terça-feira, outubro 23, 2012

PEC da ZFM aguarda tramitação

Benefícios fiscais

Burocracia no Congresso faz com que proposta que beneficia PIM aguarde mais de dois anos para avançar na Casa

Jornal do Commercio, publicado em 21 e 22/10/2012, A5
Foto: Walter Mendes

A PEC 506/2010 (Proposta de Emenda à Constituição) de autoria do então senador pelo partido tucano PSDB/AM, Arthur Virgílio Neto que prorroga por mais 50 anos os benefícios para a ZFM (Zona Franca de Manaus), apresentada em 15 de outubro de 2010, prorroga os incentivos até 2033, e também estende até 2029 os percentuais de desconto para a aquisição de bens e serviços de informática e automação, previstos na lei 11.077/04, que trata dos benefícios fiscais destinados à capacitação de tecnologia da informação. O fim desses incentivos está previsto para 2019.

   Hoje, aguarda tramitação para chegar ao presidente da Mesa Diretora, deputado Marco Maia (PT-RS), para que ele autorize a criação da Comissão Especial que irá analisar o mérito da proposta. A bancada do Amazonas vai buscar a indicação da relatoria ou presidência do colegiado para poder interferir no processo de aprovação no plenário da Câmara.

   A PEC 506/2010 foi mencionada como uma preocupação pelo deputado estadual petista José Ricardo, durante a realização da 259ª Reunião Ordinária do CAS (Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus), na tarde de quinta-feira (18), “que não caia no esquecimento dos parlamentares um assunto de relevante importância para as indústrias incentivadas no PIM (Polo Industrial de Manaus)”.

    O Jornal do Commercio fez uma retrospectiva de como tudo começou. Em abril deste ano a CCJC (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania), da Câmara dos Deputados Federal, aprovou por unanimidade, o parecer do deputado Henrique Oliveira (PR-AM) sobre a admissibilidade, juridicidade e técnica legislativa da PEC 506/2010.

Tramitação
   Agora, o status da situação é de aguardar a criação de Comissão Temporária na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

    Em fevereiro de 2012 o senador Eduardo Braga (PMDB) falou à imprensa sobre o calendário de reuniões no Congresso especialmente do esforço concentrado dos meses de agosto, setembro e outubro, período da campanha eleitoral nos municípios e quando ocorre o ‘recesso branco’ nas duas Casas Legislativas.

   Para o Amazonas, há duas boas notícias segundo o líder do Governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), a PEC da Música nº 123 só entrará na pauta de votação em novembro e a PEC 506/2010 da Prorrogação por 50 anos da ZFM, assim como o Projeto de Lei 2.633/11, que amplia os benefícios da ZFM à RMM (Região Metropolitana de Manaus) poderão estar aprovados até o final da legislatura de 2012.

   “Eu não sou líder da Câmara, mas conversei com a presidente Dilma Rousseff e ela determinou que a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, articule as duas propostas junto às lideranças dos deputados para votar e aprovar as duas matérias no segundo semestre. A nossa meta é chegar a dezembro com a PEC da prorrogação e da extensão da ZFM aos municípios da RMM aprovados”, declarou Braga.

   Com a proximidade do término das eleições municipais 2012, no próximo dia 28, os trabalhos das casas legislativas deverão voltar à normalidade em Brasília/DF, dando prosseguimento em tempo hábil para tramitação da PEC 506/2010 e demais projetos de interesse direto da ZFM, ainda em 2012, como declarou o senador Braga.

www.jcam.com.br

0 comentários: