sexta-feira, janeiro 14, 2011

Registro de mais uma receita de sucesso, o CineClube UniNorte


NO Ar CINEcLUBE UNINORTE
Foto Agex
A Agência Experimental de Comunicação (Agex) veiculou mais um projeto para estimular o debate e a reflexão dos acadêmicos, trata-se do CineClube UniNorte atualmente repaginado pelo professor Milke Alho com objetivo de promover debates e maior interação entre professores e alunos, que juntos vão à sala de projeção dos documentários e voltam com material para discussão e reflexão em sala de aula.
A escolha da programação é bem democrática e compartilhada com os professores que indicam os assuntos, a exemplo da globalização, religião, sociedade, política, que venham a enriquecer as atividades complementares e a preparação para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
No dia 17 de abril (2010) foi exibido o documentário A SELVA do diretor e escritor Márcio Souza que participou do debate, mais uma novidade para estimular os alunos em observar com um olhar técnico, menos romântico a respeito do cinema, que na região ainda é pobre de recursos financeiros e de público fiel.
Em entrevista para o boletim quinzenal, o professor Milke declara: “não quero formar filósofos, mas sim, estimular a reflexão como uma forma de pensar e trazer bons resultados fazendo crescer e aproximar o público universitário junto à instituição acadêmica”. 
Relatamos a trajetória deste projeto que teve inicio em 2004, como Cine Clube Silvino Santos idealizado pelos professores Gustavo Soranz e Raimundo Dejard. Como projeto de extensão tinha o objetivo de proporcionar referencias culturais mais amplas aos acadêmicos, apresentando documentários clássicos do cinema alemão, assim iniciara a reflexão e debate.
Os documentários eram exibidos no horário de aula, no auditório da Unidade I, que no período seguinte, passou a ser exibido aos sábados tipo cinema como seção social e levou a discussão do tema e da forma técnica de apresentação dos documentários.
Em 2006, mais uma evolução ocorreu, quando os diretores e realizadores dos documentários foram convidados para participarem dos debates, fator determinante para o aumento da participação e do interesse dos alunos e dos professores. Assim, fica registrada a receita de sucesso do projeto CineClube UniNorte. Vamos prestigiar.

0 comentários: