sexta-feira, janeiro 20, 2012

Dica de Férias: Cinetose é a causa de enjôos durante longas viagens

O popular "Mal do Movimento" pode ser tratado e, inclusive, evitado
Por Carolina Gonçalves Publicado em 20/6/2011

É comum as pessoas sofrerem de náuseas, tonturas e até vômitos em viagens de carro, navio, barco ou avião. O que poucos sabem é que essas complicações têm nome e tratamento específico e são causadas por solavancos, acelerações, desacelerações e movimentações rítmicas ou bruscas que acontecem durante a viagem.

O “Minha Vida” conversou com especialistas no assunto que explicaram por que a
cinetose, ou Mal do Movimento, ocorre e como tratá-la.

Por que as pessoas enjoam?
O neurocirurgião do Grupo de Colunas do Hospital das Clínicas Alexandre Meluzzi explica que o órgão responsável pelo movimento é uma extensão no nosso sistema auditivo e possui uma estrutura chamada vestíbulo, popularmente conhecida como labirinto.  
cinetose
Esse órgão tem três canais em formato de semicírculo, todos preenchidos com um líquido viscoso denominado endolinfa. O interior desses canais é revestido por células com diversos cílios ligadas a terminações nervosas, que estão em contato com nosso sistema nervoso central.

Os movimentos que nossa cabeça sofre durante as
viagens provocam o deslocamento desse líquido, desviando os cílios e gerando impulsos elétricos que chegam até o sistema nervoso central. Nosso sistema nervoso, por sua vez, responde a esses impulsos com a sensação de náusea, podendo a pessoa sofrer enjôos e vômitos.

Os especialistas chamam isso de "vestibulopatia" temporária, cinetose ou Mal do movimento. Alexandre alerta que esse estímulo pode até gerar uma inflamação no órgão do equilíbrio, intensificando os sintomas e causando uma espécie de labirintite. 

“Manter uma atitude positiva pode fazer a diferença.”, diz Alexandre

Amenize os sintomas
Feito o diagnóstico médico de cinetose, o paciente deve tomar certos cuidados quando for fazer viagens de carro, navio, barco ou avião.

O otorrinolaringologista Fernando Pochini, do Hospital São Luiz em São Paulo, recomenda que a pessoa escolha lugares no veículo onde a amplitude do movimento seja menor, como o banco do meio do carro ou as partes centrais - no avião ou navio - ao invés das pontas.

No caso dos automóveis, Alexandre também recomenda viajar com velocidade reduzida, fazendo curvas mais largas. 
cinetose
"Como há fatores psicológicos envolvidos, manter uma atitude positiva pode fazer diferença" conta o neurocirurgião Alexandre, que dá uma lista de recomendações simples:

- Não ingerir muito líquido ou alimentos antes de viajar;
- Fazer paradas se possível, no caso dos automóveis;
- Reclinar o banco quando possível;
- Resfriar o corpo;
- Não ingerir álcool, pois ele agrava os sintomas;
- Evitar leitura durante as viagens;
- Não olhar pela janela e para os objetos em movimento;
- Fazer exercícios posturais e de relaxamento;
- Repousar e dormir para ajudar a controlar os sintomas.

A reabilitação do equilíbrio também pode ser feita por meio dos chamados exercícios vestibulares. "São exercícios repetitivos com os olhos, cabeça e corpo com o objetivo de criar um conflito sensorial, provocando o reajuste da função do equilíbrio", explica o otorrino Fernando Pochini. Para mais informações sobre esses exercícios consulte o seu médico. 
cinetose
Medicações recomendadas
Se você já sabe que vai enjoar durante a viagem, uma boa pedida é usar algum tipo de medicamento que iniba os sintomas da cinetose antes mesmo de eles acontecerem. As medicações mais utilizadas são a metoclorpropramida, flunarizina, dimenidrinato e os inibidores centrais do vômito, como a ondansetrona. É importante ressaltar, porém, que todo medicamento deve ser indicado por um médico de confiança.

A ação desses medicamentos é simples. De acordo com Alexandre Meluzzi, elas podem inibem receptores dos núcleos centrais e controlam os sintomas de forma muito eficaz.

"No entanto, esses medicamentos diminuem a atividade encefálica, reduzindo os reflexos motores, diminuindo a percepção periférica de estímulos e causando sonolência", alerta Alexandre. Por isso, não devem ser utilizados por quem vai dirigir ou pilotar em hipótese alguma. 
cinetose
Para aqueles são adeptos da medicina natural e sofrem com o Mal do Movimento, o clínico geral e estudioso de plantas medicinais Alex Botsaris recomenda o gengibre como santo remédio para esse mal estar. É cientificamente comprovada a atividade dessa planta contra náuseas e doenças relacionadas ao movimento.

"O chá deve ser consumido três vezes ao dia de viagem, de dois a quatro gramas da planta em forma de raiz fresca para cada 150 ml de água" diz o clínico, que completa: "Acupuntura também possui evidência científica de atuar na doença do movimento. Uma aplicação de agulhas pode ser feita antes da viagem".

Também há especialistas que indicam a vitamina B6, presente no arroz integral, gérmen de trigo, aveia, amendoim, nozes e batata, e o magnésio - presente nas folhas verde-escuras, tais como espinafre e escarola - para ajudar a diminuir os sintomas. 
Passei mal! E agora?
Se não teve jeito e você passou mal mesmo, os especialistas recomendam o uso de medicamentos antivertiginosos, sempre com supervisão médica.

Além disso, Alexandre lembra a importância da hidratação e reposição de sais minerais perdidos com os vômitos. O chá de gengibre, segundo o clínico Alex, também pode ser tomado após a manifestação dos sintomas. 
Comentários:
Ricardo
Eu tb passo mal não só em viagens de carro mas tb na cidade onde pego ônibus. Faço as mesmas coisas que a Sandra disse evita bastante o enjôo. O problema é vc encontrar algum lugar na frente no ônibus ou no carro. Vou experimentar agora fechar os olhos... Se alguém souber desses exercícios vestibulares nos conte.
23/06/2011 as 13:30

SANDRA HERMES DE ALMEIDA FURTADO
Nossa!!! eu sempre quis saber o nome desse problema, pois eu sinto isso desde pequena, mas o problema é maior pra mim quando leio alguma coisa dentro do carro, não posso ler nada de jeito algum, nenhuma frase sequer em livro, revista, manuais etc... agora sei como é que acontece com o cérebro. Valeu pelo conhecimento. bjs.
23/06/2011 as 10:08

Humberto Dória Silva
Gostaria de destacar que a redução da percepção de estímulos periféricos reduz o efeito da divergência com os estímulos centrais, pois, enquanto o vestíbulo trata do movimento para os comandos preditivos do equilíbrio, a visão reto-alimenta o resultado das ações do equilíbrio, então, o erro de refração no olho pode causar a divergência entre a informação periférica e a informação central. Conclusão: a redução dos estímulos periféricos reduzem os efeitos das divergências, assim como, a redução dos estímulos centrais também reduzem os efeitos das, então,manter os olhos fechados durante todo o percurso também pode resolver o problema.
23/06/2011 as 02:36

Sandra Regina
Focalizar um ponto e, por alguns instantes permanecer olhando pra ele faz com que o seu cérebro se oriente espacialmente e entenda sua posição. Mesmo que o balanço da condução continue, seu cérebro estando orientado não terá enjôos. Quando faço viagens de carro ou ônibus SEMPRE vou no banco da frente, pois, a via é meu referencial visual de orientação.
22/06/2011 as 23:04

CLODOALDO EVANGELISTA
Agora entendi porque eu sempre fico um pouco enjoado quando leio dentro do ônibus, e quando estou com fome a sensação é ainda pior.
22/06/2011 as 13:08

segunda-feira, janeiro 16, 2012

Revista Ícone Esportivo 2a. Edição já nas bancas

Muitas novidades para os leitores esportivos e esportistas, já que a revista ÍCONE Esportivo destaca matérias com histórias de superação nas Artes Marciais, alta velocidade com as supermáquinas da Arrancada, novos talentos no Basquete, emoção em aventura internacional e a ginasta guerreira dos Jogos Panamericanos, todos amazonenses vencendo desafios e se destancamdo no mundo do esporte profissional e amador.

A linha editorial demonstra a importância de redigir as matérias com uma visão diferênciada da notícia. Contar a história dos fatos com critérios de pesquisa, entrevista, fotos e argumentos que conquistem os leitores pela curiosidade e pela credibilidade.

Agora, eu convido você para apreciar essa edição da revista ÍCONE Esportivo que logo de "capa", é isso mesmo, logo de "capa", traz a belíssima Bianca Maia, guerreira como uma verdadeira Amazonas, é um orgulho Nacional.

Boa leitura

sexta-feira, janeiro 13, 2012

Rally Dakar 2012, soma bons resultados financeiros

Rali Dakar gerou mais de 130 milhões de euros na Argentina
Por Redação  site: http://www.abola.pt/

A passagem do Rali Dakar pela Argentina gerou receitas de 730 milhões de pesos (cerca de 131,4 milhões de euros), segundo revelou esta quinta-feira (12) o ministério responsável pela pasta do Turismo naquele país.

«O impacto económico do Rali Dakar-2012 na Argentina ascende os 730 milhões de pesos», pode ler-se num comunicado assinado pelo ministro Enrique Meyer.

De acordo com um estudo efetuado pelo Governo, as receitas foram geradas na grande maioria (55 por cento) em Mar del Plata, palco da etapa inaugural da prova, no primeiro dia do ano.

quarta-feira, janeiro 11, 2012

Google homenageia Nicolas Steno

Doodle para o dinamarquês que deixou de lado os estudos
científicos e se dedicou somente a Igreja
O Google homenageia nesta quarta-feira Nicolas Steno com uma arte em comemoração ao 364º aniversário do dinamarquês. Steno foi pioneiro no estudo prático de geologia e anatomia, e desenvolveu importante contribuição para conceitos como fósseis, por exemplo.

Antes de Steno seus contemporâneos acreditavam que os fósseis surgiam naturalmente nas rochas, ou que teriam caído da Lua e não compreendiam do que se tratava o material encontrado em algumas rochas com formato de dentes de tubarões. Logo, o dinamarquês comprovou que o material encontrado em forma de dente de tubarão nada mais era que reais dentes de tubarão que foram depositados no local onde a rocha se formava.

Religião de NicolasApesar de ter sido criado na fé luterana, ainda assim não deixou de questionar os ensinamentos que recebeu, algo que se tornou importante quando estudou o catolicismo. Após diversas pesquisas teológicas, Steno decidiu que a Igreja Católica, e não a Igreja Luterana, era a autêntica igreja, e como consequência converteu-se ao catolicismo.

Após a conversão de religião, o cientista deixou de lado os estudos científicos. O geólogo, que nasceu no dia 11 de janeiro de 1638 na cidade de Copenhaga, Dinamarca, acabou seus dias como bispo e teria morrido após muito sofrimento em Schwerin em 1686.

Nicolas Steno revolucionou o estudo de fósseis. Steno foi beatificado pelo papa João Paulo II em 1988.
Pesquisa é Cultura Ampliada

quinta-feira, janeiro 05, 2012

UFC: árbitro Mário Yamasaki condena eventos brasileiros

Yamasaki contesta amadorismo de eventos no Brasil: ‘Terra de ninguém’

Árbitro brasileiro do UFC reclama da falta de regulamentação do MMA no país e ajuda na criação de uma comissão atlética do esporte

Mário Yamasaki afirmou que combates no Brasil não possuem assistência necessária

O árbitro brasileiro do UFC Mario Yamasaki rasgou o verbo sobre o eventos
brasileiros em entrevista a site americano. (Foto: Divulgação/UFC)
Árbitro do UFC desde 1999, o brasileiro Mário Yamasaki fez duras críticas à falta de regulamentação de eventos de MMA realizados no Brasil. Segundo ele, alguns seguem sem regras e com arbitragens equivocadas, o que acaba atrapalhando a imagem e o profissionalismo do esporte no país.

- O Brasil é terra de ninguém. Qualquer um pode fazer qualquer coisa. Estou tentando levar as regras do MMA para todo o país. Eu aprendi a mecânica com meu pai. No judô, você tem que estar ali no momento exato, não pode esperar para decidir. É a mesma coisa no MMA. Eu vou a um monte de eventos onde eles não têm sequer os médicos ou os inspetores – questionou Yamasaki, em entrevista ao site americano MMAJunkie.

De olho na evolução do esporte em terras tupiniquins, Yamasaki prometeu auxílio na construção de uma comissão esportiva nos moldes dos órgãos americanos que regem os eventos realizados nos EUA, como UFC, Strikeforce e Belattor.

- Vou a vários eventos onde eles não têm médicos ou seguranças necessários. Estou ajudando-os a iniciarem uma comissão e fazendo meus cursos de MMA. Porque, se alguém morrer no Brasil vai ser ruim para o nome do esporte e para o país. Estou tentando ajudar de todos as formas.

Em tom de indignação, Mário Yamasaki afirmou, inclusive, que há poucos meses supervisionou a luta de aposentadoria de Royler Gracie, pelo Amazon Forest Combat, e se deparou com um erro clamoroso de um árbitro local.

- Royler perdeu os três rounds e um dos juízes deu a vitória a ele. Após a luta, eu perguntei a ele porque havia feito aquilo e ele me disse: ”É a última luta dele, que fez muito pelo jiu-jítsu” – revelou.

Ciente de que tem contatos e conhecimento para ajudar na profissionalização do esporte no Brasil, Yamasaki, que vive nos Estados Unidos, disse que espera ajudar na criação de uma comissão atlética para supervisionar os eventos locais. A partir de fevereiro, ele importará o seu curso de formação de árbitro para o país.

- Estou ajudando na criação da comissão e apenas fazendo meus cursos de MMA. Se alguém morre ou se machuca no Brasil, vai ser ruim para o nome do esporte e para o país – finalizou.
Para terminar a franca conversa, o ex-lutador de judô definiu sua profissão, em frases que usa nos seminários que ministra tanto no Brasil quanto nos EUA.

- Na luta, o melhor tem que ganhar. E você tem que dar a eles a chance de fazer o que eles sabem fazer. Temos o respeito deles porque nós fazemos isso.

Créditos: Sportv e R7
Mario Yamasaki (nascido em São Paulo, Brasil em 14 de dezembro de 1963) é um árbitro de artes marciais mistas licenciado em vários estados dos Estados Unidos da América, mais reconhecico pelo seu trabalho no Ultimate Fighting Championship, além de ser fundador e instrutor-chefe da Academia Yamasaki nos Estados Unidos. Yamasaki é um veterano de mais de 180 lutas no UFC.

segunda-feira, janeiro 02, 2012

Rally Dakar 2012, luto no primeiro dia

Fonte: http://esportes.terra.com.br

Motociclista argentino morre em 1ª etapa do Rally Dakar

Acidente vitimou Jorge Martínez Boero, 38 anos, na primeira etapa das motos da competição

O motociclista argentino Jorge Martinez Boero, de 38 anos, morreu vítima de um acidente durante a 1ª etapa do Rally Dakar 2012, que teve início neste domingo, em Mar Del Plata, na Argentina, informou a organização do evento.
 
O motociclista morreu após ter sofrido diversas lesões no tórax devido a um acidente sofrido a 50 km da cidade de Necochea, durante a etapa de 800 km entre Mar del Plata e a cidade de Santa Rosa de la Pampa, no oeste do país, por volta das 10h19 (11h19 de Brasília).
 
Segundo o diário Olé, Boero chegou a ser socorrido com vida e levado de helicóptero a um hospital de Mar del Plata, mas sofreu parada cardíaca antes durante o translado e não resistiu.
 
"A organização do Rali Dacar apresenta seus sinceros pêsames à sua família", afirmou a organização num comunicado. "São os riscos desta competição. Infelizmente, esta má notícia abala o moral de todos neste início de prova", declarou Ignacio Crotto, coordenador local do Dakar, ao canal de televisão argentino TN.
 
Ironicamente, antes da etapa inicial, Boero não sabia se largaria, pois o caminhão que traria seu equipamento se quebrou no sábado. Porém, em seu perfil no Twitter, o argentino disse que faria de tudo para chegar até Lima, destino final do rally, e agradeceu as mensagens de apoio relativas ao atraso de sua máquina.
 
"Felicitações a todos, muito obrigado pelas mensagens. Vou dar tudo de mim, o que não mata, fortalece", disse, em sua última postagem, na noite anterior à largada da prova.
 
É a segunda vez que o Dakar fica de luto desde que se mudou para a América do Sul. Em 2009, o também competidor das motos Pascal Terry morreu em meio à disputa. Ao todo, cerca de 60 pessoas, entre competidores e moradores, morreram durante competição desde o seu início, em 1979.

Com informações da AFP e Gazeta Esportiva


domingo, janeiro 01, 2012

Rally Dakar 2012, foi dada a largada


Rally Dakar começa desafiando os competidores
Fonte: http://www.brasildakar.com.br

Embora a primeira etapa do Rally Dakar 2012 tenha sido curta, de apenas 57 quilômetros, ela foi considerada pelos competidores bem complicada. “Muitas dunas difíceis de subir, com uma areia bem pesada. Já deu para ter uma ‘amostra’ do que teremos pela frente, até cruzamos no meio do percurso com muitos carros atolados e vi um pegando fogo”, contou o experiente André Azevedo, piloto do caminhão da Equipe Petrobras Lubrax que completa 25 anos de participações no rali.

Denisio do Nascimento, durante etapa de hojeCrédito: Maindru

O início foi duro, especialmente para os competidores de moto, que tiveram que acordar cedo. A primeira moto partiu de Mar Del Plata, na Argentina, às 5h45 (horário local). O catarinense Denisio do Nascimento, que compete com uma motocicleta Honda 450cc, foi bem no dia e pulou da 83ª posição, que largou, para a 67ª no final do dia. A vitória da etapa ficou com o chileno Francisco Lopez.

Entre os carros, a dupla brasileira Jean Azevedo/Emerson Bina Cavassin manteve um ritmo constante na etapa e terminou na 26ª colocação, somente pouco mais de cinco minutos dos vencedores do dia, o piloto russo Leonid Novitskiy e o navegador alemão Andreas Schulz.  “Ficamos na poeira do carro que estava à nossa frente e isso dificultou um pouco. Mas foi tudo bem de resto e chegamos sem problemas ao final da especial”, contou Jean Azevedo.

Na categoria Caminhões, o trio André Azevedo/Maykel Justo/Mira Martinec terminou na 15ª posição, após atravessar as dunas da região. Van Vliet/Peter/Bruynkens conquistou o melhor tempo do dia com 37min45s.

Largaram hoje pela manhã de Mar Del Plata, na Argentina, 443 veículos, sendo 178 motos, 30 quadricilos, 161 carros e 74 caminhões. No total, os competidores percorrerão 8.300 quilômetros passando pela Argentina, Chile e Peru. O Rally Dakar 2012 continua até 15 de janeiro.

Resultados da primeira etapa do Rally Dakar 2012
Motos
1º Francisco Lopez (Aprilia): 32min37s;
2º Marc Coma (KTM): 32min51s;
3º Javier Pizzolito (Honda): 33min04s;
67º Denisio do Nascimento (Honda): 41min59s.

Carros
1º Leonid Novitskiy/ Andreas Schulz (Mini): 32min12s;
2º Krzysztof Holowczyc/ Jean-Marc Fortin (Mini): 32min17s;
3º Stéphane Peterhansel/ Jean-Paul Cottret (Mini): 32min21s
26º Jean Azevedo/Emerson Cavassin (Nissan): 37min29s.

Caminhões
1º Van Vliet/Peter/Bruynkens (Man): 37mins45s;
2º De Rooy/Rodewald/Colsoul (Iveco): 38min11s;
3º Echter/Ruf/Klein (Man): 38min41s;
15º Azevedo/Justo/Martinec (Tatra): 41min15s.

Veja como será a etapa de amanhã (2 de janeiro)
Etapa 2: Santa Rosa de la Pampa/San Rafael (Argentina)
Motos – quadriciclos - caminhõesDeslocamento: 486 km
Especial: 295 km
CarrosDeslocamento: 486 km
Especial: 290 km

A largada da segunda etapa acontecerá bem cedo e um grande deslocamento fará parte do dia até a chegada do trecho cronometrado. Na primeira metade da especial os competidores percorrerão pistas rápidas, exigindo bastante concentração. Em seguida eles passarão por uma série de dunas, diminuindo sensivelmente a velocidade. Em Nihuil, a pista mudará a sua coloração para tons de cinza, já que a região tem como herança uma intensa atividade vulcânica.

Sobre a Equipe Petrobras LubraxPioneira no esporte, a Equipe Petrobras Lubrax ficou conhecida por ter sido a primeira a ter participado do Rally Dakar, em 1988. Com o passar dos anos ela manteve a sua evolução e hoje é a única equipe do mundo a competir o Dakar em três categorias simultaneamente: moto, carro e caminhão. Também possui o maior número de vitórias no Rally dos Sertões: dez no total. Atualmente, a Equipe Petrobras Lubrax compete nas principais provas nacionais e internacionais, conquistando sempre resultados de excelência e representando com seriedade e dedicação o seu país.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, CCR NovaDutra, Prefeitura Municipal de São José dos Campos, Mercedes-Benz Caminhões e apoio da Renov, BorgWarner, Mahle, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina, Fazenda Real, Eye to Eye, SCHIO, Pirelli, Inmarsat e Artfix.

Assessoria de Imprensa Equipe Petrobras Lubrax