sexta-feira, agosto 24, 2012

Arthur Neto e a sustentabilidade

Entrevista
"Omar Aziz será meu parceiro em Manaus"

Por Tanair Maria
Jornal do Commercio, publicada hoje, A3


  Discutidnos fóruns internacionais sempre de forma filosófica, mas com resultados inexpressivos nas práticas governamentais, a sustentabilidade no atual momento eleitoral ocupa o centro das preocupações, ideias e projetos dos postulantes à Prefeitura de Manaus.
Nesta entrevista, o candidato do PSDB pela coligação “O Futuro é Agora”, Artur Neto, diz que a sustentabilidade deve unir os conceitos econômicos e ecológicos. Ele ressalta que o seu primiro discurso na Câmara dos Deputados, em março de 1983, abordou a questão. E, em 1990, como prefeito de Manaus, criou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, quando poucas capitais sequer imaginavam o tema.


Jornal do Commercio: Durante o Fórum Rio+20 a presidenta Dilma Rousseff, defendeu a questão do crescimento do país através dos recursos naturais e destacou três palavras para o tema Sustentabilidade, CRESCER, INCLUIR E PROTEGER. Com que mecanismo o candidato pretende cumprir estas metas? 
Artur Neto: Os mecanismos são tecnologia e educação ambiental, pois somente assim poderemos congregar poder público, sociedade civil e empresários, dividindo responsabilidades, e utilizando os recursos naturais, com responsabilidade, HOJE, garantindo que as futuras gerações não percam qualidade de vida e nem perspectiva de futuro. Isso, para mim, é sustentabilidade.

JC: Qual a proposta para os igarapés e para os fragmentos florestais da cidade?
Artur: Preservação, revitalização, desassoreamento, protegendo a reprodução animal e a flora, a biodiversidade, enfim. Trata-se, aliás, em Manaus, de resgatar essa biodiversidade que se está perdendo pela falta dessas três providências essenciais: preservação, revitalização e desassoreamento. Estamos falando de vida, de recompor erros do passado, de enfrentar o presente com responsabilidade e de defender o futuro. Manaus merece e exige isso.

JC: As construções de conjuntos e condomínios residenciais são realizadas na cidade sem os devidos critérios de arborização, qual a proposta de governo para sanar está questão ambiental?
Artur: Temos um projeto de governo que é "uma árvore, pelo menos, na frente de cada casa". Sei que isso só se conseguirá se a sociedade aderir ao projeto e recuperar a confiança no poder público. Lamento, aliás, a enorme distância que vejo separando a sociedade da política. E isso é péssimo para a democracia brasileira. Mas vamos à pergunta especificamente: infelizmente, estamos criando verdadeiras "ilhas de calor", quando nos referimos a conjuntos e condomínios residenciais construídos nos últimos tempos, em nossa cidade. Estamos imitando outros centros: desmatando, asfaltando, concretando um ambiente que é literalmente verde e água. Estamos aceitando paisagismos sem árvores. Temos de voltar as nossas origens e cultivar outra vez o amor à natureza, que não colide com a ideia de progresso. Além disso, cabe à Prefeitura cobrar dos empreendimentos imobiliários o investimento em arborização, em humanização da moradia, em respeito à cidade.

JC: Candidato, qual a visão para a Região Metropolitana e para a Zona Rural de Manaus?
Artur: Com relação à região metropolitana, trabalharemos intensamente ao lado do governador do Estado, de quem sou amigo pessoal, restabelecendo aquilo que, um dia, se chamou ação conjunta, envolvendo Amazonino Mendes governador, Eduardo Braga e Alfredo Nascimento prefeitos. Essa experiência deu certo. Avenidas foram abertas, obras relevantes foram levadas a efeito. É juntar esforços para o dinheiro render, para os benefícios atingirem mais gente. Sobre a zona rural, seja em sua parte rodoviária, seja em sua parte fluvial, investiremos na agricultura familiar, prestando toda assistência técnica a quem vai plantar, novamente em associação com o Governo do Estado. Queremos beneficiar os ribeirinhos, os pescadores, os pequenos produtores. Creio muito na cultura de hortaliças, por exemplo, na Manaus rural. E vamos trabalhar a sério nesse projeto. Penso que poderemos ser um município de boa presença no setor primário também.

JC: Candidato Artur Neto, dentro tema sustentabilidade deixe sua mensagem para a cidade de Manaus.
Artur: Manaus é um caso de amor para mim. Sou diplomata, tudo me levava para fora do Brasil, mas uma força irrefreável me arrastou de volta as minhas origens. Manaus é linda e muita coisa boa já foi feita por ela. Os problemas, no entanto, são inúmeros e graves. Eles precisam ser enfrentados, com sensibilidade, amor e, ao mesmo tempo, pulso forte. Manaus precisa ser reorganizada e nós a reorganizaremos. O direito de cada pessoa termina onde começa o direito dos seus semelhantes. Isso é princípio de civilidade. Sonho com o Centro revitalizado, com o transporte que deixe de ser uma tortura para os manauaras, com mais segurança nas ruas, com o verde imperando como no tempo dos nossos antepassados. Por que não os "edifícios-florestas", que já existem em Milão, na Itália, as sacadas cheias de árvores? Por que não fazermos (já consegui isso no passado) jorrar água farta e pura da Cachoeira Alta do Tarumã? Por que não termos as casas e as vias públicas arborizadas?
Sonho com uma Manaus onde toda mulher tenha direito à vacina quadrivalente, que previne o câncer de colo de útero. Sonho com o exame de mamografia aberto a todas as nossas irmãs, prevenindo o câncer de mama. Sonho com saúde de qualidade crescente e educação exigente, com ênfase no Português e na Matemática, no ensino fundamental. Sonho com dar a minha cidade um grande governo, ao lado do jovem Hissa Abrahão, brilhante e dedicado, que será meu braço direito na Prefeitura.
Sonhar com Manaus é bom. Embala a minha vida.

www.jcam.com.br
 

0 comentários: