quarta-feira, dezembro 05, 2012

Sebrae celebra 40 anos


Empresário Guilherme Aluísio e Thomaz Nogueira superintendente da Suframa

   O Sebrae Amazonas (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) comemorou os 40 anos da instituição no país em grande estilo.
  
   Diversas personalidades empreendedoras e colaboradores que contribuíram para a história de sucesso do Sebrae, foram homenageadas com entrega de Medalha do Mérito Empresarial pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento social e econômico do Estado do Amazonas, em especial ao segmento das micro e pequenas empresas.

   As homenagens foram prestadas durante jantar elegante, realizado no Clube do Trabalhador do Sesi, localizado na zona Leste da cidade, às 20 horas de ontem (3). Estiveram presentes autoridades, empresários e servidores do Sebrae.

   O Sebrae/AM tem por missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo na capital e no interior do Amazonas.

   Com foco na política da qualidade, vêm nesses 40 anos estimulando o surgimento de empreendedores, micro e pequenas empresas e grupos organizados, possibilitando-lhes a permanência no mercado e auto sustentabilidade econômica e ambiental, buscando a melhoria contínua de processos e serviços oferecidos.

   É uma sociedade civil sem fins lucrativos, constituída por escritura pública, sob forma de Serviço Social Autônomo do Governo Federal criado com a principal finalidade de promover o desenvolvimento das micro e pequenas empresas, com vista à melhoria do seu resultado e ao fortalecimento do seu papel social.

Novidades
   O Sebrae/AM na sua expertise, promove o trabalho com uma linha de crédito que permita a inclusão social e inclusão do mercado público ao empreendedor individual, através da parceria com a Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia, Banco do Brasil. Na abertura de contas corrente, ou uma linha especial para o empreendedor.

   Em entrevista para o Jornal do Commercio, o superintendente do Sebrae/AM, Nelson Rocha antecipa que já esteve em reunião com o superintendente da Caixa que pretende até o final do ano abrir mais 500 contas correntes para o empreendedor individual. Um desafio da CEF em parceria com o Sebrae/AM. “Então eu acho que o caminho é este, crédito para aquele empreendedor que precisa e que também quer se capacitar”, diz Rocha.

   Representantes do Sebrae/AM participaram do Seminário de Crédito para  Copa de 2014, realizado na semana passada, quando durante uma rodada de negócios rendeu R$ 1,6 milhão de crédito que serão disponibilizados por cinco bancos presentes ao evento.

   No início do ano que vem a ACA (Associação Comercial do Amazonas), promoverá cursos direcionados aos seus associados. E, com o apoio do Sebrae/AM, tem por objetivo promover capacitação dentro da instituição, que está baseada no centro comercial da cidade, antecipou Ismael Bicharra, presidente da entidade de classe amazonense.

Desafios
   Os desafios para 2013, segundo o superintendente do Sebrae/AM, Nelson Rocha começam pela interiorização do Sebrae, já que a instituição está presente em seis municípios do interior do Estado, mas que não possuem sedes próprias, é o de estabelecer-se. “O desafio é levar o Sebrae no interior, preparar as pequenas empresas para o mercado que hoje o interior está de costa, que é o mercado das compras públicas as grandes empresas fornecedoras dos municípios estão na capital e isso não é bom para o município para as pequenas empresas, então o desafio maior vai ser a interiorização do Sebrae no Amazonas”, planeja Rocha.

   Com a meta de construir quatro sedes até o final de 2014, foi feito processo seletivo no interior para contratar experiência e o conhecimento dos munícipes, que conhecem as necessidades das suas cidades, e assim compor o quadro de colaboradores do Sebrae/AM. São dois pilares importantes para se falar em desenvolvimento: crédito e capacitação, segundo o superintendente que faz questão de frisar que o crédito é muito bom, mas ele também mata. “Se o empreendedor não estiver capacitado, preparado para entender que o crédito como trabalhar sem misturar o crédito da empresa com as próprias necessidades, pode ser o ponto determinante para a falência do negócio”, alertou.

Nacional
   O Sebrae comemora 40 anos e preparou uma programação especial para marcar a data. Além de celebrar as conquistas das micro e pequenas empresas na economia nacional, as atividades recuperam a memória da instituição. Foi lançado o livro Sebrae 40 anos: uma história do desenvolvimento brasileiro. A publicação tem 17 capítulos com textos, entrevistas e imagens que relatam as conquistas e desafios da instituição.

  Antônio Silva
Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/AM
“Hoje é uma história de vitórias ao comemorarmos 40 anos de Sebrae no Amazonas e também homenagear a pessoa jovem que começa a entrar na área do Sebrae a procura do empreendedorismo.”
* * *
Nelson Rocha
Superintendente do Sebrae/AM
“Hoje é um dia importante para comemorar, porque fechamos 40 anos com todas as metas estabelecidas e concretizadas.”
* * *
Domingos Jorge Chalub
Desembargador do TJAM
Eu não tenho o menor pudor em dizer que eu estou muito feliz e muito satisfeito pela generosidade dum órgão e desses meus amigos que convivem comigo desde que eu fui até estudante ainda de ginásio que acompanham minha vida. Apesar de ser um órgão empresarial, mas a prestação jurisdicional não deixa de ser uma empresa porque ela é dirigida em termos sócio políticos à sociedade.”
* * *
Sócrates Bomfim Neto
Vice-presidente do Jornal do Commercio
“Esta homenagem é um estímulo para que ainda mais nos dediquemos ao que vimos fazendo. Obrigado ao Sebrae e parabéns pelos 40 anos de bons serviços prestados aos Amazonas.”
* * *
Hyrlene Batalha Ferreira
Empresária do segmento cerâmico em Iranduba
“Foi uma grata surpresa ser indicada e estar aqui representando e divulgando um gentil reconhecimento ao segmento cerâmico desenvolvido nos municípios de Iranduba e Manacapuru.”
* * *

Ismael Bicharra
Presidente da ACA
“O Sebrae é um mecanismo de desenvolvimento principalmente para as micros e pequenas empresas. Muito interessante a visão do Sebrae em dar o diagnóstico da empresa, antes e durante as atividades. Em 2014 vamos promover cursos de capacitação aos nossos associados com o apoio do Sebrae.”

Gaitano Antonaccio
Presidente das Assembleias Gerais da ACA
“Empreender no Brasil num momento onde o custo é muito mais alto que qualquer outro país, eu acho que este, é um incentivo que vale a pena ser apoiado e pedir para que se repita.”
* * *
Muni Lourenço Silva Júnior
Presidente da FAEA
“O Sebrae tem um papel estratégico para o desenvolvimento da economia do nosso Estado e da nossa região é uma verdadeira universidade de formação de microempreendedores no nosso país”
* * *
Demilço Valdemar Vivian (Alemão)
Agropecuarista indicado pela Faea
“O Sebrae é um parceiro muito grande para todo pequeno empreendedor agropecuário, ao desenvolver um projeto interessante onde pessoas foram capacitadas para o seguimento de ovinos e caprinos no interior do Amazonas.”
* * *
Valdelino Cavalcante
Agropecuarista indicado pela Faea
“É uma responsabilidade muito maior ter este trabalho estreitado com várias entidades de classe, com órgãos governamentais por isso nós passamos a ser o veículo tanto condutor quanto multiplicador dessas políticas públicas aos que não tem acesso no interior.”
* * *
Raimundo Lopes Filho
Diretor da Projec
O Sebrae tem uma missão fantástica, como já dizia o ex-governador José Lindoso ‘que o Amazonas já era grande não por causa dos grandes empresários, mas por causa dos pequenos empresários’, então eu deposito uma esperança muito grande no empreendedorismo de pequeno porte”.
* * *
Rodemarck de Castello Branco
“Em momento como este nos leva a recordar aquilo que vivemos. E a nossa vida hoje é fruto daquilo que fizemos no passado. Eu tive a honra de estar na primeira turma do Sebrae e poder acompanhar seu crescimento que se mistura ao desenvolvimento do Amazonas.”

Os indicados

Medalha do Mérito empresarial – Sebrae Amazonas – 2012

FIEAM, Federação das Indústrias do Estado do Amazonas
Hyrlene Batalha Ferreira
Sócrates Bomfim Neto
Rodemarck de Castello Branco

FACEA, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Amazonas
Mario Ricardo Farias Gomes
Gilberto Cabral Fieker

FAEA, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas
Demilço Valdemar Vivian (Alemão)
Raimundo Valdelino Rodrigues Cavalcante

FECOMERCIO/AM, Federação do Comércio do Estado do Amazonas
Domingos Jorge Chalub
Mário Reynaldo Trados

Publicado no Jornal do Commercio, B4 e B5
www.jcam.com.br

0 comentários: