terça-feira, junho 14, 2011

O Diretor e Jornalismo

Ao término de uma aula de Jornalismo Especializado ministrada pela professora e jornalista Tânia Cecília Brandão, recebi quatro páginas contendo o capítulo 5 - O Diretor de Jornalismo -  onde o autor narra as características do chefe de jornalismo, sua responsabilidade e seu cargo, que pode ser gerente ou diretor de jornalismo da emissora. Ele é um "amortecedor" entre quem quer fazer do jornalismo um produto para atender o mercado, clientes, anunciantes, público-alvo, interesses da empresa e aqueles que estão comprometidos com os interesses sociais da notícia. Por isso destaco o pensamento inicial deste capítulo:

Uma das características obrigatórias de um bom chefe de redação é possuir um projeto global do jornal na cabeça; deve ainda ter uma concepção ética do mundo. Assim, no trato diário com ele as pessoas ficam sabendo que têm uma visão do mundo e da humanidade e uma certa capacidade de transferir aquilo para o trabalho do dia-a-dia. Acho isso indispensável.
Para funcionar bem, uma redação tem que sentir certo respaldo moral. E as pessoas devem estar certas de que seu desempenho profissional terá chance de estar exposto a uma apreciação desprovida de eventuais preconceitos.
Cláudio Abramo


E encerro com a íntegra do item 15, onde a teoria é bela mas se devidamente aplicada à pratica diária seria sublime e o aluno teria, de verdade, a possibilidade de superar o mestre. Sem o famoso "quem indica", e a ingenuidade de quem se deixa iludir por um lobo vestido na pele de cordeiro, mas que para deleite de todos, sempre termina por cometer erros clássicos que mostram sua real intenção, apenas o "poder da fama".


Colegas fiquem de olhos e ouvidos bem abertos e antenados... Valeu!
O chefe de jornalismo deve ter também conhecimento técnico do processo, ter habilidade de negociação, conhecer os membros de sua equipe, conquistar a credibilidade do grupo, saber motivar as pessoas, ser transparente e ter trânsito em todas as áreas. Ele deve ser respeitado por suas qualidades e não temido pelo poder que a empresa lhe delegou. pág.59

0 comentários: