quinta-feira, agosto 30, 2012

Olimpíadas Escolares 2012

Vão com muita garra, determinação e boa voltade, todos vocês já são campeões, só falta trazer as medalhas.
Muito sucesso e parabéns para a equipe da Sejel, em especial para a secretária Alessandra Campelo, que acredita e investe nos jovens talentos amazonenses.
Eu os adimiro muito, vão com Fé e com coragem, nossos pequenos, e já tão grandes atletas.
Tanair Maria

COM 156 ATLETAS E 20 TREINADORES, GOVERNO DO AMAZONAS APRESENTA A DELEGAÇÃO QUE VAI ÀS OLIMPÍADAS ESCOLARES 2012


   A manhã desta quinta-feira (30 de agosto) foi bastante agitada para os estudantes-atletas que vão participar das Olimpíadas Escolares, a partir da próxima semana, em Poços de Caldas (MG). Os 176 membros da delegação (156 atletas e 20 treinadores) foram apresentados oficialmente à imprensa em evento na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, pelo Governo do Amazonas – por meio das Secretarias de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) e de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc).
   
   O primeiro grupo, com atletas de modalidades individuais, viaja em 5 de setembro (quarta-feira) para Campinas (SP), e, de lá, parte para a cidade-sede do evento nacional, que inicia no dia seguinte e vai até o próximo dia 16. Nos jogos, serão disputadas 13 modalidades, com destaque para o badminton, a grande novidade desta edição, direcionada aos atletas com idade entre 12 e 14 anos (etapa infantil). 






   Na ocasião, a titular da Sejel, Alessandra Campelo deu as boas-vindas e parabenizou a delegação pelos resultados conquistados nos Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s). “O mais importante é o apoio da família, então não posso deixar de agradecer os pais, que dão o suporte necessário para que esses jovens consigam conciliar estudo e esporte. Também devo frisar a participação da Seduc, nossa parceira e tão idealizadora quanto a Sejel”, ressaltou. 



   “Podemos dizer que esse é o maior número de atletas que estamos levando, desde o início da participação do Estado nas Olimpíadas Escolares. Temos esperança de medalha no judô, natação e no atletismo, que conta com muitos atletas vindos do interior, além de promessas que podem surpreender em outras modalidades”, destacou o chefe da delegação amazonense, professor Ricardo Marrocos. 

MEDALHAS A VISTA 
   Uma das modalidades mais tradicionais do Amazonas, o atletismo, está com todo o gás para a disputa das Olimpíadas Escolares. É o que garante a técnica Miriam Martins. “A maioria dos nossos atletas está indo pela primeira vez, o que está sendo um grande fator de motivação. Estamos muito otimistas, o nosso Estado é um grande celeiro de talentos nesse esporte”, afirma. 

   Representando o ciclismo pelo segundo ano seguido, a atleta Neuza Layla, 13 anos, não esconde o entusiasmo pela viagem. “Não conheço as minhas adversárias, mas isso não é motivo para ficar nervosa. Nosso treinamento está sendo bem intenso, no condomínio Alphaville, e vai nos dar toda a base que precisamos para fazer bonito em Minas Gerais”, acredita a aluna do oitavo ano do Colégio da Polícia Militar. 

Crédito: 
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SEJEL 

Jornalista responsável: Emanuel Mendes Siqueira 
Jornalista da Redação SEJEL: Camila Henriques 
Fotos: Mauro Neto/Sejel 

sexta-feira, agosto 24, 2012

Arthur Neto e a sustentabilidade

Entrevista
"Omar Aziz será meu parceiro em Manaus"

Por Tanair Maria
Jornal do Commercio, publicada hoje, A3


  Discutidnos fóruns internacionais sempre de forma filosófica, mas com resultados inexpressivos nas práticas governamentais, a sustentabilidade no atual momento eleitoral ocupa o centro das preocupações, ideias e projetos dos postulantes à Prefeitura de Manaus.
Nesta entrevista, o candidato do PSDB pela coligação “O Futuro é Agora”, Artur Neto, diz que a sustentabilidade deve unir os conceitos econômicos e ecológicos. Ele ressalta que o seu primiro discurso na Câmara dos Deputados, em março de 1983, abordou a questão. E, em 1990, como prefeito de Manaus, criou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, quando poucas capitais sequer imaginavam o tema.


Jornal do Commercio: Durante o Fórum Rio+20 a presidenta Dilma Rousseff, defendeu a questão do crescimento do país através dos recursos naturais e destacou três palavras para o tema Sustentabilidade, CRESCER, INCLUIR E PROTEGER. Com que mecanismo o candidato pretende cumprir estas metas? 
Artur Neto: Os mecanismos são tecnologia e educação ambiental, pois somente assim poderemos congregar poder público, sociedade civil e empresários, dividindo responsabilidades, e utilizando os recursos naturais, com responsabilidade, HOJE, garantindo que as futuras gerações não percam qualidade de vida e nem perspectiva de futuro. Isso, para mim, é sustentabilidade.

JC: Qual a proposta para os igarapés e para os fragmentos florestais da cidade?
Artur: Preservação, revitalização, desassoreamento, protegendo a reprodução animal e a flora, a biodiversidade, enfim. Trata-se, aliás, em Manaus, de resgatar essa biodiversidade que se está perdendo pela falta dessas três providências essenciais: preservação, revitalização e desassoreamento. Estamos falando de vida, de recompor erros do passado, de enfrentar o presente com responsabilidade e de defender o futuro. Manaus merece e exige isso.

JC: As construções de conjuntos e condomínios residenciais são realizadas na cidade sem os devidos critérios de arborização, qual a proposta de governo para sanar está questão ambiental?
Artur: Temos um projeto de governo que é "uma árvore, pelo menos, na frente de cada casa". Sei que isso só se conseguirá se a sociedade aderir ao projeto e recuperar a confiança no poder público. Lamento, aliás, a enorme distância que vejo separando a sociedade da política. E isso é péssimo para a democracia brasileira. Mas vamos à pergunta especificamente: infelizmente, estamos criando verdadeiras "ilhas de calor", quando nos referimos a conjuntos e condomínios residenciais construídos nos últimos tempos, em nossa cidade. Estamos imitando outros centros: desmatando, asfaltando, concretando um ambiente que é literalmente verde e água. Estamos aceitando paisagismos sem árvores. Temos de voltar as nossas origens e cultivar outra vez o amor à natureza, que não colide com a ideia de progresso. Além disso, cabe à Prefeitura cobrar dos empreendimentos imobiliários o investimento em arborização, em humanização da moradia, em respeito à cidade.

JC: Candidato, qual a visão para a Região Metropolitana e para a Zona Rural de Manaus?
Artur: Com relação à região metropolitana, trabalharemos intensamente ao lado do governador do Estado, de quem sou amigo pessoal, restabelecendo aquilo que, um dia, se chamou ação conjunta, envolvendo Amazonino Mendes governador, Eduardo Braga e Alfredo Nascimento prefeitos. Essa experiência deu certo. Avenidas foram abertas, obras relevantes foram levadas a efeito. É juntar esforços para o dinheiro render, para os benefícios atingirem mais gente. Sobre a zona rural, seja em sua parte rodoviária, seja em sua parte fluvial, investiremos na agricultura familiar, prestando toda assistência técnica a quem vai plantar, novamente em associação com o Governo do Estado. Queremos beneficiar os ribeirinhos, os pescadores, os pequenos produtores. Creio muito na cultura de hortaliças, por exemplo, na Manaus rural. E vamos trabalhar a sério nesse projeto. Penso que poderemos ser um município de boa presença no setor primário também.

JC: Candidato Artur Neto, dentro tema sustentabilidade deixe sua mensagem para a cidade de Manaus.
Artur: Manaus é um caso de amor para mim. Sou diplomata, tudo me levava para fora do Brasil, mas uma força irrefreável me arrastou de volta as minhas origens. Manaus é linda e muita coisa boa já foi feita por ela. Os problemas, no entanto, são inúmeros e graves. Eles precisam ser enfrentados, com sensibilidade, amor e, ao mesmo tempo, pulso forte. Manaus precisa ser reorganizada e nós a reorganizaremos. O direito de cada pessoa termina onde começa o direito dos seus semelhantes. Isso é princípio de civilidade. Sonho com o Centro revitalizado, com o transporte que deixe de ser uma tortura para os manauaras, com mais segurança nas ruas, com o verde imperando como no tempo dos nossos antepassados. Por que não os "edifícios-florestas", que já existem em Milão, na Itália, as sacadas cheias de árvores? Por que não fazermos (já consegui isso no passado) jorrar água farta e pura da Cachoeira Alta do Tarumã? Por que não termos as casas e as vias públicas arborizadas?
Sonho com uma Manaus onde toda mulher tenha direito à vacina quadrivalente, que previne o câncer de colo de útero. Sonho com o exame de mamografia aberto a todas as nossas irmãs, prevenindo o câncer de mama. Sonho com saúde de qualidade crescente e educação exigente, com ênfase no Português e na Matemática, no ensino fundamental. Sonho com dar a minha cidade um grande governo, ao lado do jovem Hissa Abrahão, brilhante e dedicado, que será meu braço direito na Prefeitura.
Sonhar com Manaus é bom. Embala a minha vida.

www.jcam.com.br
 

sexta-feira, agosto 17, 2012

Perfil Artur Neto


Eleições 2012 Perfil/candidatos
Arthur Neto
candidato à Prefeitura de Manaus pelo PSDB
“Quero trabalhar com realismo e pé no chão”

Por Tanair Maria
Jornal do Commércio, publicado hoje, A3

Bandeira de campanha:
“Revitalização e mobilidade urbana para a cidade de Manaus.”

Principais projetos:
“O Centro de Manaus está abandonado, precisa ser revitalizado, servirá de exemplo de gestão, ao se renovar as fachadas, retirar o lixo, readequar o comércio informal. Tornando-o um cartão postal como deve ser de fato. Para isso, precisamos firmar parcerias público-privadas, aumentar o efetivo do Implurb (Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano de Manaus) e da Covisa (Coordenação de Vigilância Sanitária). Além de renovar a iluminação e aumentar a segurança pública com uma polícia municipal bem armada para o enfrentamento da violência no Centro. Quero trabalhar com muito realismo e com pé no chão. O projeto de mobilidade urbana é difícil de ser executado, é preciso falar numa linguagem da verdade com as pessoas, vender ilusão não é típico de quem quer fazer um trabalho bom para Manaus. Vender Ilusão agora, significa se eleito, fazer um governo de ilusão amanhã. E, eu quero trabalhar com muito realismo com muito pé no chão. Na gestão atual, obras saíram poucas coisas. Eu não faria a Arena da  Amazônia, não teria demolido o estádio Vivaldão, economizaria, aquilo vai dar um custo de manutenção muito alto. Era mais interessante revitalizar o futebol do Amazonas, metendo as empresas pelo meio, hoje não tem futebol aqui. Quanto ao orçamento, nós temos que trabalhar com muito critério. O orçamento que vou herdar é o orçamento do prefeito Amazonino Mendes o que vai me possibilitar fazer algumas coisas e impossibilitar de fazer outras. Nós vamos respeitar os projetos aprovados pelos vereadores, não vamos vetar, ao contrário vamos apoiar aqueles que forem do interesse da população e da cidade, será uma parceria legítima com os membros da Câmara.”

Campanha:
“Nossa campanha será limpa, eu respeito todos os candidatos. Porque cada candidato é alguém que foi escolhido pelo seu partido como o melhor para disputar a eleição. Então, alguém que seu partido entenda que é o melhor, supostamente é alguém que tem valor. Estou pronto para a eleição, vou cuidar dos meus votos e não da vida dos outros. Minha dedicação será exclusiva para os eleitores e para a revitalização da cidade de forma limpa e correta.”

Página inteira

Maia duas matérias assinadas por mim, que estão disponíveis nos próximos post's, confira.


Copa Manaus de Fisiculturismo e Fitness - 18/08‏

Copa Manaus Fisiculturismo e Fitness 2012 Copa Manaus de Fisiculturismo e Fitness 2012 Copa Manaus de Fisiculturismo e Fitness 2012

A Federação Amazonense de Fisiculturismo realizará no dia 18 de agosto de 2012 a COPA MANAUS DE FISICULTURISMO E FITNESS 2012.

       A melhor formação muscular aliada a uma boa apresentação  que evidencie volume, simetria, proporção e definição. São essas as características que vão contar pontos para quem deseja se destacar na Copa Manaus de Fisiculturismo 2012, que será realizada no dia 18 de agosto, às 19:30h no TEATRO DIRECIONAL.

       O evento tem como objetivo criar um ambiente favorável para o crescimento de grandes atletas neste esporte, além de realizar eventos esportivos como forma de divulgação desta modalidade esportiva, dos próprios atletas amazonenses e das empresas patrocinadoras apaixonadas por este esporte maravilhoso também conhecido como “Musculação”.

       Participação Nacional: Fernando Noronha “ MARADONA” - Atleta Profissional de Body Building. Representante do Brasil no maior  evento do mundo de Fisiculturismo "Mr. Olimpia". Ao ganhador premiação no valor de R$ 5 mil.

SERVIÇO:
O Que: COPA MANAUS DE FISICULTURISMO E FITNESS 2012
Data: 18 de Agosto
Horário: 19:30h
Local: Teatro Direcional (Manauara Shopping)
Pontos de Vendas: Bilheteria do Teatro Direcional
Preço: R$ 35,00 (meia-entrada)
Informações: 3342-8030, 8112-3109 ou pelos sites: www.teatrodirecional.com.br
www.facebook.com/teatrodirecional
botao_twitter_site
twitter.com/teat_direcional

quinta-feira, agosto 16, 2012

16 de agosto - Dia do Filósofo

Já passou meu horário de saída na redação, mas não resisti em pesquisar e postar algo interessante sobre o Dia do Filósofo. Isso porque eu tive o prazer de estudar a disciplina de Filosofia ministrada pelo professor Marcello Mazzaro, 2009,  foi tudo de bom, a experiência valeu a pena e consegui aprimorar mais o meu conceito de leitura e de interpretação da leitura para cada circunstância. Eu sou realmente uma pessoa de muita sorte. Valeu.
Agora eu convido você para uma leitura dinâmica e envolvente:

Opinião

16 de agosto - Dia do Filósofo

| Jorge Daros | Membro da Academia Criciumense de Filosofia - Cadeira nº 10.

Estava eu ministrando aula de Filosofia.
Uma aluna, um tanto enfadada, me pergunta: "Professor, filosofia dá alguma coisa para comer?" - "Não dá nada para comer, mas ajuda a buscar a comida, especialmente a comida intelectual, ajuda a gente a ser gente." E tornou-se uma assí-dua aluna.
Ainda há lugar para a filosofia nos dias de hoje? Para que serve filosofia?
Onde anda a filosofia, que não ouvimos mais falar dela? Aliás, aqui ou ali se ouve alguém dizer: "A minha filosofia é esta..." aliás, esta não é a sua filosofia, é a sua ideologia. Afinal, o que é filosofia? E o que faz o filósofo?
Certo dia quatro grandes cientistas- dizem que eram dos Estados Unidos - chegaram a um bar, mandaram vir cerveja, tomaram, riram, fizeram a maior zorra. Lá no fundo do bar, um professor de filosofia, caladão como um "filósofo", tomando também sua cerveja, se aproximou e perguntou a causa de tanta alegria. Fizeram silêncio (aliás, não se pensa no barulho) e o líder falou:
Oh, cara, nós pesquisamos durante cinco anos uma fórmula química para dividir a terra em duas partes. E conseguimos. É só fazer assim, assim e "pá", a terra se divide em duas metades.
O professor em um oportuno momento de filósofo, serenamente lhe pergunta: E para quê? Os quatro deixaram seus copos, saíram em silêncio, começaram a pensar.
Enquanto o cientista pergunta o "como fazer", o filósofo pergunta "para que", "por que". O filósofo é um perguntador muito mais do que um apresentador de respostas. Vai à raiz do problema.
Esta é a diferença. Se nem todos somos cientistas, todos somos filósofos, é que muitos não sabem que o são. O filósofo - o nome quer dizer amigo da sabedoria - pensa, reflete, busca o sentido antes de agir. E isto é próprio da pessoa humana.
Como hoje estamos muito mais preocupados em ter do que em ser, muito mais em saber como ga-nhar dinheiro do que para que ganhar dinheiro, muito mais em saber como viver do que para que viver, temos a falsa impressão de que filosofia é algo distante e não tem mais sentido em nossos dias. É preciso saber que sem filosofia perdemos todo o sentido da vida, seremos uns ambulantes perdidos, sem sonhos, sem ideais, egoístas, sem nenhum senso de fraternidade, de sociabilidade, de respeito para com os outros e passamos a viver "egoisticamente", o que é indigno de um ser humano.
A Academia Criciumense de Filosofia é um ambiente onde pessoas se encontram, expõe suas ideias, respeitam-se, buscam uma visão global e crítica da realidade em que vivemos. Devemos buscar, desprendidamente, humildemente, não só a liberdade de falar, mas também, e principalmente, a liberdade de pensar.
Quem sou eu, de onde venho, o que faço, são questionamentos básicos para que possa dizer, afinal eu sou um filósofo, e isto não é privilégio de ninguém, é dever e direito de todos.
Talvez hoje não tenhamos falta de capacidade administrativa, mas falta de filosofia, pensar grande, refletir sobre a finalidade de nossa ação, refletir sobre a que viemos e para que ocupamos postos de responsabilidade. Por que e para que? Esta é uma questão a ser considerada.

Link: http://www.atribunanet.com/noticia/16-de-agosto-dia-do-filosofo-68120
Divulgada na terça | 16/08/2011 06:00:00

quarta-feira, agosto 15, 2012

Festival Amazonas de Música III Edição

Olá,
Esta dica é só pra você amante da Música:  

Estão abertas as inscrições do 3º Festival Amazonas de Música (FAM). 
● O FAM se apresenta em 03 modalidades: Mostra Competitiva, Mostra Não Competitiva e Espetáculos Musicais. 
● As inscrições se encerram no dia 24/08 e o FAM acontece de 26 a 30 de setembro, no Teatro Amazonas.
● O regulamento e a ficha de inscrição do evento encontram-se disponíveis nos endereços eletrônicos:
www.culturadoam.blogspot.com

Mais informações:

Governo do Amazonas abre inscrições para terceira edição do Festival Amazonas de Música

No dia 1° de agosto, o Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com Fórum Permanente da Música no Amazonas, lançou o Edital com as informações, regulamento e novidades da terceira edição do Festival Amazonas de Música (FAM), que será realizado de 26 a 30 de setembro. O 3° FAM é mais uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com o Fórum Permanente de Música no Amazonas.
A partir desta quinta-feira, 02 de agosto, o regulamento e a ficha de inscrição do evento encontram-se disponíveis nos endereços eletrônicos www.culturamazonas.am.gov.br, www.musicanoam.wordpress.com  (links do regulamento e ficha de inscrição no final do texto) e www.culturadoam.blogspot.com. O período de inscrição segue até o dia 24 de agosto. A documentação exigida, conforme regulamento, deve ser entregue no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.
De acordo com o regulamento, os interessados em participar do Festival, em qualquer uma das categorias Mostra Competitiva, Mostra Não Competitiva e Espetáculos Musicais devem ser obrigatoriamente nascidos no Estado do Amazonas ou residentes e domiciliados nesta unidade da Federação há, pelo menos, cinco anos.

Premiações
A Mostra Competitiva terá as seguintes premiações: Música – 1º lugar R$ 15.000,00; Música – 2º lugar: R$ 10.000,00; Música – 3º lugar: R$ 5.000,00; Melhor intérprete: R$ 3.000,00; Melhor Letra: R$ 3.000,00; Voto Popular: R$ 1.000,00. A novidade este ano ficará por conta da gravação de um DVD com as dez primeiras músicas finalistas e oito músicas das bandas da Mostra Não Competitiva além do Making Off do Festival. Tudo produzido pela Secretaria de Cultura. Serão selecionados 08 trabalhos musicais (artistas solo ou banda) para compor a Mostra Não Competitiva, que receberão uma premiação no valor de R$ 700,00 cada. E na modalidade Espetáculos Musicais, serão selecionados 03 projetos, que receberão prêmio no valo de R$ 7.000,00 para apresentarem espetáculos com conceito de cenário, iluminação, figurino, pensados especialmente pra o Teatro Amazonas.

Ensaios e apresentações
A Secretaria de Cultura oferecerá aos participantes do Festival na Mostra Competitiva, uma banda base formada com músicos profissionais, sob a coordenação de um diretor musical, com os seguintes instrumentos: bateria, baixo, guitarra, teclado, cavaquinho, percussão, sax / flauta, trompete, trombone, violão (aço e nylon), violino, violoncelo, 01 backing vocal masculino e 01 backing vocal feminino. Este ano todos os shows e apresentações acontecem no Teatro Amazonas, assim como o show  de encerramento com o anúncio dos vencedores. 

ELISA MAIA
Cantora e compositora
Coletivo Difusão
Cooperativa de Música do Amazonas - TIPITI
(92) 8143-1504
(92) 9203-6505

elisamaiajjm@gmail.com
skype: elisa_maia1
www.toquenobrasil/elisamaia
www.youtube.com/TheElisaMaia
 

terça-feira, agosto 14, 2012

CPI da Água adia entrega de relatório


Polêmica

Vereadores estão divididos sobre comissão cujo relatório não mostra novidades e deve ser igual ao de 2005

Por Lucas Câmara e Tanair Maria
Jornal do Commércio, publicado hoje, A3
Depois de quatro meses e quase R$ 300 mil gastos com a investigação, o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, vereador Leonel Feitoza (PSD), achou melhor adiar a apresentação do relatório prévio, que seria apresentado aos membros da CPI nesta quarta-feira (15). De acordo com Feitoza, a decisão foi tomada após uma longa reunião com os dois técnicos que acompanham os trabalhos e o procurador da Câmara Municipal Eduardo Falcão. Na opinião dos técnicos serão necessários pelo menos mais 15 dias para analisar toda a documentação da empresa Águas do Amazonas e da Prefeitura que ainda chegam à CMM.

“A documentação que eles (os técnicos) estão analisando é muito extensa. As pessoas foram ouvidas e documentos foram solicitados e estão chegando agora. Só o parecer que foi dado para a questão da repactuação tem 127 laudas, então eles pediram mais um prazo para analisar toda essa documentação. É uma questão de responsabilidade”, justificou o vereador. Apesar de citar a repactuação, Leonel Feitoza afirma que o texto final deve contemplar apenas informações que girem em torno do fato determinado no relatório do vereador Waldemir José (PT) como causador da CPI, que é o não cumprimento das metas contratuais por parte da Águas do Amazonas, excluindo, portanto, outras questões como a assinatura de novos contratos ou prestação de contas.

Questionado se teme que o novo relatório fique “na gaveta”, a exemplo do que aconteceu com o texto final da investigação realizada em 2005 – da qual foi relator –, o presidente da CPI afirmou que a comissão cumpriu seu papel e culpou o judiciário e a prefeitura pela falta de resultados efetivos.  

“Meu poder terminou quando eu entreguei o relatório à Prefeitura ao Ministério Público e publiquei no Diário Oficial. Esse é o rito: o Ministério Público recebe, ingressa com ação e o judiciário tem que ouvir as pessoas. Só que as pessoas acham que tem que ser para ontem, e não é”, declarou Feitoza. Na ocasião ele apresentou à imprensa cópias do Diário Oficial do Município (datado do dia 09/12/2005) na qual consta a publicação do relatório. Também foram mostrados os documentos que foram entregues ao Gabinete Civil da Prefeitura – recebidos em 14/12/2005 – e ao Ministério Público Estadual – recebidos em 12/12/2005).

PINGA-FOGO 

Diferente da visão do presidente, a maioria dos parlamentares da Câmara Municipal se mostra descrente nos rumos que a CPI tomou. Vereadores, tanto da base do Prefeito como de oposição, usam o relatório elaborado em 2005 para desqualificar o trabalho atual e cobram uma postura mais enérgica que a defendida pelo Presidente da comissão.

“Eu espero que o relatório do vereador Marcel Alexandre traduza, tanto as poucas ações que nós conseguimos fazer na comissão, mas principalmente eu espero que traduza também o trabalho técnico. Na minha visão esse trabalho deve apontar problemas desde a questão da privatização, problemas de informações ao fisco federal, apontar problemas na questão da repactuação e da re-repactuação, além de mostrar porque a água não chega a mais de 300 mil pessoas de forma regular na cidade de Manaus.” Vereador Waldemir José, PT, autor do requerimento de instalação da CPI da Água

“Eu não acredito em CPI. É uma coisa muito burocrática, sem definição. Acho que o que falta é boa vontade e determinação por parte dessas empresas, seja Águas do Amazonas ou qualquer outra que venha a se instalar em Manaus. Eles têm milhões para gastar. Por que não gastam ?”
Vereadora Marise Mendes, PDT


“Eu espero que a CPI aponte o caminho a ser dado para o problema do abastecimento de água em Manaus. Mas o que eu espero mais é que ela questione essa repactuação feita pelo prefeito Amazonino que deu outro tempo a essa operadora do sistema, deu mais 15 anos sem abertura de licitação. A sociedade com certeza vai ficar atenta.”
Vereador Elias Emanuel, líder do PSB na CMM


“Eu acho que quem está na CPI não pode dar um direcionamento diferente daquilo que a população está sabendo. Eu, como cidadão, sei que a empresa Águas do Amazonas tinha que ir embora de Manaus há muitos anos. Se o relatório não vier com a vontade popular vai se dizer que a CPI não valeu a pena. Acho que temos que deixar aberto para a população conhecer o que aconteceu na CPI para que todo mundo saiba que a CPI valeu a pena. Não podemos ter um gasto público sem um resultado positivo.”
Vereador Isaac Tayah, PSD, presidente da CMM

 “A minha expectativa é de que nós teremos um relatório que é a cópia da CPI que houve em 2005, desde o início eu falo aqui, que eu nunca fui a favor da CPI da Água porque já tínhamos feito e os motivos não mudaram, as causas não mudaram, os problemas não mudaram. E ele (relatório) deverá ser muito similar ao que já está aí posto no relatório anterior. Porque sinceramente eu não tenho expectativa nenhuma, eu acho que foi um trabalho que desprenderam um esforço que será inútil, porque ele é praticamente igual, não há novidades no processo. E isso já estava pronto, eu não via motivo para ter a CPI e não tenho expectativa no relatório eu acho que vai ser a mesma coisa que já tem aí pronto e impresso.”
Vereador Homero Miranda Leão, PHS

“Desde o primeiro momento eu falei que o relatório que sairia agora não seria diferente do relatório apresentado a cinco anos atrás. Eu participei da CPI passada. Eu sei que de lá para cá a única coisa que houve foi diminuição de metas e aumentou o tempo da concessão. Os problemas que a cidade enfrenta com relação ao abastecimento da água, coleta e tratamento de esgoto não foram resolvidos ao longo desses 20 anos de privatização. Na gestão do prefeito Serafim Correa o município fez um investimento em adutoras, em tubos para que as águas chegassem à zona norte. E a empresa concessionária não colocou um tostão, ela não fez um investimento. Então, eu penso que o relatório que vai sair será praticamente o mesmo.”
Vereadora Lúcia Antony, líder do PCdoB

“Nós já tínhamos feito uma CPI em 2005, e de lá para cá nada evoluiu de forma diferente, ao contrário ficamos nessas mesmas causas e, por conseguinte, as mesmas consequências. Eu acredito que a CPI atinge aquilo que ela foi proposta, ou seja, ela vai repetir o relatório de 2005. Os fatos são os mesmos, as situações são as mesmas, e o relatório deverá ser muito semelhante a esse de 2005. Eu acredito que nós erramos. A instituição, a Câmara como um todo, nós todos erramos em ter deixado instalar num processo eleitoral, fruto de um agendamento político. Esse problema se arrasta há mais de 20 anos, aliás, desde a década de 70 nós temos problemas com o abastecimento de água na cidade de Manaus, seja da insuficiência ou de sua qualidade. Hoje a qualidade é um pouco melhor, mas infelizmente a insuficiência continua.”
Vereador Carijó, líder do PDT

“Eu particularmente sou contra a quantidade de CPIs. Porque para mim a CPI tem que ser realizada com afinco, no final tem punir alguém, tem que definir situações, tem apresentar resultado porque se não..., não tem motivo de ser. Então eu espero sinceramente que a CPI apresente resultados com benefícios que a população espera.”
Vereadora Mirtes Sales, líder do PPL


“Desde o início eu dizia que a CPI não iria dar certo. Que a CPI da água ia dar com os burros n’água, deu até um trocadilho, porque aqueles integrantes da CPI não tinham condições de convocar os ex-prefeitos e o atual prefeito para depor. Eu disse que eles não teriam condições, e não tiveram, eles se acovardaram. Não se pode entender uma CPI que investigue a condição da água na cidade sem ouvir o Amazonino que, na minha opinião, é o principal vilão dessa história, ele vendeu a Cosama e depois vendeu de novo a empresa para uma outra que é a mesma empresa. Não podia deixar de ouvir o Serafim que fez a repactuação contra a minha vontade, que naquela época eu achava um absurdo repactuar. Mas, vice-prefeito não manda, porque vice não tem caneta. Eu não pude fazer nada. Aconselhei para abrir licitação e contratar outra empresa no negócio, mas ele (Serafim) não fez. Também tinha que ouvir o Alfredo Nascimento e o Eduardo Braga, que gastaram R$ 385 milhões do dinheiro do povo, dos nossos impostos no Proama e não saiu uma gota d’água até agora, apesar do projeto estar pronto à meses. Então é um absurdo que nenhuma dessas pessoas tenha sido convocada para depor. A CPI em verdade ela trai a confiança do povo e da sociedade. Ou a CPI é pra valer, pra cutucar a ferida dos envolvidos, ou então é melhor que ela feche suas portas.”
Vereador Mário Frota, líder PSDB

Fotos: Sérgio Oliveira 
Link: http://www.jcam.com.br/

Medicina antienvelhecimento aumenta o risco de doenças

Assessoria de Comunicação
Jornal do Commércio, publicado hoje, C1

   Em resposta à reportagem veiculada no programa "Fantástico", no dia 5 de agosto de 2012, e ao parecer publicado pelo Conse­lho Federal de Medicina (CFM) na última segunda-feira (06), a Sociedade Brasileira de Cirur­gia Dermatológica (SBCD) vem a público explicitar que apoia o posicionamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) e condena as práticas da Medicina Antienvelhecimento.
Envelhecer é um processo natural, gradativo e contínuo que se inicia no nascimento e se estende por todas as etapas da vida. O envelhecimento não é uma doença, e não deve ser tratado como tal. É impossível deixar de envelhecer. 
   As terapias tradicionalmente oferecidas pela Medicina An­tienvelhecimento – como o uso de hormônios, a reposição de nutrientes e a prescrição de vita­minas e antioxidantes – não têm eficácia cientificamente compro­vada para retardar ou reverter o envelhecimento. Pelo contrário: aumentam o risco de diversas doenças e problemas de saúde, entre os quais o câncer.
   O parecer do CFM no 29/12, publicado nesta segunda-feira, 6 de agosto, explicita que não se reconhece no Brasil a especiali­dade médica de antienvelheci­mento, assim como também não há registros na União Europeia e nos Estados Unidos.
   A SBCD repudia a oferta de terapias sem respaldo científico, que se proponham a interromper um processo inerente ao desen­volvimento humano. A medicina pode e deve empreender todos os esforços em prol de um envelhe­cimento saudável, que permita a manutenção de uma vida ativa e independente, até uma idade avançada. É a busca por esse en­velhecimento saudável que deve orientar a atuação dos médicos e profissionais de saúde, e não a busca pela interrupção de um processo indissociável de nosso ciclo vital.

Sobre a SBCD
   Fundada em 1988, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermato­lógica (SBCD) atua nas áreas de Cirurgia Dermatológica e pro­cedimentos relacionados, por meio da promoção do ensino, pesquisa, realização de congres­sos e eventos científicos. A cirur­gia dermatológica é uma área da dermatologia que engloba todos os procedimentos realizados na pele e tecido celular subcutâneo, sejam eles diagnósticos, cirúr­gicos, cosmiátricos ou oncoló­gicos.
   A SBCD atua somente segundo normas éticas e padrões técnicos rigorosamente aprovados pela comunidade científica mundial. Com 1500 associados, a SBCD está entre as maiores socieda­des de cirurgia dermatológica do mundo.
   A Sociedade Brasileira de Ci­rurgia Dermatológica é formada apenas por associados altamente qualificados, detentores de tí­tulo de especialista e aprovados por rigoroso concurso e prova realizada e certificada pela So­ciedade Brasileira de Dermato­logia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB).

Link: http://www.jcam.com.br/
 

segunda-feira, agosto 13, 2012

Serafim quer jogo da verdade

Propostas

Por Tanair Maria
Jornal do Commércio, publicado domingo e segunda-feria, 12 e 13/08/2012, A3

   O Plano de Governo, dos candidatos Serafim Corrêa e Marcelo Ramos, pela Coligação "Agora Somos Nós e o Povo" (PSB/PSOL) foi sabatinado na quinta-feira (9) em ciclo de debates promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) e Associação Comercial do Amazonas (Aca).   

Foto: Diárcara Ribeiro
Carta de Aberta de compromisso foi assinada
   As federações apresentaram sua posição com relação à qualificação dos candidatos aos cargos executivo (prefeito e vice) e legislativo (vereadores) do Município de Manaus, com seis pontos que consideram fundamentais: ética, transparência, melhoria da qualidade de vida, fortalecimento do polo industrial, relação de grandeza com a sociedade e valorização do centro histórico, contidos na Carta de Compromisso aplaudida e assinada ao final da discussão.

Candidato se contradiz: “vamos fazer o jogo da verdade” “o que passou não vou relembrar o passado”

Hora da verdade caso Flávia Grosso
   Serafim diz ser a hora da verdade, por isso fez uma retrospectiva da sua administração na prefeitura de Manaus e pela primeira vez, falou sobre com o caso da rescisão do contrato de R$ 60 milhões entre a Suframa e a Cieam que levou à saída da superintende Flávia Grosso. O candidato considerou injusta a saída de Flávia da autarquia após 35 anos de dedicação, mas sentiu-se na obrigação de atender a exigência do atual prefeito Amazonino Mendes durante a transição da prefeita. Também, destacou 2008 como o melhor ano da sua gestão quando prefeito. Nos demais anos, o orçamento ficou apertado e que por isso não houve investimento no polo industrial.

De olho no futuro

   Quando arguido sobre seu relacionamento e agravos com secretários à época de sua administração na prefeitura de Manaus, Serafim limitou-se a responder: “O que passou, passou não vou relembrar o passado, agora é hora de pensar o futuro.”

   Um momento importante do debate foi da discussão do 6º ponto, Centro Histórico, que movimenta grande parte da economia da cidade e precisa ser revitalizado com urgência. “O ponto mais importante é o lance do centro da cidade. A nossa proposta tem princípio, meio e fim. É uma proposta em que você dá uma saída para os camelôs migrar para uma condição de microempresário, eu aposto muito no êxito deste caminho.”

Lado rural da cidade
     Para o presidente da FAEA, Muni Lourenço, o debate foi um momento especial para as entidades de classe coirmãs, que apresentaram um perfil coeso para o futuro gestor do município, onde a parte rural é expressiva na produção dos itens que compõe a cesta básica do trabalhador urbano. “Nós esperamos que o próximo prefeito de Manaus tenha um olhar de prioridade para a área rural da cidade. Manaus não se resume ao seu perímetro urbano são milhares de pessoas que estão trabalhando e que podem contribuir para diminuir os custos da cesta básica e do custo de vida da população urbana de Manaus.”

Números
Distrito Agropecuário de Manaus:
589.334 hectares de área total, 40% pertence a Manaus
570,4 km de extensão das vias que cortam o Distrito Agropecuário
35 projetos agropecuários de implantação aprovados em 2011
60% da laranja consumida no Estado é produzida no Distrito Agropecuário  
1,5 milhão de ovos são consumidos em Manaus
Grande parte da produção de ovos (produto que temos autossuficiência) está localizada no distrito agropecuário