quinta-feira, janeiro 05, 2012

UFC: árbitro Mário Yamasaki condena eventos brasileiros

Yamasaki contesta amadorismo de eventos no Brasil: ‘Terra de ninguém’

Árbitro brasileiro do UFC reclama da falta de regulamentação do MMA no país e ajuda na criação de uma comissão atlética do esporte

Mário Yamasaki afirmou que combates no Brasil não possuem assistência necessária

O árbitro brasileiro do UFC Mario Yamasaki rasgou o verbo sobre o eventos
brasileiros em entrevista a site americano. (Foto: Divulgação/UFC)
Árbitro do UFC desde 1999, o brasileiro Mário Yamasaki fez duras críticas à falta de regulamentação de eventos de MMA realizados no Brasil. Segundo ele, alguns seguem sem regras e com arbitragens equivocadas, o que acaba atrapalhando a imagem e o profissionalismo do esporte no país.

- O Brasil é terra de ninguém. Qualquer um pode fazer qualquer coisa. Estou tentando levar as regras do MMA para todo o país. Eu aprendi a mecânica com meu pai. No judô, você tem que estar ali no momento exato, não pode esperar para decidir. É a mesma coisa no MMA. Eu vou a um monte de eventos onde eles não têm sequer os médicos ou os inspetores – questionou Yamasaki, em entrevista ao site americano MMAJunkie.

De olho na evolução do esporte em terras tupiniquins, Yamasaki prometeu auxílio na construção de uma comissão esportiva nos moldes dos órgãos americanos que regem os eventos realizados nos EUA, como UFC, Strikeforce e Belattor.

- Vou a vários eventos onde eles não têm médicos ou seguranças necessários. Estou ajudando-os a iniciarem uma comissão e fazendo meus cursos de MMA. Porque, se alguém morrer no Brasil vai ser ruim para o nome do esporte e para o país. Estou tentando ajudar de todos as formas.

Em tom de indignação, Mário Yamasaki afirmou, inclusive, que há poucos meses supervisionou a luta de aposentadoria de Royler Gracie, pelo Amazon Forest Combat, e se deparou com um erro clamoroso de um árbitro local.

- Royler perdeu os três rounds e um dos juízes deu a vitória a ele. Após a luta, eu perguntei a ele porque havia feito aquilo e ele me disse: ”É a última luta dele, que fez muito pelo jiu-jítsu” – revelou.

Ciente de que tem contatos e conhecimento para ajudar na profissionalização do esporte no Brasil, Yamasaki, que vive nos Estados Unidos, disse que espera ajudar na criação de uma comissão atlética para supervisionar os eventos locais. A partir de fevereiro, ele importará o seu curso de formação de árbitro para o país.

- Estou ajudando na criação da comissão e apenas fazendo meus cursos de MMA. Se alguém morre ou se machuca no Brasil, vai ser ruim para o nome do esporte e para o país – finalizou.
Para terminar a franca conversa, o ex-lutador de judô definiu sua profissão, em frases que usa nos seminários que ministra tanto no Brasil quanto nos EUA.

- Na luta, o melhor tem que ganhar. E você tem que dar a eles a chance de fazer o que eles sabem fazer. Temos o respeito deles porque nós fazemos isso.

Créditos: Sportv e R7
Mario Yamasaki (nascido em São Paulo, Brasil em 14 de dezembro de 1963) é um árbitro de artes marciais mistas licenciado em vários estados dos Estados Unidos da América, mais reconhecico pelo seu trabalho no Ultimate Fighting Championship, além de ser fundador e instrutor-chefe da Academia Yamasaki nos Estados Unidos. Yamasaki é um veterano de mais de 180 lutas no UFC.

0 comentários: