Local: Salão Solimões, anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro
Av. 7 de Setembro s/n, Centro – Manaus
Dia: terça-feira, 3 de abril de 2012
Horário: 8:30 h.
A Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade do Estado do Amazonas – UnATI/UEA, tem o prazer de convidar a imprensa amazonense para coletiva com Dr. Euler Esteves Ribeiro (Diretor UnATI/UEA), para maiores informações sobre a Campanha “Como Envelhecer em Manaus”.
Envelhecer Eu Vou. Com Qualidade Eu Posso!
Campanha sobre como prevenir uma série de enfermidades a partir da educação é parte da Pesquisa Ação que vai estimar o perfil de saúde e de qualidade de vida do idoso do ano de 2032, da área urbana da cidade de Manaus, floresta amazônica, em função do estilo atual de vida, suas relações sociais e familiares, o grupo étnico, o ambiente de floresta e o estágio de seu envelhecimento. Saber como envelhecer com êxito e ser um idoso saudável, pleno em sua idade, torna o envelhecimento na cidade de Manaus mais visível e com maior qualidade. |
No período de abril de 2012 a abril de 2013, a Universidade Aberta da Terceira Idade – UnATI, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, estará desenvolvendo junto a sociedade manauara uma campanha/pesquisa sobre a qualidade vida no processo do envelhecimento humano.
A Campanha Envelhecendo em Manaus tem como premissa que a “saúde é valiosa à medida que promove felicidade; longevidade é valiosa à medida que oferece oportunidades continuadas para a felicidade” (Grimley-Evans, 1992). Esta Campanha é parte da Pesquisa Ação “Marcadores sociais de envelhecimento e qualidade de vida do idoso futuro da cidade de Manaus”, que a Universidade Aberta da Terceira Idade – UnATI/UEA, está realizando com a parceria de vários organismos públicos e particulares da nossa cidade. Vem suprir parte da necessidade que há no Amazonas de pesquisa e educação sobre as questões do envelhecimento da nossa sociedade.
A Campanha também abordará sobre como prevenir uma série de doenças a partir da educação, atividade que é parte da Pesquisa-Ação, onde objetiva estimar o perfil de saúde e de qualidade de vida do idoso no ano de 2032. A área de estudo é o centro urbano da cidade de Manaus, floresta amazônica, em função do estilo atual de vida, suas relações sociais e familiares, o grupo étnico, o ambiente de floresta e o estágio de seu envelhecimento.
Saber como envelhecer com êxito e ser um idoso saudável torna o envelhecimento na cidade de Manaus mais visível e com maior qualidade.
Hoje, em Manaus, são 152.467 idosos e em 2030 seremos mais de 600.000 (IBGE, 2010). A qualidade de vida que esse contingente da terceira idade terá, enquanto indivíduo e sociedade vão depender do modo como os jovens vivem hoje; como se alimentam; a quantidade de horas que permanecem nos bancos escolares; a quantidade de exercícios físicos que praticam; o ambiente que vivem; e a genética que carregam. Esses fatores serão determinantes em seu envelhecimento bio-psico-social e ambiental, com êxito ou não.
Entretanto, o atendimento com qualidade, que este idoso terá nos serviços públicos como: saúde; educação; acessos em ruas e edifícios; trânsito; programas sociais de apoio ao idoso, entre outros, vai depender se o poder público terá conhecimento da existência e das necessidades dessas pessoas e também se estará preparado, para atender tantos idosos; e estamos falando apenas da cidade de Manaus.
Assim, esse Projeto, ao mesmo tempo em que irá pesquisar o “modus vivendi” do manauara hoje, para saber que tipo de idoso ele será amanhã, também estará promovendo uma ampla campanha educativa sobre como prevenir uma série de doenças para que se saiba como envelhecer com êxito e ser um idoso saudável, pleno em sua idade. Essa é a proposta deste projeto: educar pessoas; pesquisar dados, e disponibilizar os resultados para a sociedade e para o poder público, tornando com isso o envelhecimento na cidade de Manaus mais visível e com maior qualidade.
A Campanha irá publicar uma série de livretos com os seguintes temas: Demência; Stress; Hipertensão Arterial; Obesidade; Diabetes Melitus 2; Osteoporose; Sedentarismo; Nutrição; Saúde Bucal; Alcoolismo; Tabagismo; Câncer de mama e colo de útero; Câncer de Próstata.Procure-os e leia com atenção. Fique de olho na programação de palestras da UNATI/UEA, com mais informações sobre o estado geral da saúde no ENVELHECIMENTO HUMANO.
A sociedade organizada, instituições públicas, comércio, indústria, sindicatos, associações, organizações não governamentais entre outras, precisam estar ao lado desta Campanha, apoiando na divulgação e participando das palestras para que sejam atingidos os objetivos deste programa. A UnATI/UEA, estará disponível para atender, sob demanda, palestras e oficinas. Assim, a instituição pode solicitar que um gerontólogo irá gratuitamente aplicar, “in company” a palestra sobre um dos temas da Campanha, já citados.
CONTATO IMPRENSA:
Clara Carvalho
Centro de Referência, Documentação e Informação - CRDI/UnATI/UEA
Cel. (92) 9996-0900 - Tel./FAX (92) 3878-4352
www.unati.uea.edu.br Twitter: @UnatiUea
0 comentários:
Postar um comentário