sábado, fevereiro 19, 2011

Dia do Esporte e do Esportista

O Começo
 
Olimpíada na Grécia Antiga
A primeira competição esportiva oficial de que se tem notícia data de 776 a.C., durante as Olimpíadas da Grécia. A partir daquele momento, o esporte deixou de ser apenas um ritual e passou a ter regras, ganhadores, perdedores e torcedores. Era uma espécie de comemoração oferecida a Zeus, o deus do Olimpo.
Hoje em dia, o esporte está integrado a interesses e rende milhões e milhões de dólares por ano. No Brasil, a origem do Dia do Esportista foi através da Lei 9.615, artigo 54 de 24/03/1998 mais conhecida como a “Lei Zico”. O estímulo à competição saudável, é o principal objetivo.

Curiosidade


Imagem de divulgação
No esporte, a roupa vermelha melhora desempenho do atleta, esta cor intensifica poder de percepção e causa certa inibição nos adversários. Os chineses devem estar certos em considerar o vermelho a cor da sorte. E agora a ciência assina embaixo ? ao menos para esportistas. Uma pesquisa conduzida pelo Departamento de Psicologia do Esporte da Universidade de Münster, na Alemanha, observou que o uso de roupas dessa cor aumenta as chances de vencer uma disputa.
Os cientistas observaram 42 experientes atletas de diversas modalidades durante torneiros usando uniforme vermelho e outros 42 usando azul. Depois de algumas semanas de pesquisa, veio o resultado: os atletas de vermelho tiveram 13% mais vitórias do que os de azul. Segundo os cientistas, isso acontece porque as cores são interpretações do nosso cérebro, que reúne informações das frequências de ondas recebidas e os dados guardados na nossa memória.
Quando nossos olhos vêem a cor vermelha, envia estes estímulos ao cérebro que reage intensificando nosso poder de percepção e causando certa inibição nos adversários.
Alguns anos atrás, antropólogos da Universidade de Durham, no Reino Unido, avaliaram os jogos das Olimpíadas de Atenas e também constataram o poder da cor vermelha no desempenho dos atletas.
Observando aqueles que tinham o mesmo preparo físico, verificaram que os que usavam uniforme vermelho obtinham melhores resultados.
Os cientistas esperam agora desvendar alguns outros mistérios relacionado ao poder das cores no nosso dia a dia, mas outras pesquisas devem ser feitas a longo prazo.
Fonte de pesquisa: http://www.minhavida.com.br/

Dicas para o início da prática esportiva

Foto de divulgação
"O esporte pode contribuir na auto-estima, capacidade mental, diminuição do colesterol, fortalecimento dos ossos, melhora em quadros de depressão e ajudar a evitar doenças de circulação, sono, stress e ansiedade.
Para os especialistas em nutrição e educação física, muita gente deixa a prática esportiva de lado e este sedentarismo contribui no desenvolvimento de distúrbios de má alimentação, obesidade, tabagismo, estresse, doenças de circulação e outras mais.
Em geral, a atividade física regula a taxa de açúcar no sangue, reduzindo o risco de diabetes; pode ajudar a manter a independência física e a habilidade para o trabalho, retardando o processo de envelhecimento; manter os reflexos mais rápidos, com maior nível de concentração e memória mais apurada; e ainda funcionar como uma espécie de tranqüilizante natural, uma vez que depois do exercício a pessoa experimenta uma sensação de serenidade.

Conseguir tudo isso, pode ser simples para pessoas de todas as idades, bastando apenas estar atentas aos três passos: consultar um médico para receber orientações quanto ao tipo de atividade indicada, de acordo com o tipo físico e resultados esperados; realizar exames de rotina, para ter certeza do perfeito funcionamento do corpo, e assim a liberação do médico quando ao início da prática; e começar, de fato, algum esporte. Com tudo pronto, e a autorização do médico, a gama de atividades pode até surpreender, pelos resultados que oferecem ao corpo e mente. Os mais procurados são: caminhada, corrida, natação, hidroginástica, musculação, yoga, futebol, vôlei, basquete, artes marciais e até mesmo, patinação e escalada."

0 comentários: