quinta-feira, agosto 16, 2012

16 de agosto - Dia do Filósofo

Já passou meu horário de saída na redação, mas não resisti em pesquisar e postar algo interessante sobre o Dia do Filósofo. Isso porque eu tive o prazer de estudar a disciplina de Filosofia ministrada pelo professor Marcello Mazzaro, 2009,  foi tudo de bom, a experiência valeu a pena e consegui aprimorar mais o meu conceito de leitura e de interpretação da leitura para cada circunstância. Eu sou realmente uma pessoa de muita sorte. Valeu.
Agora eu convido você para uma leitura dinâmica e envolvente:

Opinião

16 de agosto - Dia do Filósofo

| Jorge Daros | Membro da Academia Criciumense de Filosofia - Cadeira nº 10.

Estava eu ministrando aula de Filosofia.
Uma aluna, um tanto enfadada, me pergunta: "Professor, filosofia dá alguma coisa para comer?" - "Não dá nada para comer, mas ajuda a buscar a comida, especialmente a comida intelectual, ajuda a gente a ser gente." E tornou-se uma assí-dua aluna.
Ainda há lugar para a filosofia nos dias de hoje? Para que serve filosofia?
Onde anda a filosofia, que não ouvimos mais falar dela? Aliás, aqui ou ali se ouve alguém dizer: "A minha filosofia é esta..." aliás, esta não é a sua filosofia, é a sua ideologia. Afinal, o que é filosofia? E o que faz o filósofo?
Certo dia quatro grandes cientistas- dizem que eram dos Estados Unidos - chegaram a um bar, mandaram vir cerveja, tomaram, riram, fizeram a maior zorra. Lá no fundo do bar, um professor de filosofia, caladão como um "filósofo", tomando também sua cerveja, se aproximou e perguntou a causa de tanta alegria. Fizeram silêncio (aliás, não se pensa no barulho) e o líder falou:
Oh, cara, nós pesquisamos durante cinco anos uma fórmula química para dividir a terra em duas partes. E conseguimos. É só fazer assim, assim e "pá", a terra se divide em duas metades.
O professor em um oportuno momento de filósofo, serenamente lhe pergunta: E para quê? Os quatro deixaram seus copos, saíram em silêncio, começaram a pensar.
Enquanto o cientista pergunta o "como fazer", o filósofo pergunta "para que", "por que". O filósofo é um perguntador muito mais do que um apresentador de respostas. Vai à raiz do problema.
Esta é a diferença. Se nem todos somos cientistas, todos somos filósofos, é que muitos não sabem que o são. O filósofo - o nome quer dizer amigo da sabedoria - pensa, reflete, busca o sentido antes de agir. E isto é próprio da pessoa humana.
Como hoje estamos muito mais preocupados em ter do que em ser, muito mais em saber como ga-nhar dinheiro do que para que ganhar dinheiro, muito mais em saber como viver do que para que viver, temos a falsa impressão de que filosofia é algo distante e não tem mais sentido em nossos dias. É preciso saber que sem filosofia perdemos todo o sentido da vida, seremos uns ambulantes perdidos, sem sonhos, sem ideais, egoístas, sem nenhum senso de fraternidade, de sociabilidade, de respeito para com os outros e passamos a viver "egoisticamente", o que é indigno de um ser humano.
A Academia Criciumense de Filosofia é um ambiente onde pessoas se encontram, expõe suas ideias, respeitam-se, buscam uma visão global e crítica da realidade em que vivemos. Devemos buscar, desprendidamente, humildemente, não só a liberdade de falar, mas também, e principalmente, a liberdade de pensar.
Quem sou eu, de onde venho, o que faço, são questionamentos básicos para que possa dizer, afinal eu sou um filósofo, e isto não é privilégio de ninguém, é dever e direito de todos.
Talvez hoje não tenhamos falta de capacidade administrativa, mas falta de filosofia, pensar grande, refletir sobre a finalidade de nossa ação, refletir sobre a que viemos e para que ocupamos postos de responsabilidade. Por que e para que? Esta é uma questão a ser considerada.

Link: http://www.atribunanet.com/noticia/16-de-agosto-dia-do-filosofo-68120
Divulgada na terça | 16/08/2011 06:00:00

0 comentários: