quarta-feira, abril 27, 2011

Dica Cultural: Livraria Saraiva, Dr. Jivago

PROJETO ÀRE APRESENTA DR. JIVAGO
DATA: QUARTA-FEIRA, 27
HORÁRIO: 19H
LOCAL: SARAIVA MEGASTORE
ENTRADA FRANCA

O projeto Àre promoverá bate-papos sobre cinema uma vez por mês na livraria. O filme de estréia é Dr. Jivago, de David Lean. O convidado Jorge Pires exibirá trechos do filme e conversará com o público.  O evento é realizado pelo Laboratório Reunidos e Saraiva MegaStore.

Em paralelo ao bate-papo, haverá exposição de cartazes do filme, fotos da época, livros sobre o assunto e filmes como Reds, Outubro, Encouraçado Potekin e 10 dias que abalaram o Mundo.

Talvez o maior épico produzido para telas, a versão de David Lean do livro de Boris Pasternak faz a crônica dos descontentamentos na sociedade russa do inicio do século XX, dos efeitos desastrosos da primeira guerra mundial no pais, bem como da revolução que destruiu a velha ordem só para fazer com que os russos sofressem as agonias de uma primeira guerra civil e , em seguida, constante turbulência política e insegurança.
O roteiro de Robert Bolt cuidadosamente resume a longa historia do livro, contada em flashback , sob a perspectiva dos anos 30, tempo de mudanças econômicas e sociais.

Considerado um dos cem mais importantes filmes da história do cinema mundial, vencedor de cinco Oscar® incluindo o de Melhor Trilha Sonora composta por Maurice Jarre, Dr. Jivago é um dos mais belos filmes dirigido por David Lean (Lawrence da Arábia), contando a história de um amor impossível entre o jovem médico Yuri Jivago (Omar Sharif) e a bela Lara (Julie Christie), uma paixão que atravessa uma revolução e uma guerra mundial.

FICHA TÉCNICA
Título original: Doctor Zhivago
Gênero: Romance/Epico
Origem/Ano: EUA/1965
Duração: 200 min
Direção: David Lean
Elenco: Omar Sharif, Julie Christie, Geraldine Chaplin, Tom Courtenay, Alec Guinness, Siobhan McKenna, Ralph Richardson, Rod Steiger, Rita Tushingham
Filme: Dr. Jivago (1964)

Curiosidades:
*O filme foi proibido na Rússia até 1994.
*Omar Sharif tinha pedido ao diretor David Lean para fazer o papel de "Pasha" e ficou surpreso quando ele o convidou para o papel título.
*O ator que fez o papel de jovem Yuri Di Anesi é o filho de Omar Sharif na vida real.
*David Lean originalmente queria Marlon Brando no papel de "Victor Komarovsky" e lhe enviou o roteiro, mas Marlon Brando jamais lhe respondeu.
*As filmagens foram realizadas na Espanha, durante o regime do general Francisco Franco.
*O filme foi marcado pelo Tema de Lara escrito por Maurice Jarre, em entrevistas posteriores revelou que criar este tema lhe deu um grande trabalho pois havia apresentado 3 composições diferentes à David Lean e mesmo assim não ficou satisfeito. Após receber algumas sugestões de Lean e passar uma manhã inteira trabalhando, conseguiu apresentar este tema que obteve grande sucesso e chegando a ganhar versões covers pelo mundo todo.

Andreia Mayumi
Comunicação
Saraiva MegaStore Manaus
(92) 3236 9200 R-2033
andreiam@livrariasaraiva.com.br 

1 comentários:

Diego Hatake disse...

Poxa, perdi... Eu nem sabia que havia um clube de discussão de cinema na Saraiva Megastore. Vou tentar ver uma exibição algum dia...
Ah e ainda preciso arrumar o feed do seu blog. Me lembra isso algum dia. Fui!