quarta-feira, julho 25, 2012

Amazonino Mendes é ovacionado da CMM


Debate / Centro Histórico
Por Tanair Maria
Especial para o Jornal do Commércio

Foto: Walter Mendes
   Novidades no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na segunda-feira (23), o prefeito Amazonino Mendes, sem ser candidato à reeleição para prefeitura, foi ovacionado pela base aliada durante discussão sobre os problemas do Centro Histórico de Manaus. 
Discursos na íntegra:

 
Wilker Barreto (PHS), da base aliada do prefeito
   “Eu estou torcendo para que o laudo final seja pela liberação do transito no centro, mas se não tiver um laudo minucioso a prefeitura não pode ser irresponsável a permitir o tráfego no centro. As galerias ainda não secaram. O laudo conclusivo ainda não está pronto. O que nós temos é um laudo preliminar que acusa indícios de possíveis fissuras. Que na cautela e na dúvida se preserve a vida. Agora não reconhecer que essa administração lutou muito, pela primeira vez depois de muitos anos se conseguiu colocar aqui em varias audiências públicas o seguimento dos ambulantes e dos camelôs unidos, irmanados, coesos no projeto, acreditem, que foi reprovado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), no passado foi aprovado pela mesma equipe técnica. Sabe que perdeu com isso? O povo. Não foi o prefeito Amazonino que já tem uma biografia com a cidade e com o Estado”.

Marise Mendes (PDT)
   “Manaus realmente teve um problema sério com as galerias do centro da cidade. E sabe Deus a quantos anos aquilo está ali. Ninguém nunca mexeu. Nunca houve um programa público como o de hoje. E de repente se as autoridades deixam fluir o transito de carros pesados naquele lugar e causar um acidente, vai ser um escândalo maior do mundo. Vão dizer que o prefeito é irresponsável, como ele deixou acontecer.  Agora, se tem o cuidado de evitar um acidente, as pessoas reclamam. Se está preservando a vida,  as pessoas reclamam. Por que reclamam? Boicote, por que é Amazonino Mendes. Será que é inveja porque ele já foi governador várias vezes, senador, prefeito, é inveja. Será? Só pode ser. Eu nunca vi na minha vida, e olha que eu já sou idosa, a mídia falar tão mal de um governo que fez uma série de coisas maravilhas para a cidade e para o povo. E ninguém fala nada. Só sabe falar mal”.

Issac Tayah (PSD) oposição ao prefeito
   “Não vou mudar o foco, não vou esconder o Centro. Aquelas pessoas que estão no Centro da cidade produzem nossa economia. Aquelas pessoas que estão no Centro me viram crescer fazendo a economia crescer. Como é triste quando eu chego no Centro da cidade eu vejo um senhor de cabeça branca dizendo: “Meu filho não deixe eu quebrar. Vossa excelência hoje é vereador e antes, naquela época quando passava no mercado eu tinha como sobreviver, hoje eu não tenho como sobreviver.”  E fiquem sabendo que o grupo UAI quer fazer a construção de um shopping. Que não se diga ‘popular’, porque quer trazer Mc Donald, Bobs, tudo lá para dentro. Quando nós podemos fazer x-caboclinho de uma maneira mais barata sem precisar terceirizar. Mas nesse momento estamos discutindo os laudos do Centro da cidade que não existem. E se trouxer de novo a CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais) eu vou dizer que é brincadeira com a população.”

Carijó, líder do PDT
   “O prefeito Amazonino nem se quer é candidato. Mas parece que o candidato continua sendo ele. Para ver a importância e a grandeza desse homem para a cidade e para o Estado. Se quer ele é candidato, mas agem da forma como se fora candidato. Para a Argentina, o Puerto Madero, todos acham maravilhoso. Deveria ser implantado no Porto de Manaus, essa era a solução. Só que é a mesma solução que o prefeito Amazonino propôs para o Porto de Manaus e o Iphan, o Ministério Público Federal (MPF), e a Justiça Federal (JF) impediram. Isso é miopia política. Má intenção. Torcida contra. E quem perdeu foram os camelôs e os comerciantes do centro da cidade. E nós que perdemos tempo precioso para preparar a cidade para a Copa do Mundo e para revitalizar o centro de forma adequada”.

Homero de Miranda Leão (PHS)
   “Daqui a alguns anos nós com toda essa experiência possamos lembrar, de um momento histórico que vivemos e convivemos ao lado desse líder. Ao lado do homem público. Ao lado desse herói cívico, que para mim é isso que é Amazonino Mendes. Um homem que dedicou sua vida a causa pública e aqueles que convivem com ele tem muito mais dimensão do que é um esse grande líder”.

Roberto Sabino, líder PRTB
   “Aqueles que hoje falam injúrias de Amazonino, amanhã ainda vão dizer, eu era feliz e não sabia.”

Dr. Modesto, líder do PT do B
   “Eu não tenho mais palavras para falar, porque todos os colegas vereadores já falaram desse grande político. Eu espero que o próximo prefeito dê continuidade ao trabalho dele. Que só se fala hoje perguntando: Você vai continuar as UPSs? Você vai continuar...? Manaus, nós pegamos no buraco e fizemos um tratamento intensivo, hoje podemos ver os resultados. Nós continuamos ao lado dele. Eu sou um admirador de Amazonino Mendes”.

0 comentários: