terça-feira, agosto 14, 2012

Medicina antienvelhecimento aumenta o risco de doenças

Assessoria de Comunicação
Jornal do Commércio, publicado hoje, C1

   Em resposta à reportagem veiculada no programa "Fantástico", no dia 5 de agosto de 2012, e ao parecer publicado pelo Conse­lho Federal de Medicina (CFM) na última segunda-feira (06), a Sociedade Brasileira de Cirur­gia Dermatológica (SBCD) vem a público explicitar que apoia o posicionamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) e condena as práticas da Medicina Antienvelhecimento.
Envelhecer é um processo natural, gradativo e contínuo que se inicia no nascimento e se estende por todas as etapas da vida. O envelhecimento não é uma doença, e não deve ser tratado como tal. É impossível deixar de envelhecer. 
   As terapias tradicionalmente oferecidas pela Medicina An­tienvelhecimento – como o uso de hormônios, a reposição de nutrientes e a prescrição de vita­minas e antioxidantes – não têm eficácia cientificamente compro­vada para retardar ou reverter o envelhecimento. Pelo contrário: aumentam o risco de diversas doenças e problemas de saúde, entre os quais o câncer.
   O parecer do CFM no 29/12, publicado nesta segunda-feira, 6 de agosto, explicita que não se reconhece no Brasil a especiali­dade médica de antienvelheci­mento, assim como também não há registros na União Europeia e nos Estados Unidos.
   A SBCD repudia a oferta de terapias sem respaldo científico, que se proponham a interromper um processo inerente ao desen­volvimento humano. A medicina pode e deve empreender todos os esforços em prol de um envelhe­cimento saudável, que permita a manutenção de uma vida ativa e independente, até uma idade avançada. É a busca por esse en­velhecimento saudável que deve orientar a atuação dos médicos e profissionais de saúde, e não a busca pela interrupção de um processo indissociável de nosso ciclo vital.

Sobre a SBCD
   Fundada em 1988, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermato­lógica (SBCD) atua nas áreas de Cirurgia Dermatológica e pro­cedimentos relacionados, por meio da promoção do ensino, pesquisa, realização de congres­sos e eventos científicos. A cirur­gia dermatológica é uma área da dermatologia que engloba todos os procedimentos realizados na pele e tecido celular subcutâneo, sejam eles diagnósticos, cirúr­gicos, cosmiátricos ou oncoló­gicos.
   A SBCD atua somente segundo normas éticas e padrões técnicos rigorosamente aprovados pela comunidade científica mundial. Com 1500 associados, a SBCD está entre as maiores socieda­des de cirurgia dermatológica do mundo.
   A Sociedade Brasileira de Ci­rurgia Dermatológica é formada apenas por associados altamente qualificados, detentores de tí­tulo de especialista e aprovados por rigoroso concurso e prova realizada e certificada pela So­ciedade Brasileira de Dermato­logia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB).

Link: http://www.jcam.com.br/
 

0 comentários: