sábado, abril 23, 2011

Dia Mundial do Livro e do direito do autor

Livro, instrumento de Liberdade e Poder, uma viagem única onde a imaginação voa sem limites, sem fronteiras, sem preconceitos e sem censura. É tudo de bom!

Adoro folhear um livro e ter a emoção de ler e de participar das histórias ou das estórias, ficção ou realidade, contadas com tanta verdade, que faz com que eu não desgrude do livro até terminar a leitura.

Sou fascinada por livros, já fui colecionadora de livros e revistas, mas com o tempo percebi que os livros devem ser lidos sempre por alguém que procura conhecimento e alento, então fiz doações para colegas, amigos, professores, crianças, desconhecidos e para bibliotecas.

As bibliotecas são as guardiãs dos livros. Estas verdadeiras obras de arte repletas de magia.

Tenho por hábito, ler o mesmo livro a cada cinco anos,  com a finalidade de verificar o que mais me chama atenção e me emociona entre as fases da minha vida ou da minha idade cronológica. Sempre me surpreendo. A cada releitura tenho novas emoções e um novo entendimento social.

Tudo começou no início do ano letivo em 1975, quando estudava na 6a. série do ginasial (atual ensino fundamental), tinha entre 11 e 12 anos, já que nasci em julho, bem no meio do ano. (Tanair Maria)

Trata-se da obra de Joaquim Manoel de Macedo, personalidade indispensável nos salões literários e elegantes de seu tempo, chegou a ser um dos escritores mais lidos de sua época e gozou de grande popularidade, tanto pela obra que produziu como por seu prestígio pessoal. Seu trabalho mais conhecido e também considerado sua obra prima é o romance A Moreninha, publicado em 1844. Com inúmeras edições, os jovens brasileiros encontram nesta obra a expressão de suas aspirações sentimentais. Escrito num estilo agradável, o romance flui serenamente; é vivo e alegre, além de ter um valor documentário.
Pesquisas de campo têm constatado que, apesar de crises e turbulências econômicas, o brasileiro está lendo mais. Novos canais de distribuição estão surgindo no mercado. Mídias eletrônicas e de alta tecnologia estão sendo oferecidas para facilitar a vida do leitor. (Equipe da Editora Martin Claret)

A Moreninha,
versão que eu li em 1975,
uma mulher além de seu tempo. 

Joaquim Manuel de Macedo
(24.6.1820 - 11.4.1882)
O enredo deste livro fez tanto sucesso que virou novela e filme de cinema.
O romance certo no período certo, esta era a missão dos professores, semear e cultivar o gosto pela leitura e pelo saber.

Aos mais jovens: Romance era sinônimo de Livro na década de 70. 

0 comentários: