura de esportes. O profissional enfrenta o preconceito dos próprios colegas, que a consideram uma editoria menos importante, e também do público, que costuma tratar o comentarista ou repórter esportivo como mero "palpiteiro". Muitos jornalistas têm se comportado como tal, é verdade. Este livro prega a necessidade de uma atuação mais profissional, baseada nos princípios consagrados do bom jornalismo - esforço, independência, imparcialidade e criatividade."

Faço dessas, minhas palavras e agradeço a Siciliano.com.br/ responsável pela sinopse desta obra.

0 comentários: