domingo, janeiro 09, 2011

Mesa Redonda aborda o tema, Formação e Qualificação dos Profissionais de Comunicação no Mercado de Trabalho

Preocupação com o atual perfil do aluno e a metodologia de formação universitária

No dia 13 de abril, foi realizado o 1º evento de 2010 a Mesa Redonda, com a temática “Formação e Qualificação dos Profissionais de Comunicação para o Mercado de Trabalho” e executado pela equipe do cerimonial da Agex. Em entrevista, a convidada e debatedora Professora Doutora Luiza Elayne Correa Azevedo (UFAM), que declarou estar preocupada com o resultado de pesquisas realizadas na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) sobre o perfil do aluno matriculado e pela falta de interesse em participarem dos projetos acadêmicos em pesquisa e extensão, com a justificativa de já estarem “fazendo estágio” no 1º período do curso de comunicação, para explicar o fato, informou que em 2007 foi divulgado o resultado de pesquisa realizada entre 2005 e 2007, sobre as características dos alunos universitários que foram identificados como pessoas de nível social alto, aproximadamente 95% oriundos de escolas e colégios particulares como La Salle, Lato Sensu, Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e Fundação Nókia, e que a minoria de 5% são pessoas que estudaram em escolas públicas. A pesquisa continuou em 2008 e 2009, confirmando o aumento da renda familiar dos alunos de 5% para 15%, agora possuem dois carros, note-book e celulares de última geração; eles são oriundos dos colégios La Salle, Lato Sensu e Literatus; os livros citados foram “O Crepúsculo” e “Harry Potter”; não lêem revistas; há interesse pelos cadernos de variedades e eventos dos jornais impressos, sem interesse pelos projetos acadêmicos como o Procedimento para Inscrição de Bolsa de Iniciação Cientifica (PIBIC), Programas de Extensão (PEX) e Programa de Educação Tutorial (PETs), a maioria recebem mesadas dos pais ou possuem renda própria. Atualmente existem oito bolsas de estudos vagas sem serem preenchidas para o PIBIC.  Na pesquisa também foi identificado o mesmo perfil para as graduações de Medicina, Biologia, Administração, Direito e recentemente para Comunicação.A preocupação é grande e a UFAM coordenará um encontro para discutir sobre o resultado desta pesquisa, a tendência do perfil dos alunos universitários e a metodologia a ser aplicada dentro deste contexto.
Ocorre à preocupação do corpo docente da universidade em aumentar o coeficiente do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) nos projetos de pesquisa e extensão, antes não havia oferta e atualmente não há procura e interesse dos alunos. O mercado de comunicação está muito aberto para as mídias digitais sobrepondo as mídias sociais, mas temos que ressaltar aos comunicadores e comunicólogos que as mídias vieram da educação, a exemplo do projeto pioneiro Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) e logo depois do Telecurso, que continuam ativos.”

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