quarta-feira, outubro 24, 2012

PETROBRAS A MELHOR NO FALA JORNALISTA


Assessoria de Comunicação, Publicada em 23/10/2012 19:52:13


Foto: AGENCIA PETROBRAS


A Petrobras foi apontada como a empresa que melhor se comunica com os jornalistas na pesquisa ‘Fala, Jornalista!’, da Deloitte em parceria com o Comunique-se, divulgada nesta terça-feira (23). A Deloitte é uma das maiores organizações de consultoria do mundo e o Comunique-se é a maior comunidade de profissionais de comunicação do país, com cerca de 300 mil usuários, sendo 75 mil jornalistas. A Companhia foi apontada por 25% dos entrevistados como a mais eficiente. A Globo ficou em segundo lugar, com 11%, seguida pelo próprio Comunique-se, com 8%. A lista traz ainda empresas como Fiat, Natura, Rede TV, Bradesco e Vale. O estudo revelou a opinião dos jornalistas sobre uma série de assuntos relacionados ao dia a dia do trabalho na imprensa e ao movimento do mercado de comunicação corporativa.

Além do primeiro lugar entre as mais eficientes, a Petrobras ficou em segundo lugar entre as empresas mais admiradas pelos jornalistas, com 13% dos entrevistados. A Natura ficou em primeiro lugar, com 20%. Coca-cola, Globo, Nestlé, Apple, Boticário, Google e Vale também aparecem na pesquisa.

Realizada de forma online, de 13 a 31 de agosto, a pesquisa ‘Fala, Jornalista!’ contou com a participação de 711 respondentes. Dentre eles, 50,4% são mulheres e 48,4% homens. A média de idade dos participantes é 36 anos. Profissionais de jornal impresso representam o maior percentual da amostra (28,8%), seguido por revista impressa (20,5%) e internet (14,9%).

Em agosto deste ano a Petrobras também foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, a empresa que melhor se comunica com os jornalistas, pelo prêmio ‘Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas’, da revista Negócios da Comunicação. A escolha foi feita por 25 mil profissionais de imprensa das principais redações e agências de comunicação do país.

Agência Petrobras de Notícias

Em 2006, a Petrobras lançou o projeto Agência Petrobras de Notícias, que consiste num processo global de assessoria de imprensa com a adoção de práticas e ferramentas corporativas pelos seus profissionais em todo o mundo. O resultado tem sido expressivo para a empresa: no ano de 2006 foram publicadas 4.973 notícias positivas enquanto em 2011 esse número alcançou 35.096 notícias positivas. O projeto também contempla um amplo programa de treinamento de porta-vozes e já são mais de 1.300 gerentes treinados para o contato com a imprensa além de palestras sobre as atividades da empresa ministradas para mais de 1.200 jornalistas em todo o país.

Na internet, a Agência Petrobras conta com um site específico para a imprensa global (português, inglês e espanhol) com o apoio de divulgação do conteúdo enviado por SMS para os jornalistas cadastrados e notícias em tempo real pelas redes sociais (twitter). No site, os jornalistas encontram textos sobre vários assuntos, fotos em alta resolução, gravações em áudio, vídeos de eventos e entrevistas de executivos, mapas e infográficos.

O projeto promoveu a integração dos profissionais que trabalham no processo de assessoria de imprensa, a adoção de procedimentos globais e a sistematização de uma avaliação qualitativa e quantitativa, com indicadores de desempenho para a atividade. 

0 comentários: