quarta-feira, fevereiro 27, 2013

Qualificação para garantir a ZFM

Economia
Foto: Layana Rios


A partir da iniciativa da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) seccional no Amazonas em promover um pacto pela educação qualificada no Estado. Governo, sociedade e institutos de ensino superior tiveram a oportunidade de exercer o diálogo entre iguais que desperta preocupação com desenvolvimento e formação do capital intelectual no estado do Amazonas. 

Tal preocupação, também está prevista e incentivada pelo Modelo ZFM (Zona Franca de Manaus), regulamentado no Decreto-lei n. 288, de 28 de fevereiro de 1967, ao completar 46 anos, na próxima quinta-feira.

Segundo a presidente da seccional da ABRH no Amazonas, Ozeneide Nogueira o momento é um marco histórico dessa preocupação de todos os entes – empresas, instituições de ensino, entidades de classe e governo -, em busca de soluções efetivas para o desenvolvimento profissional. “Estamos juntando as melhores condições para reunir num espaço de discussão para trazer efetivas soluções na busca do desenvolvimento do Estado e, em manter o Modelo Zona Franca”, declarou Ozeneide.

Para o vice-presidente da ABRH Nacional, Paulo César Medeiros a importância do pacto demanda da sustentabilidade da autarquia. “Eu vejo a Suframa com uma capacidade enorme de capilarizar e ser um parceiro, um particife importante dessa proposta hoje consolidada”, frisou.

A Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) é uma das instituições mais importantes para o desenvolvimento do Amazonas na opinião da diretora regional da ABRH Nacional, Elaine Medeiros. “Esse trabalho que foi firmado hoje, com certeza, é um dos primeiros passos de grandes realizações na área de educação”, disse.

O Pacto pela educação para o desenvolvimento da liderança sustentável no Amazonas terá caráter permanente e será instrumento de sinergia entre as instituições que atuam no Estado com projetos e programas ligados fundamentalmente à educação, qualificação pessoal e profissional e geração de emprego e renda. Questões tratadas pelo acordo como fundamentais à continuidade e sustentabilidade da economia amazonense e, em especial, do PIM (Polo Industrial de Manaus).

Criar os fundamentos para alavancar a formação de recursos humanos estabelecidos exatamente para atender as necessidades da sociedade amazonense, com ênfase no PIM e no agronegócio, segundo o diretor geral do CT-PIM (Centro de Ciência e Tecnologia e Inovação do Polo Industrial de Manaus), Admilton Pinheiro Salazar
“Nossas necessidades prementes que se cria cada vez um hiato maior entre o que nós (amazonenses) precisamos e o que nós temos. Essa lacuna que deve ser preenchida e o pacto é uma iniciativa nesse sentido”, esclareceu. Conseguir promover encontro de pessoas e instituições que possam ajudar a transformar esse pacto em realidade.
Foto de Divulgação
 Indústria, Comércio e Serviços, Produção Rural e Instituições de Ensino formam os quatro comitês setoriais com a premissa de conduzir as ações estratégicas do pacto, de acordo com o Superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira. Ele afirma que o capital humano será a fonte do desenvolvimento econômico através da convergência de ações governamentais, empresariais, acadêmicas, científicas e tecnológicas. 

“Firmamos um compromisso público de desenvolver iniciativas coordenadas e coletivas que contribuam para o desenvolvimento sustentável da sociedade amazonense, com foco na educação e no capital intelectual”, garante Nogueira.

O Pacto pela educação para o desenvolvimento da liderança sustentável no Amazonas foi assinado por representantes de instituições do setor produtivo, poder público, academia, universidades, instâncias gestoras do trabalho e emprego e autoridades que estiveram presente na solenidade de adesão, realizada na manhã de terça-feira (26), na sede da Suframa. 

Quinze instituições firmaram o pacto: Suframa, ABRH, Fieam, Cieam, Cetam, Ifam, CT-PIM, CBA, Semed, Fucapi, Fundação Nókia, Fundação Paulo Feitosa, Faculdade Marta Falcão, Ulbra e Uninorte-Laureate.

POR DENTRO
EVOLUÇÃO DO MODELO HÉLICE TRÍPLICE
Governo→Indústria→Universidade
CONCEITO DO PACTO HÉLICE TRÍPLICE
1)      Transparência
2)      Efetividade e Eficiência
3)      Prestação de Contas
4)      Responsabilidade Corporativa
5)      Decisões orientadas dentro de um consenso

http://www.jcam.com.br/
http://www.portalamazonia.com.br/editoria/economia/instituicoes-firmam-pacto-pela-educacao-para-fortalecer-polo-industrial-de-manaus/

 


0 comentários: