segunda-feira, janeiro 31, 2011

Produção de Workshop sobre Cinema: Comunicação e a Sétima Arte

"Por se tratar de um workshop, nós temos a expectativa de trazer um convidado que esteja envolvido principalmente na sétima arte que é o cinema. Assim, trazer uma realidade para que o pessoal possa entender a história e a teoria e buscar nos primórdios da sétima arte, que é tão importante e até hoje em dia leva muitas pessoas ao cinema. A magia do cinema nos permite viajar, sonhar e viver realmente em cada estória produzida e que está sendo apresentada, seja ela um documentário que é o retrato da realidade ou uma ficção. As pessoas irão sempre ao cinema, esta jamais será suplantada porque ela é a encantadora sétima arte."

Com esta entrevista para o blog Dialog iniciamos em 24 de agosto (2010), o trabalho em sala de aula orientado pela professora Leila Ronize, que sugeriu convidarmos um profissional de produção de cinema em Manaus. Preparamos uma lista com alguns nomes para convidarmos, o jornalista e crítico de cinema Carlos Alberto Mattos, professor e estudioso do cinema Gustavo Soranz, escritor da 1ª. Geração do cinema moderno Márcio Souza, documentaristas Sávio Stoco e Roberto Roger. Então, consultamos alguns professores, coordenadores, alguns profissionais afins e todos citaram o nome do professor mestrado Gustavo Soranz, que também é nosso coordenador (curso de Comunicação Social UniNorte/Laureate). Lançamos o convite e ele prontamente aceitou e indicou livros e documentários nacionais e estrangeiros para pesquisa e embasamento do tema proposto e delimitado pela professora Leila. Nossa equipe pesquisou, estudou, entrevistou e produziu um workshop transformando a sala de aula em um hall de cinema, decorada com cartazes, distribuição de kit (pipoca, bombons e folder sobre cinema), participação confirmada do pesquisador, coordenador e professor mestrado Gustavo Soranz, cobertura gravada com o apoio da Agex, que transformamos em um vídeo com a seguinte ficha técnica (créditos):

Equipe responsável

Apresentação
DIEGO FREITAS
HIOLANDA MENDES
MARCELO GARCIA

Imagens e trilha sonora
RONILSON RODRIGUES

Produção e Direção
TANAIR MARIA

Imagens
DAVID TAVARES

Editor de Imagens
EDSON EGAS

Fotógrafo
DELBER BITENCOURT

Supervisora do Lab.de Rádio e TV
FÁTIMA MARQUES
Agradecimentos
Pesquisador, Coordenador e Professor Mestrado
GUSTAVO SORANZ
(convidado)

Coordenador Adjunto e Professor
MÁRCIO PESSOA

Professor Doutorando
CRISTIAN ÁVILA

Take Vídeo

Cinemais Millennium

Em especial, nossos agradecimentos a professora Leila Ronize, orientadora do workshop

Turma
CJN03S1
GALERIA DE FOTOS 
Kit Cinema

Diego, Marcelo e Hiolanda
 
Equipe em ação

Ronilson e Tanair

David Tavares


Gustavo Soranz



Equipe, Gustavo Soranz e Leila Ronize

Durante a realização deste trabalho, superamos nossas dificuldades e expectativas como alunos, nos itens organização, respeito, espírito de equipe, paciência, foco e determinação de cada um, para alcançarmos o objetivo proposto que nos encheu de orgulho. Assim, decidimos continuar a produzir vídeos e em breve um documentário acadêmico jornalístico. Aguardem.

segunda-feira, janeiro 17, 2011

Jornal do Comércio, comentário e opinião do aluno

Disciplina: Realidade da Comunicação Regional
Trabalho apresentado em 04/12/2009
Edição nº 40.449 de 1º de dezembro de 2009, preço R$ 1,50.
O JC foi fundado em 02 de janeiro de 1904, com foco no empresariado regional, suas matérias são seletivas, organizadas, objetivas e com o formato de escrita elitizada. Para atingir a massa empresarial de Manaus, utiliza a capa para destacar as principais matérias sobre investimentos no Pólo Industrial de Manaus – PIM como exemplo “Investimentos japoneses no pólo de Manaus atinge US$ 1.58 bi em 2009” com foto colorida para dar ainda mais destaque na matéria. O Índice é rico em elementos que garantêm a primeira leitura do dia da classe empresarial tais como: Opinião A2, Política & Economia A3, Ciência & Meio Ambiente A4, Economia A5,6,7, Jurídicos A8, Negócios & Serviços B1 e 3, Turismo B2, Brasil & Mundo C1,2,7 e 8, Publicações Legais C4 e 5 e Indicadores Econômicos C6, seus extras são bem interessantes como na Agenda “FALTAM 30 dias para o fim do ano,” a banca digital onde o leitor pode conferir virtualmente, no link acervo digital, os jornais do período de 1904 a 1976.
É um jornal de qualidade para os industriais e industriários principalmente, e por experiência própria eu Tanair Ferreira enquanto Gerente Administrativa Financeira da empresa Componix, atuante no seguimento de telefonia fui entrevistada e a matéria obteve destaque de capa já que era a primeira representante “mulher” do PIM a dar entrevista para o JC, Edição nº 38.787 de 19/03/2003 capa com foto colorida “Celular força novo foco de investimento”.

sábado, janeiro 15, 2011

Professores e alunos comemoram premiação no IX Intercom Norte edição 2010


Trabalhos de Comunicação Social do UniNorte/Laureate são premiados na XVII Expocom Acre
Foto Agex
O encerramento da XVII Exposi- ção de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) foi de festa e comemoração de quatro alunos de Comunicação Social premiados, que contaram com a presença das professoras Edilene Mafra e Socorro Viana. A Expocom faz parte do IX Congresso de Ciências da Comunicação (Intercom Norte) que é a seletiva regional para a final do Intercom Nacional. Este evento foi realizado pela Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco/AC, no período de 27 a 29 de maio (2010), e teve como tema “Comunicação, Cultura e Juventude”. Foi promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e contou com o patrocínio da Ford Foundation, Companhia da Selva, UniNorte e Iesacre, apoio do Sindicato dos Jornalistas do Acre, Globo Universidade (GU) e Governo do Estado do Acre. Destaque para os premiados
Márcio Alexandre, recém formado em PP - categoria Publicidade e Propaganda, campanha publicitária “Orgulho da Amazônia: Campanha de Propaganda Institucional para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa” – trabalho final do curso. Trabalho produzido por Márcio Alexandre Santos, Keila Serruya e Thaís Jemima. Manoela Moura, aluna finalista de Rádio e TV - categoria Cinema e Audiovisual, Filme de Não Ficção – “Entre Papéis e Nanquins – O Clube dos Quadrinheiros de Manaus”. Trabalho final do curso produzido por Manoela Moura, Yana Lima e Leila de Liz. Rômulo Araújo, aluno do 7º. período de Jornalismo, na Categoria Cinema e Audiovisual – Programa Laboratorial de Rádio, Programa Saber Viver. Programa produzido por Rômulo Araújo, Manoela Moura, Filipe Augusto e Hiolanda Mendes. Derivaldo Silva, aluno do 3º. período de PP – Categoria Cinema e Audiovisual, Programa Avulso de Vídeo/TV – “Novo Airão – Mito, cultura e econômica um atrativo turístico”. Trabalho produzido pela turma CSN02S1–2009/2.

sexta-feira, janeiro 14, 2011

Registro de mais uma receita de sucesso, o CineClube UniNorte


NO Ar CINEcLUBE UNINORTE
Foto Agex
A Agência Experimental de Comunicação (Agex) veiculou mais um projeto para estimular o debate e a reflexão dos acadêmicos, trata-se do CineClube UniNorte atualmente repaginado pelo professor Milke Alho com objetivo de promover debates e maior interação entre professores e alunos, que juntos vão à sala de projeção dos documentários e voltam com material para discussão e reflexão em sala de aula.
A escolha da programação é bem democrática e compartilhada com os professores que indicam os assuntos, a exemplo da globalização, religião, sociedade, política, que venham a enriquecer as atividades complementares e a preparação para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
No dia 17 de abril (2010) foi exibido o documentário A SELVA do diretor e escritor Márcio Souza que participou do debate, mais uma novidade para estimular os alunos em observar com um olhar técnico, menos romântico a respeito do cinema, que na região ainda é pobre de recursos financeiros e de público fiel.
Em entrevista para o boletim quinzenal, o professor Milke declara: “não quero formar filósofos, mas sim, estimular a reflexão como uma forma de pensar e trazer bons resultados fazendo crescer e aproximar o público universitário junto à instituição acadêmica”. 
Relatamos a trajetória deste projeto que teve inicio em 2004, como Cine Clube Silvino Santos idealizado pelos professores Gustavo Soranz e Raimundo Dejard. Como projeto de extensão tinha o objetivo de proporcionar referencias culturais mais amplas aos acadêmicos, apresentando documentários clássicos do cinema alemão, assim iniciara a reflexão e debate.
Os documentários eram exibidos no horário de aula, no auditório da Unidade I, que no período seguinte, passou a ser exibido aos sábados tipo cinema como seção social e levou a discussão do tema e da forma técnica de apresentação dos documentários.
Em 2006, mais uma evolução ocorreu, quando os diretores e realizadores dos documentários foram convidados para participarem dos debates, fator determinante para o aumento da participação e do interesse dos alunos e dos professores. Assim, fica registrada a receita de sucesso do projeto CineClube UniNorte. Vamos prestigiar.

quinta-feira, janeiro 13, 2011

Entrevista com publicitário do UniNorte-Laureate em maio/2010


Agência de Publicidade em destaque
Foto Agex
O professor especialista James Tinoco do projeto Agência de Publicidade, participa do “ping-pong” UniNorte.
Agex: Qual é o objetivo principal do projeto Agência de Publicidade UniNorte?
JT: Preparar todo o corpo de alunos da habilitação publicidade e propaganda para o mercado de trabalho.
Agex: Qual é a proposta de trabalho para os alunos?
JT:  Trabalhar com os projetos da Agência, ampliar as opções de criação e de peças publicitárias para que o aluno adquira experiência e assim, tornar-se mais capacitado para o mercado de trabalho. Mas para conseguirmos atingir o objetivo da Agência, é necessário modernizar e adequar os equipamentos e programas de informática, como por exemplo, reproduzir uma ilha de trabalho com um macintosh, escâner, impressora, e que traga a realidade de uma Agência com as funções de diretor de arte e redator sob o comando do diretor de criação, para que o aluno vivencie de fato a dinâmica de uma Agência de Publicidade.
Agex: Os alunos estão receptivos em relação ao projeto?
JT: Os alunos que possuem cursos de informática e navegam com freqüência pela internet estão receptivos e atentos a proposta do projeto, que é desenvolver peças publicitárias. Mas em contra partida tem muito aluno que não tem nenhuma noção de informática e se decepcionam por “acharem” que a universidade disponibilizaria toda esta qualificação, mas que na realidade esta qualificação é prerrogativa do aluno ir buscar em forma de atividades complementares.
Agex: Como o avanço tecnológico e o advento da internet foram aplicados nas Agências?
JT: A tecnologia fez com que o processo de criação mudasse para melhor, ficou mais ágil. Antes uma peça publicitária era produzida numa média de sete dias, hoje a mesma peça pode ser produzida em horas e com mais qualidade no resultado final.
Agex: Qual é o seu olhar para esta profissão?
JT: O Brasil é referência em criação publicitária, estamos sendo premiados no exterior. Então aos alunos aproveitem o máximo dos ensinamentos dos professores na universidade.
Agex: Uma frase:
JT: O princípio da sabedoria é o temor ao Senhor.

terça-feira, janeiro 11, 2011

Um lançamento encatador, é o novo projeto da Agex, trata-se da revista eletrônica texto.com, que me inspirei com muito carinho para escrever este artigo.



Revista texto.com será lançada este mês
                                                                  Foto Agex

          Em entrevista para o boletim quinzenal, a professora Marta Rocha comenta sobre o novo projeto da Agência Experimental de Comunicação (Agex), é a revista digital texto.com, idealizada pelas professoras Leila Ronize e Marta Rocha, com o objetivo de proporcionar aos alunos do UniNorte atividades práticas em mídias digitais e prepará-los cada vez mais para o concorrido e competitivo mercado de trabalho.
A revista digital texto.com, teve como base do custo financeiro, da linguagem, do público jovem mais voltado para mídias digitais e virtuais, no blog Dialog, que a partir de seu lançamento realizado pela professora Leila teve sua dedicação exclusiva e por consequência a texto.com passou a ter dedicação exclusiva da professora Marta.
O lançamento está programado para primeira quinzena e de maio com periodicidade mensal, terá como matéria de capa o Holofote em comemoração ao dia nacional das comunicações (5 de maio).
Os alunos necessitam de espaço permanente para executar a prática do jornalismo e a revista digital disponibiliza espaços de criação, tais como:
Vitrine Eletrônica onde o aluno de publicidade vai discutir assuntos de interesse social, e como conquistar um determinado público, a exemplo na primeira edição trará uma pesquisa sobre o comportamento de consumo entre mulheres de várias classes sociais e como persuadi-las a consumir determinado produto.
Você é o Autor um espaço dedicado ao aluno e ao professor para postarem textos e artigos.
Ping-pong espaço para as entrevistas que iniciam com o vereador Raimundo Holanda e com o jornalista Charles Cadé.
Dicas de Jornalismo on-line, com a aluna Tânia Brandão.
Olhar Independente, espaço para fotos.
Em Cartaz a Sétima Arte, cinema na sala de aula ajuda na produção.
E Por falar Nisso, espaço livre para artigos sobre comunicação.
Navegando na Web, trata-se de uma pescaria de idéias para refletir, realizada pela aluna Jamile Macedo.
Curiosidades, divertimento também elaborado pela aluna Jamile.
Destacamos o espaço de Novas Tecnologias, o tema abordado foi, a moda com material reciclado, em evento a ser agendado para primeira semana de junho (2010) para a escolha do estilista que disputará a premiação final em São Paulo, em comemoração a semana do meio ambiente.   
 E já antecipando a edição de junho/2010, foram programados dois suplementos, um infantil e um juvenil, onde a turma do 7º período formou editorias de jornalismo ambiental.
A professora Marta Rocha esta na expectativa de que os alunos gostem da revista digital texto.com, participem e contribuíam com este espaço livre e democrático. “Está o mais próximo possível da realidade prática para qualificar os acadêmicos com ousadia e criatividade sem repetir os fatos.
Fica a dica para prestigiarem o lançamento da revista digital texto.com, onde o jornalismo é na terceira geração, a atualíssima geração digital.

domingo, janeiro 09, 2011

Mesa Redonda aborda o tema, Formação e Qualificação dos Profissionais de Comunicação no Mercado de Trabalho

Preocupação com o atual perfil do aluno e a metodologia de formação universitária

No dia 13 de abril, foi realizado o 1º evento de 2010 a Mesa Redonda, com a temática “Formação e Qualificação dos Profissionais de Comunicação para o Mercado de Trabalho” e executado pela equipe do cerimonial da Agex. Em entrevista, a convidada e debatedora Professora Doutora Luiza Elayne Correa Azevedo (UFAM), que declarou estar preocupada com o resultado de pesquisas realizadas na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) sobre o perfil do aluno matriculado e pela falta de interesse em participarem dos projetos acadêmicos em pesquisa e extensão, com a justificativa de já estarem “fazendo estágio” no 1º período do curso de comunicação, para explicar o fato, informou que em 2007 foi divulgado o resultado de pesquisa realizada entre 2005 e 2007, sobre as características dos alunos universitários que foram identificados como pessoas de nível social alto, aproximadamente 95% oriundos de escolas e colégios particulares como La Salle, Lato Sensu, Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e Fundação Nókia, e que a minoria de 5% são pessoas que estudaram em escolas públicas. A pesquisa continuou em 2008 e 2009, confirmando o aumento da renda familiar dos alunos de 5% para 15%, agora possuem dois carros, note-book e celulares de última geração; eles são oriundos dos colégios La Salle, Lato Sensu e Literatus; os livros citados foram “O Crepúsculo” e “Harry Potter”; não lêem revistas; há interesse pelos cadernos de variedades e eventos dos jornais impressos, sem interesse pelos projetos acadêmicos como o Procedimento para Inscrição de Bolsa de Iniciação Cientifica (PIBIC), Programas de Extensão (PEX) e Programa de Educação Tutorial (PETs), a maioria recebem mesadas dos pais ou possuem renda própria. Atualmente existem oito bolsas de estudos vagas sem serem preenchidas para o PIBIC.  Na pesquisa também foi identificado o mesmo perfil para as graduações de Medicina, Biologia, Administração, Direito e recentemente para Comunicação.A preocupação é grande e a UFAM coordenará um encontro para discutir sobre o resultado desta pesquisa, a tendência do perfil dos alunos universitários e a metodologia a ser aplicada dentro deste contexto.
Ocorre à preocupação do corpo docente da universidade em aumentar o coeficiente do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) nos projetos de pesquisa e extensão, antes não havia oferta e atualmente não há procura e interesse dos alunos. O mercado de comunicação está muito aberto para as mídias digitais sobrepondo as mídias sociais, mas temos que ressaltar aos comunicadores e comunicólogos que as mídias vieram da educação, a exemplo do projeto pioneiro Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) e logo depois do Telecurso, que continuam ativos.”

sábado, janeiro 01, 2011

Qual o significado do mês Janeiro?

É o primeiro mês do ano nos calendários juliano e gregoriano. É composto por 31 dias. O nome provém do latim lanuarius, décino-primeiro mês do calendáriode Numa Pompílio, o qual era uma homenagem a Jano, deus da mitologia romana. Júlio César estabeleceu que o ano deveria começar na primeira lua nova após o solstício de inverno, que no hemisfério norte era a 21 de dezembro, a partir do ano 709 romano (45 a.C.).
Caderno Pesquisa do  Curumim ed.09/01/2011

Datas comemorativas de Janeiro:

1 de janeiro - Dia de Ano Novo
1 de janeiro - Dia Internacional da Paz
1 de janeiro - Dia Nacional do Município

2 de janeiro - Dia Nacional do Juiz de Menores

4 de janeiro - Dia Nacional da Abreugrafia
4 de janeiro - Dia do Hemofílico

6 de janeiro - Dia Nacional da Gratidão
6 de janeiro - Dia Nacional do Mensageiro
6 de janeiro - Dia de Reis no calendário cristão

7 de janeiro - Dia Nacional do Leitor
7 de janeiro - Dia da Liberdade de Cultos

8 de janeiro - Dia do Fotógrafo e da Fotografia

9 de janeiro - Dia do Fico

11 de janeiro - Dia Nacional do Controle da Poluição por Agrotóxicos

12 de janeiro - Dia Nacional do Empresário de Contabilidade

20 de janeiro - Dia do Farmacêutico (Brasil)
20 de janeiro - Dia de São Sebastião

24 de janeiro - Dia da Previdência Social
24 de janeiro - Dia do Aposentado

22 de janeiro - Dia de São Vicente, primeira vila do Brasil (em 1532)

25 de janeiro - Fundação da cidade de São Paulo (em 1554)

29 de janeiro - Dia do Jornalista (também comemorado no dia 7 de abril)

30 de janeiro - Dia da Saudade
30 de janeiro - Dia Nacional dos Quadrinhos
30 de janeiro - Dia do Portuário

31 de janeiro - Dia Mundial da Solidariedade



Parque do Ibirapuera - São Paulo/SP (folha.com)