Disciplina: Teoria da Comunicação
CINEMA, pesquisa, estudo e finalização por Diego Freitas, Hiolanda Mendes, Marcelo Garcia, Ronilson Rodrigues e Tanair Maria - Turma: CJN03S1 Foto: Agex
Marcelo, Hiolanda, Diego, Ronilson e Tanair |
I - INTRODUÇÃO:
– O QUE É CINEMA?
Podemos dizer que o cinema é, de forma bem sintetizada, um sistema de reprodução de imagens em movimento, registradas em filme e projetadas sobre uma tela. Este sistema que surgiu com a invenção do cinematógrafo (um aparelho portátil três em um, sendo: máquina de filmar, de revelar e de projetar) por Auguste e Louis Lumière, acabou se tornando algo de proporções mundiais, criando uma complexa manifestação estética, publicada em 1911 pelo teórico italiano Ricciotto Canudo que ganhou a alcunha de Manifesto das sete Artes. Com o passar do tempo, foi popularmente reduzida para a Sétima Arte.
A data de 28 de dezembro de 1895 é especial no que se refere ao cinema e a sua história. Neste dia, no Salão Grand Café, em Paris, os Irmãos Lumière fizeram uma apresentação pública dos produtos de seu inédito cinematógrafo. O evento causou comoção nos presentes, aproximadamente trinta pessoas, a notícia se alastrou e, em pouco tempo, este fazer artístico conquistaria o mundo e faria nascer uma indústria multibilionária.
No ano seguinte, 1896 na França, vários aventureiros foram para diferentes lugares do mundo a procura de imagens exóticas para serem exibidas ao público europeu, que desejavam conhecer os povos e paisagens, antes pintados por viajantes e cientistas e depois retratadas pela fotografia. A era do cinema mudou o conceito de comunicação mundial, individual e coletiva. Agora, a imagem, o movimento e o som são capturados, registrados e eternizados na história.
II – CURIOSIDADES:
“PRIMEIRO FILME DA HISTÓRIA”
"A saída dos operários da fábrica Lumière"
O filme, cujo título original é La Sortie des usines Lumière à Lyon, consta da filmagem de 46 segundos de empregados (maioria mulheres) deixando a fábrica Lumière. Dirigido e produzido por Louis Lumière, é considerado o primeiro filme da História e também o primeiro documentário já feito.
“PRIMEIRO FILME COM EFEITOS ESPECIAIS”
“Viagem À Lua”
Seu diretor, Georges Méliès (1861-1938), é considerado o pai da arte do cinema. Nasce na França e passa parte da juventude desenvolvendo números de mágica e truques de ilusionismo. Depois de assistir à primeira apresentação dos Lumière, decide-se pelo cinema. Pioneiro na utilização de figurinos, atores, cenários e maquiagens, opõem-se ao estilo documentarista. Realiza os primeiros filmes de ficção – Viagem À Lua (Voyage dans la lune, Le / Voyage to the Moon - 1902) e A Conquista do Pólo (Conquête du pôle, La / Conquest of the Pole - 1912) – e desenvolve diversas técnicas: fusão, exposição múltipla, uso de maquetes e truques ópticos, precursores dos efeitos especiais.
“PRIMEIRO LONGA-METRAGEM”
“The Story of the Kelly Gang”
Em 1906, o filme australiano "The Story of the Kelly Gang" tinha aproximadamente 60 minutos sendo lembrado até hoje como o primeiro longa-metragem da história do cinema. Antes um filme durava de 10 a 15 minutos no máximo.
“PRIMEIRO FILME COM SOM”
“The Jazz Singer”
O filme foi lançado em 1927. O potencial da nova tecnologia foi mal aproveitado no primeiro filme, à parte falada do filme constava de apenas três cenas que não passavam de 10 minutos, naquele tempo os produtores acreditavam que ninguém poderia aguentar assistir um filme com mais de uma hora de diálogo.
“MAIOR INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA DO MUNDO”
“Bollywood”
Bollywood (nome surge da fusão de Bombaim, antigo nome de Mumbai, cidade onde se concentra esta indústria, e de Hollywood), a indústria de filmes indiana, produz quase o triplo de filmes produzidos nos EUA (Hollywood). E curiosamente, a terceira maior indústria cinematográfica atualmente também é um país de terceiro mundo: a Nigéria.
“PRIMEIRA FILMAGEM NO BRASIL”
“Fortaleza e Navios de Guerra na Baía da Guanabara”
Três anos depois da primeira exibição de filme com os Irmãos Lumière, Afonso Segreto, em 19 de junho, a bordo do paquete francês Brésil realiza a primeira filmagem de "Fortaleza e Navios de Guerra na Baía da Guanabara". Surge então o cinema brasileiro.
“PRIMEIRO DOCUMENTÁRIO DE DESTAQUE PRODUZIDO NA REGIÃO AMAZÔNICA”
“No Paiz das Amazonas”
Este trabalho de Silvino Santos, diretor pioneiro de produções na Amazônia, foi feito para divulgar o Estado do Amazonas durante as festividades comemorativas do centenário da Independência, no Rio de Janeiro. O documentário em preto-e-branco é sempre lembrado por rara beleza fotográfica.
III – QUIZ:
1) Por que o cinema é chamado de a Sétima Arte?
( ) Em 1895, foi inventado o cinema por Auguste e Louis Lumière, acabou se tornando algo de proporções mundiais, tornando-se uma complexa manifestação estética que ganhou a alcunha de Sétima Arte.
( ) Em 1896, vários aventureiros foram para diferentes lugares do mundo a procura de imagens exóticas para serem exibidas ao público europeu, que desejavam conhecer os povos e paisagens, antes pintados por viajantes e cientistas e depois retratadas pela fotografia, este fenômeno deu origem à denominação de Sétima Arte, por já existir seis principais artes mundiais.
( ) Em 1896, a era do cinema mudou o conceito de comunicação mundial, individual e coletiva. Agora, a imagem, o movimento e o som são capturados, registrados e eternizados na história. Esta era ficou conhecida como a Sétima Arte.
( ) Em 1897, deu-se a primeira sessão de cinema em Manaus, no Teatro Amazonas. Nas primeiras décadas do século XX, a região foi percorrida por dezenas de exibidores de cinema de empresas famosas como a Pathé-Frères e a Gaumont, que realizaram tomadas da selva e do cotidiano das cidades amazônicas. Em homenagem às paisagens exóticas capturadas nos trópicos, foi chamada de a Sétima Arte.
(X) Em 1911, foi publicado, pelo teórico italiano Ricciotto Canudo, em um manifesto denominado: Manifesto das sete Artes, como forma de registrar acontecimentos ou de narrar histórias. Com o passar do tempo, foi popularmente reduzida à denominação de a “Sétima Arte”.
2) Qual o nome do aparelho inventado pelos irmãos Limière em 1895, que filmava, revelava e projetava imagens em movimento?
(X) Cinematógrafo
( ) Cinetoscópio
( ) Mimeógrafo
( ) Omniographo
( ) Praxinoscópio
IV – FONTES:
Bibliografia:
COSTA, Selda V. Eldorado das ilusões. Cinema e sociedade. Manaus: 1897-1935. Manaus, Editora da Universidade do Amazonas, 1997.
LOBO, Narciso J. Freire. A tônica da descontinuidade. Cinema e política na década de 60. Manaus, Editora de Universidade do Amazonas, 1994.
Sites de pesquisa:
http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=3023
http://www.webcine.com.br/curiosid.htm
http://atrevidinha.uol.com.br/atrevidinha/beleza-idolos/28/artigo23444-1.asp
http://www.sampaonline.com.br/todomundoteen/rogerio2002mai.htm
http://www.suapesquisa.com/musicacultura/cinema_brasileiro.htm
0 comentários:
Postar um comentário