Pesquisa Deloitte/Comunique-se aponta Petrobras como a empresa que melhor se comunica com os jornalistas
Assessoria de Comunicação, Publicada em 23/10/2012 19:52:13
Foto: AGENCIA PETROBRAS
A Petrobras foi apontada como a empresa
que melhor se comunica com os jornalistas na pesquisa ‘Fala,
Jornalista!’, da Deloitte em parceria com o Comunique-se, divulgada
nesta terça-feira (23). A Deloitte é uma das maiores organizações de
consultoria do mundo e o Comunique-se é a maior comunidade de
profissionais de comunicação do país, com cerca de 300 mil usuários,
sendo 75 mil jornalistas. A Companhia foi apontada por 25% dos
entrevistados como a mais eficiente. A Globo ficou em segundo lugar, com
11%, seguida pelo próprio Comunique-se, com 8%. A lista traz ainda
empresas como Fiat, Natura, Rede TV, Bradesco e Vale. O estudo revelou a
opinião dos jornalistas sobre uma série de assuntos relacionados ao dia
a dia do trabalho na imprensa e ao movimento do mercado de comunicação
corporativa.
Além do primeiro lugar entre as mais eficientes, a
Petrobras ficou em segundo lugar entre as empresas mais admiradas pelos
jornalistas, com 13% dos entrevistados. A Natura ficou em primeiro
lugar, com 20%. Coca-cola, Globo, Nestlé, Apple, Boticário, Google e
Vale também aparecem na pesquisa.
Realizada de forma online, de 13 a 31 de agosto, a pesquisa ‘Fala, Jornalista!’ contou com a participação de 711 respondentes. Dentre eles, 50,4% são mulheres e 48,4% homens. A média de idade dos participantes é 36 anos. Profissionais de jornal impresso representam o maior percentual da amostra (28,8%), seguido por revista impressa (20,5%) e internet (14,9%).
Em agosto deste ano a Petrobras também foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, a empresa que melhor se comunica com os jornalistas, pelo prêmio ‘Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas’, da revista Negócios da Comunicação. A escolha foi feita por 25 mil profissionais de imprensa das principais redações e agências de comunicação do país.
Realizada de forma online, de 13 a 31 de agosto, a pesquisa ‘Fala, Jornalista!’ contou com a participação de 711 respondentes. Dentre eles, 50,4% são mulheres e 48,4% homens. A média de idade dos participantes é 36 anos. Profissionais de jornal impresso representam o maior percentual da amostra (28,8%), seguido por revista impressa (20,5%) e internet (14,9%).
Em agosto deste ano a Petrobras também foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, a empresa que melhor se comunica com os jornalistas, pelo prêmio ‘Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas’, da revista Negócios da Comunicação. A escolha foi feita por 25 mil profissionais de imprensa das principais redações e agências de comunicação do país.
Agência Petrobras de Notícias
Em 2006, a Petrobras lançou o projeto Agência
Petrobras de Notícias, que consiste num processo global de assessoria de
imprensa com a adoção de práticas e ferramentas corporativas pelos seus
profissionais em todo o mundo. O resultado tem sido expressivo para a
empresa: no ano de 2006 foram publicadas 4.973 notícias positivas
enquanto em 2011 esse número alcançou 35.096 notícias positivas. O
projeto também contempla um amplo programa de treinamento de porta-vozes
e já são mais de 1.300 gerentes treinados para o contato com a imprensa
além de palestras sobre as atividades da empresa ministradas para mais
de 1.200 jornalistas em todo o país.
Na internet, a Agência Petrobras conta com um site
específico para a imprensa global (português, inglês e espanhol) com o
apoio de divulgação do conteúdo enviado por SMS para os jornalistas
cadastrados e notícias em tempo real pelas redes sociais (twitter). No
site, os jornalistas encontram textos sobre vários assuntos, fotos em
alta resolução, gravações em áudio, vídeos de eventos e entrevistas de
executivos, mapas e infográficos.
O projeto promoveu a integração dos profissionais que
trabalham no processo de assessoria de imprensa, a adoção de
procedimentos globais e a sistematização de uma avaliação qualitativa e
quantitativa, com indicadores de desempenho para a atividade.
0 comentários:
Postar um comentário