segunda-feira, janeiro 31, 2011

Produção de Workshop sobre Cinema: Comunicação e a Sétima Arte

"Por se tratar de um workshop, nós temos a expectativa de trazer um convidado que esteja envolvido principalmente na sétima arte que é o cinema. Assim, trazer uma realidade para que o pessoal possa entender a história e a teoria e buscar nos primórdios da sétima arte, que é tão importante e até hoje em dia leva muitas pessoas ao cinema. A magia do cinema nos permite viajar, sonhar e viver realmente em cada estória produzida e que está sendo apresentada, seja ela um documentário que é o retrato da realidade ou uma ficção. As pessoas irão sempre ao cinema, esta jamais será suplantada porque ela é a encantadora sétima arte."

Com esta entrevista para o blog Dialog iniciamos em 24 de agosto (2010), o trabalho em sala de aula orientado pela professora Leila Ronize, que sugeriu convidarmos um profissional de produção de cinema em Manaus. Preparamos uma lista com alguns nomes para convidarmos, o jornalista e crítico de cinema Carlos Alberto Mattos, professor e estudioso do cinema Gustavo Soranz, escritor da 1ª. Geração do cinema moderno Márcio Souza, documentaristas Sávio Stoco e Roberto Roger. Então, consultamos alguns professores, coordenadores, alguns profissionais afins e todos citaram o nome do professor mestrado Gustavo Soranz, que também é nosso coordenador (curso de Comunicação Social UniNorte/Laureate). Lançamos o convite e ele prontamente aceitou e indicou livros e documentários nacionais e estrangeiros para pesquisa e embasamento do tema proposto e delimitado pela professora Leila. Nossa equipe pesquisou, estudou, entrevistou e produziu um workshop transformando a sala de aula em um hall de cinema, decorada com cartazes, distribuição de kit (pipoca, bombons e folder sobre cinema), participação confirmada do pesquisador, coordenador e professor mestrado Gustavo Soranz, cobertura gravada com o apoio da Agex, que transformamos em um vídeo com a seguinte ficha técnica (créditos):

Equipe responsável

Apresentação
DIEGO FREITAS
HIOLANDA MENDES
MARCELO GARCIA

Imagens e trilha sonora
RONILSON RODRIGUES

Produção e Direção
TANAIR MARIA

Imagens
DAVID TAVARES

Editor de Imagens
EDSON EGAS

Fotógrafo
DELBER BITENCOURT

Supervisora do Lab.de Rádio e TV
FÁTIMA MARQUES
Agradecimentos
Pesquisador, Coordenador e Professor Mestrado
GUSTAVO SORANZ
(convidado)

Coordenador Adjunto e Professor
MÁRCIO PESSOA

Professor Doutorando
CRISTIAN ÁVILA

Take Vídeo

Cinemais Millennium

Em especial, nossos agradecimentos a professora Leila Ronize, orientadora do workshop

Turma
CJN03S1
GALERIA DE FOTOS 
Kit Cinema

Diego, Marcelo e Hiolanda
 
Equipe em ação

Ronilson e Tanair

David Tavares


Gustavo Soranz



Equipe, Gustavo Soranz e Leila Ronize

Durante a realização deste trabalho, superamos nossas dificuldades e expectativas como alunos, nos itens organização, respeito, espírito de equipe, paciência, foco e determinação de cada um, para alcançarmos o objetivo proposto que nos encheu de orgulho. Assim, decidimos continuar a produzir vídeos e em breve um documentário acadêmico jornalístico. Aguardem.

1 comentários:

Diego Hatake disse...

Esse foi um trabalho memorável. Uma grande experiência. =)