terça-feira, dezembro 10, 2013

Prefeito de Manaus monta estratégia para garantir ingleses

MANAUS X INGLATERRA
Prefeito Arthur Neto quer acabar com animosidade


http://www.jcam.com.br/
O jogo de estreia da Copa do Mundo 2014, no estádio Arena da Amazônia em Manaus, vem gerando grande expectativa popular e política. Definido em sorteio pela FIFA, na semana passada, a partida inaugural será disputada entre as seleções da Inglaterra e da Itália, na capital amazonense. Duas grandes potências mundiais que vislumbram uma oportunidade de estreitar relações econômicas através do esporte.

A Inglaterra terá uma atenção especial desde já, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, vai convidar representantes da Embaixada da Inglaterra no Brasil para conhecer a capital do Amazonas, de forma a estreitar os laços entre manauaras e ingleses e posteriormente realizar uma viagem a Londres. A declaração foi dada durante a inspeção às obras da Ponta Negra, que será entregue à população no dia 22 deste mês.

Segundo o prefeito, é preciso acabar com a animosidade entre Manaus e os ingleses, por conta do mal entendido que precedeu o sorteio realizado pela FIFA das seleções para as sedes na primeira fase da Copa 2014. Lembrando que a capital amazonense é historicamente ligada à Inglaterra, que se fez presente no Amazonas no início do século passado, com a galeria dos ingleses, por exemplo. Neste final de semana, o jornal inglês Daily Mail classificou como ‘bastante preocupante’ a possível aparição dos jacarés nas ruas da ‘cidade da selva’.

“Vamos falar com a Embaixada da Inglaterra para que seus representantes possam conhecer Manaus. Queremos mostrar nossas potencialidades para eles e mostrar o que podemos oferecer aos nossos hóspedes ingleses. Alguns comentários têm sido infelizes em relação à cidade e só mostram o desconhecimento em relação a uma região estratégica e mundial”, disse o prefeito.

Arthur Neto ainda afirmou que também pretende ir a Londres, com auxílio de diplomatas brasileiros e ingleses, para visitar o campo de treinamento da Inglaterra, durante a preparação rumo à Copa do Mundo. Além disso, será preparado um press release apresentando todas as potencialidades manauaras, que será distribuído aos jornalistas ingleses mostrando a realidade majestosa da capital do Amazonas, a sede mais cobiçada pelos jornalistas esportivos e turistas que virão para o mundial.

“Minha intenção é conversar com os jornalistas ingleses, se possível em Londres, para mostrar como é Manaus. Também pretendo fazer uma interlocução com empresários da Inglaterra para estudar a possibilidade de investimentos europeus na cidade. Deve haver cortesia entre nós e vamos trabalhar com o intuito de acabar com as polêmicas”, assinalou.

Antes de mandar o convite oficial à Embaixada da Inglaterra, o prefeito deve se reunir com o governador Omar Aziz para traçar novas estratégias que possam estreitar ainda mais os laços entre Manaus e os países que jogarão na Arena da Amazônia.

UGP Copa

De acordo com o gestor da UGP Copa 2014 em Manaus Miguel Capobiango os avanços de Manaus nos últimos três anos desde que iniciou as adequações para a realização da Copa 2014, já são significativos no quesito segurança com a implantação do Ronda no Bairro, como também na questão do atendimento público, com investimos do governo estadual em cursos gratuitos para população com foco em línguas, culinária e hotelaria, dentre outros.

 “Há uma deficiência na questão do atendimento ao turista, principalmente com relação à língua estrangeira. E nós temos que reconhecer que há necessidade de uma ampla e imediata difusão da língua inglesa na cidade, e os cursos gratuitos vem valorizar esse atendimento para a Copa do Mundo”, explicou.

Miguel Capobiango ressaltou a importância das parcerias para a realização dos cursos de aperfeiçoamento oferecido de forma gratuita a população manauara, através do Cetam (Centro de Educação Tecnológica do Amazonas), firmadas com o Ministério do Turismo através do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para surgimento de novos negócios, gerando emprego e renda qualificados para a cidade e para o estado.

 “Houve um benefício muito grande em formação de pessoas qualificadas para atender esse mercado que estava demandante de mão de obra. Portanto temos que olhar para traz e vermos que houve avanços, e que obviamente quando se consegue chegar num cenário promissor, se começa a enxergar outras deficiências que até então eram menores, e que também serão melhoradas com a proximidade do inicio do mundial”, esclareceu.

Para o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, representante municipal da UGP Copa 2014, as matérias vinculadas nos tabloides ingleses não dispõem de fontes oficiais, portanto, não há provas ou indícios de sua veracidade. Segundo ele Manaus está cercada pela maior floresta tropical do planeta. “É natural que haja misticismos em torno da Floresta Amazônica e isto é um dos nossos atrativos”, disse.

Bernardo afirma que os turistas que visitam a capital amazonense querem ver a natureza e se sentir parte dela. Por isso faz o convite para todos os povos de todas as nações venham conhecer Manaus, uma cidade que além de possuir belezas naturais, também mantém o posto de sexto maior PIB do Brasil. “Vamos estar de braços abertos a todos que desejam visitar a Capital da Amazônia, que tem em seu povo o melhor atrativo: a hospitalidade”, declarou.

Direto de Londres 
Para a jornalista Ana Antony, que vive em Londres, na Inglaterra há doze anos, não acho que haverá nenhum impacto negativo os rumores publicados pelos tabloides ingleses Daily Mail e Daily Mirror, com a violência na capital amazonense. Segundo a jornalista os jornais ingleses e tabloides principalmente tem um mercado bem delimitado.

“Quem lê o Mirror ou o Mail não vai nem a França quanto mais ao Brasil. São pessoas de baixa renda, portanto, iriam acompanhar a Copa em casa mesmo”, esclareceu.

Ana Antony informou que o torcedor inglês que virá a Manaus, já deve estar com a passagem na mão para o Brasil só esperando para comprar o voo interno. Os tabloides ingleses têm a sua credibilidade com o seu publico alvo e, que a preocupação poderia vir de notícias vexatórias publicadas em jornais como o Telegraph, Times e Independente.

 “O que eu duvido muito, pois são jornais que têm reputação e vão colocar um material mais realista”, afirmou.

 A jornalista que se já se considera uma cidade britânica, lembrou que os ingleses inventaram o futebol e uma porção de outros jogos, e que por isso conquistaram a fama de respeitar regras e jogar limpo.

 “É muito difícil falar em nome do ‘Povo Inglês’. Eu vivo aqui ha 12 anos e tenho dupla nacionalidade. Temos uma massa de pessoas que vivem do dinheiro do governo, vivendo na escuridão, esse nunca saíram e nem sairão daqui, eles leem tabloides. A verdade é que o inglês com quem convivo é de classe media e alta. E eles são educados e sabem muito sobre o Brasil porque fazem negócios com os brasileiros”, informou.

Bitetti Combat 
O prefeito anunciou a realização do Bitteti Combat, maior evento de MMA do Brasil, no dia 08 fevereiro de 2014, no Ginásio Amadeu Teixeira, zona centro-sul de Manaus. Mas ele preferia que fosse realizado na Arena da Amazônia e lamentou a falta de cobertura e de climatização – exigências do regulamento do MMA.

“O primeiro do ano que faremos será o Bitetti Combat, que terá um card com muitos amazonenses, mas quero trazer também o Jungle Fight que é organizado pelo meu amigo Walid Ismail”, disse Arthur Neto ao lembrar que no último sábado o lutador amazonense Alexandre Capitão, patrocinado pela prefeitura, se sagrou campeão do evento.

O idealizador do torneio, Amauri Bitetti, se mostrou empolgado com a realização da 19ª Edição do evento e disse que espera um grande espetáculo, em virtude do card que irá reunir lutadores amazonenses, de outras regiões do Brasil e internacionais.

“Manaus respira luta, por isso não temos dúvida que vai ser um sucesso a primeira edição do Bitetti Combat em Manaus”, disse o organizador.

0 comentários: