quinta-feira, janeiro 22, 2015



SEGURANÇA
‘Todos Pela Vida’ é foco do governo
Governador José Melo empossa cúpula da Segurança delineando novos rumos para o combate à criminalidade

O governo do Amazonas vai implantar o programa “Todos Pela Vida” visando intensificar o combate ao narcotráfico, tirando os jovens de situações de vulnerabilidade à violência e às drogas. Também está previsto uma reestruturação do programa “Ronda no Bairro” e uma parceria com as Forças Armadas. 

As novidades na segurança públicas foram anunciadas pelo governador José Melo, durante solenidade de posse dos titulares da SSP-AM (Secretaria de Estado de Segurança Pública), Sérgio Lúcio Mar dos Santos Fontes, e da DGPC-AM (Delegacia Geral da Polícia Civil), Orlando Dário Goes do Amaral, ontem pela manhã, na sede do Governo, zona oeste da cidade. 


Com o objetivo de promover avanços e melhorias na gestão dos serviços públicos e intensificar o combate ao tráfico de drogas, o governador oficializou as primeiras mudanças na cúpula da segurança pública, que fazem parte da reestruturação administrativa do novo governo. “A escolha dos novos integrantes é apenas parte das modificações na segurança pública”, informou o professor José Melo.


Segundo o governador também está previsto mudanças conceituais na segurança pública, através de parcerias com as Forças Armadas brasileiras (Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira). “Precisamos fortalecer o combate ao tráfico de drogas, reestruturar e ampliar o Ronda no Bairro e implantar o programa “Todos Pela Vida”, para assim afastar os nossos jovens amazonenses de situações de risco e de violência desse mundo das drogas”, frisou.


Além de reestruturar e ampliar o Programa Ronda no Bairro, Melo vai implantar o programa Todos Pela Vida, promovendo ações educativas, culturais e esportivas com objetivo de afastar os jovens de situações de vulnerabilidade à violência e às drogas. Assim foi definida a Segurança Pública do Amazonas como uma das prioridades da nova gestão administrativa estadual. Melo ratificou que seu governo é de continuidade, mas algumas mudanças são necessárias para adequação e redução da máquina pública para os próximos quatro anos.


O programa Ronda no Bairro continuará com peso importante dentro da estrutura da Segurança Pública e deve ser submetido a ajustes, adiantou o governador. Melo agradeceu ao empenho dos servidores da área e enalteceu o trabalho do ex-secretário da SSP, coronel Paulo Roberto Vital, e do ex-delegado-geral, Josué Rocha. “Os últimos anos foram de muitos investimentos e agora cabe o dever de aprimorar o sistema”, frisou o governador, ressaltando que o orçamento da pasta saiu de R$ 694 milhões, em 2010, para R$ 1,4 bilhão ano passado.


De acordo com o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, a parceria com as Forças Armadas é de fundamental importância para o controle fronteiriço do país, porta de entrada para os narcotraficantes. “Está na hora de um entrosamento com o Exército, numa ação fulminante de fronteira e que se mantenha o controle. O nosso Comando Militar da Amazônia é o mais preparado do País. É o Exército mais numeroso e mais bem armado e o mais forte do Brasil”, observou.


Recentemente o General do Exército Brasileiro Eduardo Dias da Costa Villas Bôas foi nomeado pela presidente Dilma Rousseff, como Comandante do Exército Brasileiro. Ele dedicou mais de 30 anos de sua carreira à região amazônica, atuando nas fronteiras como Comandante do CMA. 

Para o prefeito de Manaus essa nomeação foi providencial e vai ao encontro dos interesses do Amazonas nas questões de segurança e combate ao narcotráfico.  “O general Villas Bôas tornou-se um grande amigo meu, do governador Melo, do senador Omar. Ele chega ao ponto culminante da sua carreira e eu tenho certeza que sempre aberto para novas ideias que tragam o bem”, frisou. 


O secretário da SSP, Sérgio Fontes, afirmou que vai priorizar a integração entre as forças policiais. “A responsabilidade é enorme e vamos trabalhar diuturnamente para merecer essa confiança”, disse. Fontes foi superintendente da Polícia Federal no Estado, ele pretende desenvolver um trabalho em conjunto com o judiciário e o Ministério Público. 


Fontes adiantou, durante coletiva de imprensa, que haverá melhorias na corregedoria, aquisição de novas viaturas. Além dos novos concursos públicos, ele disse que pretende gerir o sistema com democracia, ouvindo os representantes, para avaliá-lo e aprimorá-lo continuamente. “Não haverá mudança imediata nos comandos, vou avaliar cada um antes de tomar qualquer decisão de quem fica ou quem sai”, garantiu. 


Polícia Civil

O delegado-geral da Polícia Civil, Orlando Amaral, disse que pretende reforçar o efetivo operacional com novas operações de segurança, seguindo a determinação do governador. Também deverá intensificar os trabalhos de investigação e o uso da inteligência. Além de priorizar melhores condições para a corporação. 


Amaral anunciou o nome do delegado Raimundo Acciolli para ocupar o cargo de delegado-geral adjunto. A DERFD (Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações), que antes estava sob a administração de Orlando Amaral, agora fica sob a responsabilidade do delegado Adriano Félix. “Fizemos alterações na cúpula da Polícia, modificações nas delegacias especializadas e nos distritos com o objetivo de colocar a pessoa certa no lugar certo”, frisou.


A solenidade de posse contou com a presença do atual secretariado, autoridades e do novo comandante da PMAM (Polícia Militar do Amazonas), coronel PM Gilberto de Andrade Gouvêa. A cerimônia para passagem de comando na PMAM será nesta manhã, dia 22, às 10h, no pátio do Quartel do Comando Geral da PMAM. 

A3_2201
http://jcam.com.br/

0 comentários: