sexta-feira, outubro 19, 2012

Lojistas fazem lavagem em protesto

Centro
Empresários se reúnem no próximo domingo para um mutirão de limpeza a fim de protestar contra o abandono
Jornal do Commercio, publicado em 18/10/2010, A7
Foto: Walter Mendes
 A primeira atitude responsável para limpar o centro histórico de Manaus foi anunciada com o slogan ‘vamos lavar o centro comercial de Manaus no domingo’ durante reunião realizada ontem (17) na sede da ACA (Associação Comercial do Amazonas), localizada na Rua Guilherme Moreira, 281, Centro.

   Participaram da reunião o presidente da ACA, Ismael Bicharra, demais membros, os secretário e subsecretário da Semulsp (Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos), José Aparecido dos Santos e Túlio Cáceres Kniphoff, respectivamente, e convidados.

   É uma ação conjunta em protesto ao abando e caos em que se encontra o centro comercial da cidade, principalmente pela ausência do poder público, em solucionar o problema que afeta a economia e coloca em risco a saúde das pessoas.

   A primeira atitude conjunta responsável tanto do setor comercial como dos empresários do centro da cidade, envolvendo as ruas do calçadão, iniciando na avenida Eduardo Ribeiro passando pelas ruas Marechal Deodoro, Quintino Bocaiuva, Guilherme Moreira, Dr. Moreira e Marcilio Dias, e também o Teatro Amazonas, este itinerário é  o primeiro trabalho que acontecerá no próximo domingo (21).

   Estarão envolvidos na primeira lavagem do centro comercial os empresários do comércio, os camelos e o poder público na tentativa de sensibilizar os gestores municipais e a população.

   “Vamos mudar também o recolhimento de lixo, porque não adianta só lavar o centro da cidade e continuar acumulando sujeira”, alertou Bicharra.

   O exército marcou presença na reunião, para informar do empenho na limpeza do Colégio Militar e das ruas de acesso, com o propósito de dar continuidade a conservação do local.

    Na oportunidade, o Sebrae em parceria com a ACA lançou Big Liquidação do Centro, trata-se de uma grande promoção de vendas envolvendo todas as lojas do centro comercial.

Estamos de olho
   Tudo começou com a tônica da 80ª reunião da Câmara Setorial de Comércio da Seplan (Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico), realizada no dia 8 de agosto,  foi sobre a situação caótica que perdura no Centro da cidade. Participaram à época o secretário da Seplan, Airton Ângelo Claudino, o secretário executivo das Câmaras Setoriais, Laerte Chíxaro, o presidente da ACA, Ismael Bicharra, os coordenadores, membros, convidados e a imprensa.
    
   O próximo passo é a limpeza do centro, que segundo o Bicharra está um verdadeiro caos, as calçadas estão impregnadas de lixo e de mal cheiro. E, informou que está previsto a chegada de 100 mil turistas nos próximos meses e que terão uma péssima impressão da cidade e não voltarão mais, se nada for feito com relação a higiene e recuperação do centro e adjacências da zona comercial.
    
    O presidente da ACA, falou ao Jornal do Commercio sobre a cidade, o centro histórico e comercial e da proximidade das eleições para prefeito.
    
    “Infelizmente nossa cidade está degradada. Eu me preocupo. Que tombamento é esse? Que envolvimento é esse tanto da sociedade quanto do poder publico nesse tombamento? Será que é só uma parte que interessa pra que se dê uma fotografia da cidade? Então é preocupante quando se diz essas palavras, eu vou tombar alguma coisa. Eu acho que não é isso. Tem que ser um conjunto. Eu tenho prometido inclusive para os candidatos a prefeito, que a batata quente que eles vão pegar não vai estar tão quente, porque nós vamos lutar ainda nesse semestre para limpar o centro da cidade. Hoje os lojistas se misturam com os ambulantes, e a culpa é nossa. Solução existe é claro. Nós empresários há todo momento estamos encontrando solução. Os problemas são diversos.”   

www.jcam.com.br

0 comentários: