quinta-feira, março 31, 2011

Dica Cultural: Livraria Saraiva, agenda abril 2011


AGENDA CULTURAL SARAIVA MEGASTORE

1/4, sexta-feira, 19h30
Papos & Ideias A poesia brasileira contemporânea: a enigmática obra de Orides Fontela, com alunos do Instituto Denizard Rivail
Alunos do ensino médio do Instituto de Educação Denizard Rivail farão homenagem ao poeta Orides Fontela com sarau, exposição de fotos, dança e canto.

2/4, sábado, 17h
Papos & Ideias Projeto Photovivência convida o fotógrafo Antonio Lima
O Photovivência convida esse mês o repórter fotográfico Antonio Lima para mostrar as principais fotos de sua carreira e falar da recente experiência de fotografar o Haiti um ano após o terremoto que devastou o país.

4/4, segunda-feira, 14h
Projeto Vitrine Rosa-choque apresenta exposição de fotos de moda de Daniel Cruz e desfile de moda
Durante três dias (4, 5 e 6), o projeto Vitrine Rosa-Choque fará palestras, workshops, exposição de fotos e discussões sobre a moda feita em Manaus. Confira o trabalho do fotógrafo Daniel Cruz e o desfile de roupas criadas a partir de preservativos de látex feitas por estudantes de moda. Oficina de artesanato com Célia Sato, aprenda a fazer uma guirlanda de Páscoa. Inscrições por e-mail: celiasato_@hotmail.com ou pelo telefone: 9601-8933 com Célia Sato.

5/4, terça-feira, 14h
Projeto Vitrine Rosa-choque apresenta workshop de maquiagem com Bruna Alencar
Durante três dias (4, 5 e 6), o projeto Vitrine Rosa-Choque fará palestras, workshops, exposição de fotos e discussões sobre a moda feita em Manaus. Aprenda os truques de make-up das modelos européias com a maquiadora Bruna Alencar do blog Apimentte. Workshop de customização de camisetas com o artista plástico Turenko Beça e a criadora de moda Cristiane Batista. Inscrições pelo telefone 9606 5243 com Cristiane Batista.

6/4, quarta-feira, 10h
Manhã de autógrafos com os artistas Kleber Lucas e Apóstolo Gilmar Brito
Participe da sessão de autógrafo com os artistas Kleber Lucas e Apóstolo Gilmar Brito que estão em Manaus para participar do evento gospel Louvarei 2011, junto com a cantora Aline Barros

6/4, quarta-feira, 14h
Projeto Vitrine Rosa-choque apresenta Papos & Idéias Como empreender no ramo de moda em Manaus, com Allexsandra Ebrahim
Durante três dias (4, 5 e 6), o projeto Vitrine Rosa-Choque fará palestras, workshops, exposição de fotos e discussões sobre a moda feita em Manaus. Allexsandra é ex-diretora do Pólo de Modas do Amazonas e conversará com o público sobre as dificuldades de fazer empreendedorismo de moda na cidade e apontar soluções. Oficina Mix de Artesanato com Célia Sato às 19h. Inscrições por e-mail: celiasato_@hotmail.com ou pelo telefone: 9601-8933 com Célia Sato.

13/4, quarta-feira, 20h
Encontro de fãs Harry Potter para lançamento em DVD Blu-Ray Harry Potter e as Helíquias da Morte Parte 1
A Saraiva, em parceria com a Warner Bros e com apoio da Editora Rocco, convida a todos os fãs do bruxinho mais famoso do mundo para comemorar o lançamento da primeira parte do filme em DVD e blu-ray. Participe de brincadeiras, ganhe brindes e no final, confira a surpresa preparada exclusivamente para vocês.

15/4, sexta-feira, 19h30
Pocket show The Beatles Return, com Black Mersey
Está aberta a temporada de Beatles na Saraiva MegaStore Manaus! O show da banda Black Mersey resgata algumas fases dos garotos de Liverpool, desde o período que ficou conhecido como Beatlemania até chegar na fase psicodélica. Os grandes clássicos da banda são executados sempre com muito cuidado para que não percam o arranjo original e sua sonoridade, principalmente nos vocais que foram a marca registrada da banda.

16/4, sábado, 16h
Hora da Criança Formato apresenta Contação de História Dona Neném, fofoqueira como ninguém
Os gatinhos da casa amarela têm uma nova vizinha: dona Neném, fofoqueira como ninguém! Sua vontade de bisbilhotar a vida alheia é tanta que acaba metendo Rubião Gatão, o mordomo, na maior confusão! E só mesmo um delegado bom de tutano para desfazer toda essa atrapalhação!

17/4, domingo, 16h
Hora da Criança Formato apresenta Contação de História Dona Neném, fofoqueira como ninguém
Os gatinhos da casa amarela têm uma nova vizinha: dona Neném, fofoqueira como ninguém! Sua vontade de bisbilhotar a vida alheia é tanta que acaba metendo Rubião Gatão, o mordomo, na maior confusão! E só mesmo um delegado bom de tutano para desfazer toda essa atrapalhação!

17/4, domingo, 17h
Encontro de fãs para lançamento do livro Chama Negra, da série Os imortais, de Alyson Noel, editora Intrinseca
Participe do encontro de fãs para o lançamento do quarto volume da série que dá continuidade aos best-sellers Para sempre, Lua azul e Terra de sombras. Haverá quiz, brincadeiras e sorteio de brindes.

19/4, terça-feira, 15h
Oficina de artesanato infantil, com Célia Sato
Com o objetivo de desenvolver a criatividade, coordenação motora, auto estima e interesse pelos trabalhos manuais, a artesã Célia Sato apresenta a oficina voltada para crianças. Na atividade, a garotada aprenderá a fazer uma das peças do mix que será ensinado: tiaras em tecido, chinelos, sacolinhas, bloquinhos e outros.

20/4, quarta-feira, 19h30
Papos & Ideias Projeto Business Book Club
O objetivo do encontro é fomentar a leitura, a produção de idéias, reflexões e busca de soluções a partir da leitura e discussão de livros influentes nas áreas técnicas de negócios, marketing e liderança. Em cada encontro haverá um convidado que conversará com o público sobre sua carreira profissional com indicações de literatura relevante para a carreira. O convidado do evento será o diretor da Escola Nilton Lins, professor Fábio César.

21/4, quinta-feira, 19h30
Projeto Riffs Desplugados apresenta pocket show com a banda Tudo Pelos Ares
A idéia do projeto é promover apresentações mensais de bandas de rock que possuam trabalho autoral. Além do show haverá um bate-papo mediado pelo jornalista Sandro Nine. A segunda edição do Riffs Desplugados será com a banda Tudo Pelos Ares.

26/4, terça-feira, 19h30
Cine Canoa apresenta o curta-metragem A Banda do Boulevard
Profissionais da área de audiovisual amazonense tem um novo espaço para divulgar seus trabalhos, o Cine Canoa, projeto da Associação de Cinema e Vídeo do Amazonas (ACVA) em parceria com a Saraiva MegaStore. A livraria será um ponto de exibição dos trabalhos produzidos no Estado. A produção que marcará a estréia do projeto é o curta-metragem A Banda do Boulevard, dirigido por Angelita Feijó.

27/4, quarta-feira, 19h
Projeto Àre apresenta Dr. Jivago
Àre em suruí quer dizer amigos, companheiros. Todos mês, o cinéfilo Joaquim Alfredo Loureiro convidará um amigo fazer um bate-papo sobre filmes que marcaram sua vida. A película de estréia é Dr. Jivago, de David Lean. O convidado Jorge Pires exibirá trechos do filme e conversará com o público. Em paralelo ao bate-papo, haverá exposição de cartazes do filme, fotos da época, livros sobre o assunto e filmes como Reds, Outubro, Encouraçado Potekin e 10 dias que abalaram o Mundo.

28/4, quinta-feira, 19h30
Papos & Ideias Inteligência Evolutiva e Desenvolvimento Profissional, com José Carlos Reston Filho(IIPC)Na palestra, o tema escolha de carreira profissional é abordado através da ótica da inteligência evolutiva, compreendida como a complexa associação de vários módulos de inteligência responsável pelo nível de autodiscernimento da consciência em relação à autoevolução e a assistência as demais consciências.

30/4, sábado, 17h (horário correto 19h, vide comentários)
Lançamento do livro Simetria do Caos, de Pollyanna Furtado, editora Sete Letras
Pollyanna Furtado escreve como quem sente o sabor secreto de cada palavra, descobrindo sentidos no ritmo de cada estrofe. Nas cores dos seus versos, da clareza do assombro com que fratura e se expõe, no jogo sutil de elementos, desvendamos a beleza latente em todo o caos.

Fonte:
Andreia Mayumi
Comunicação
Saraiva MegaStore Manaus
(92) 3236-9200 R-2033
andreiam@livrariasaraiva.com.br

quarta-feira, março 30, 2011

Morre o ex-vice-presidende do Brasil, José Alencar, últimas homenagens para um grande líder político



Imagem de Divulgação
Chegou ao fim ontem, a luta pela vida de José Alencar. Uma doença implacável fez mais uma vítima, que lutou bravamente para viver e contribuir para o progresso do País. Vá com Deus, e com a certeza de dever cumprido como político, cidadão e homem de coragem que jamais se entregou e se rendeu diante das adversidades que enfrentamos pela vida. Que sirva de exemplo positivo para todos nós. Muito obrigada.

José Alencar Gomes da Silva (1931 -2011)

Agora compartilho o texto a seguir:

Imagem de Divulgação
Por BRUNO LUPION, estadao.com.br
Atualizado: 30/3/2011 8:03

Corpo de José Alencar segue para velório em Brasília

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que faz o traslado do corpo do ex-vice-presidente José Alencar decolou do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, por volta das 7h45. A família de Alencar segue para Brasília em outro avião da FAB.

O carro funerário com o corpo de Alencar deixou o Hospital Sírio-Libanês, na região central de São Paulo, por volta das 7 horas, acompanhado por batedores do Exército. Ao deixar o hospital, populares aplaudiam a passagem do carro.

O trânsito ficou parcialmente interditado durante o percurso, que passou pelas avenidas Nove de Julho, Brasil, Vinte e Três de Maio e Rubem Berta. O governador do Estado, Geraldo Alckmin, acompanhou o trajeto.

Na capital federal, o vice-presidente Michel Temer irá receber a família de Alencar e o corpo do ex-vice-presidente no Aeroporto Juscelino Kubitschek. O trajeto entre o aeroporto e o Palácio do Planalto será em caminhão aberto do Corpo de Bombeiros.

O ex-vice terá dois velórios: um em Brasília, outro em Belo Horizonte. O primeiro, no Palácio do Planalto, se estende até amanhã de manhã, quando o corpo será levado para Belo Horizonte. Na capital de Minas Gerais, o segundo velório acontece no Palácio da Liberdade, antiga sede do governo estadual, das 8h30 às 13 horas.

Dica Profissional: Um Guia de Liderança segundo Harry Potter


Compartilhando informação com você.

sexta-feira, março 25, 2011

Mauro Junior e José Roberto de Ponte em noite de autógrafos na Livraria Saraiva


Finalizando sua breve visita na "Capital do Mormaço", e já deixando saudades, o jovem repórter e autor do livro "lugar de repórter AINDA é na rua", Mauro Junior nos brindou com sua presença, agora acompanhado pelo parceiro na obra, José Roberto de Ponte, ontem em noite de autógrafos na Livraria Saraiva.

Palestras dadas, agenda de compromissos cumprida, divulgação realizada com sucesso, chega a hora das despedidas, e nada melhor que comemorar com muita tietagem entre amigos e novos colegas, que tão empolgados quanto os autores, celebraram o final do lançamento de mais um título de qualidade, que vai somar à galeria de ‘livros pesquisa”, e que servem de inspiração para nós estudantes e para quem quiser adentrar nesse fascinante universo da Comunicação, seja ela oral, visual ou escrita.

Bravo!

Mais importante é ter a sinergia e ver fluir a troca de experiência e de conhecimento adquirido ao longo do tempo, com toda a certeza Mauro Junior cumpriu sua missão e o trimônio "Pesquisa, Ensino e Extensão" que aprendemos na sala de aula das Universidades, foi compartilhado.

Para mim, em especial, foi muito gratificante conhecer dois jovens talentos da Comunicação de Massa do Brasil e que me deram a oportunidade de estar com grandes mestres, professores, profissionais da área, colegas de trabalho e principalmente alguns dos meus melhores Amigos. Muito obrigada pela dedicatória carinhosa, e espero rever vocês em breve. Fiquem com Deus.

Thiago Guedes, José Roberto, Tanair Maria, Dudu Monteiro de Paula, Mauro Junior,
 Juliana Souza e Thiago Herculano
Thiago Guedes, José Roberto, Dudu, Mauro Junior e Thiago Herculano
 (mais um clube do bolinha, xd)


Tanair Maria e Eduardo Monteiro de Paula (fofinhos)

quinta-feira, março 24, 2011

PCdoB comemora 89 anos e ganha espaço na mídia com programa de Rádio e TV

Hoje, ao completar 89 anos, o PCdoB conquista espaço na cadeia de Rádio e TV em todo o país. Com programação especial em que os milhões de brasileiros passam a ver o vermelho dos comunistas se misturar com o verde e amarelo da bandeira nacional. O programa será veiculado às 20h30 na TV e às 20h no Rádio, com inserções de 30 segundos.

Em entrevista ao Telejornal Bom dia Amazônia da Rede Amazônica, a vereadora Lúcia Antony falou sobre a importância da trajetória política social desde a fundação do partido PCdoB em 1922, que recebeu a frase famosa mas, pejorativa de “Comunistas comem criancinhas”, forte manifestação preconceituosa da sociedade católica dominante naquela época. E que serviu de argumento para divulgar o idealismo do partido em lutar contra uma sociedade discriminadora e preconceituosa, resistente em evoluir para uma sociedade livre de preconceitos e estruturada no desenvolvimento econômico, político e social, que se forem aliados construiriam uma política de igualdade para todos.

O PCdoB é o partido mais antigo do país e por isso sua história se mistura com a história política do Brasil e fundamenta sua ideologia com a luta por melhorias na qualidade de vida do povo brasileiro, e assim alavancar o desenvolvimento da nação.

Compartilho com você o texto a seguir:


PCdoB 89 anos fazendo o Brasil avançar
Da Redação do PCdoB B
Inspiradas numa das grandes paixões dos brasileiros, as peças usam o esporte como alegoria, com um tom positivo e vencedor, com os desafios e conquistas que são característicos da vida do PCdoB e dos brasileiros. O programa de TV vai mostrar que o PCdoB, assim como o povo brasileiro, supera suas dificuldades com luta, garra, dedicação, esforço, liderança, trabalho de equipe. Foi assim que o partido enfrentou as dificuldades para completar os seus 89 anos, da clandestinidade até o governo Dilma.

Para o secretário de Comunicação do Comitê Central, José Reinaldo Carvalho, “o partido transmite, através de linguagem plástica e leve, própria do meio, uma mensagem política clara – o socialismo como rumo, através do caminho da luta pela democracia, os direitos do povo, o progresso social, a soberania nacional e o projeto de desenvolvimento”. Segundo ele, as peças publicitárias vão mostrar que o PCdoB é de luta e vai tocar num tema “sensível e mobilizador” para os movimentos sindicais e populares – as reformas estruturais – “tão necessárias para o Brasil dar um salto em seu desenvolvimento e assegurar a emancipação nacional e social”. O secretário de Comunicação do PCdoB diz que aguarda com muita expectativa a receptividade da militância e do público, mas adianta que o partido tem dado “passos consistentes” no profissionalismo e na elevação do padrão estético na confecção das peças de Rádio e TV.

Neste paralelo com o esporte e a vida cotidiana, o programa vai refletir a atmosfera de otimismo que tomou conta dos brasileiros desde os governos do presidente Lula. Otimismo que se manifesta na esperança e na luta que trouxeram para o país as Olimpíadas e a Copa do Mundo, que apesar dos agouros diários da velha mídia, vão marcar uma nova etapa do Brasil no cenário internacional.

O programa vai falar das reformas necessárias, que são fundamentais para fazer a nação avançar de verdade. Como não poderia deixar de ser, terá destaque a comemoração do 89º aniversário do PCdoB, com uma linguagem que pretende aproximar o partido dos jovens e se apresentar para o grande público com feição moderna. Tudo isso vai estar condensado na mensagem: PCdoB. O partido do socialismo. Há 89 anos, jogando para o Brasil vencer.

Um programa próprio para o Rádio foi produzido, utilizando linguagem adequada ao meio radiofônico.

Todas as peças que irão ao ar a partir desta quinta-feira tiveram a direção artística do publicitário Marcelo Brandão e a coordenação política de Kérisson Lopes, da Comissão Nacional de Comunicação do PCdoB.

Fonte: http://www.pcdob.org.br/

quarta-feira, março 23, 2011

Nada acontece por acaso, na minha vida...

Imagem de Divulgação

Google Doodle celebra 137º aniversário de Harry Houdini
  • Harry Houdini, nome artístico de Ehrich Weiss, (Budapeste, 24 de Março de 1874 — Detroit, 31 de Outubro de 1926) foi um dos mais famosos escapistas e ilusionistas da História.
    pt.wikipedia.org/wiki/Harry_Houdini

Acabo de tomar “mais” uma decisão do estilo ruptura de relação, e ao chegar em casa para afogar minhas mágoas na web, me deparo com a imagem acima... Pura simbologia de ruptura, quebra de paradigmas, quebra de relacionamentos e acima de tudo marcação de território e de liderança nata. Lembrando que a liderança é sempre solitária.

E, outra coincidência temporal e digamos transversal, é a de que estou assistindo por partes o célebre filme Citizen Kane (traduzido como Cidadão Kane, O Mundo à Seus Pés) tenho que mencionar a altivez e postura determinante do inigualável Orson Welles, roteirista e protagonista desse filme, que interpreta o gigantesco, magnífico e jornalista Charles Foster Kane, um homem que possuiu tudo o que quis, e depois perdeu tudo, mas nunca permitiu ser dominado ou subjugado, apenas queria ser amado, mesmo como o maior magnata de todos os tempos.


Enfim, nada acontece por acaso, na minha vida... Como o Bambu, que adora bailar com o vento e vibrar com a ventania, por isso enverga mais não quebra.

Agora estou mais leve e continuo feliz!

Dica Cultural: Noite de autógrafos do repórter esportivo Mauro Junior


Compartilhando este release:


Mauro Junior, repórter da TV Globo, lançará livro amanhã em Manaus
Mauro Junior trabalha na Central Globo de Esportes (CGESP).

Foto: SaraivaMegaStore

Uma dica para os estudantes de jornalismo de Manaus: na próxima semana, o repórter da TV Globo Mauro Junior estará na cidade divulgando seu livro “Lugar de repórter ainda é na rua – o jornalismo de Ricardo Kotscho”, escrito em parceria com o colega José Roberto de Ponte. O jornalista vem a convite da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer.
 “É importante o contato dos estudantes com profissionais da área. Temos a intenção de realizar um seminário de jornalismo esportivo este ano, ainda sem data definida porque precisamos confirmar as agendas dos convidados. Já fizemos contato com alguns deles e todos se prontificaram a participar desse encontro. A palestra com o Mauro Junior será uma prévia do que está por vir”, afirma o secretário municipal de Desporto e Lazer, Fabrício Lima.
No dia 24, Mauro Junior e José Roberto de Ponte estarão na Livraria Saraiva (Manauara Shopping), em uma noite de autógrafos. O evento terá início às 19h30.

Sobre os autores
Trabalhando na Rede Globo desde 2008, Mauro Junior começou a idealizar o livro “Lugar de repórter ainda é na rua – o jornalismo de Ricardo Kotscho” ainda na faculdade.

Em 2002, ele e José Roberto de Ponte, colegas da Universidade de Santa Cecília, utilizaram a história de Kotscho como tema de seu TCC. Ponte é jornalista autônomo.

Sobre Ricardo Kotscho
Com mais de 40 anos de carreira, Kotscho tem no currículo passagens pela TV Globo, SBT, Rede Bandeirantes e Folha de São Paulo, entre outros veículos, além de ter sido Secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República em 2003/2004, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O jornalista também é vencedor de quatro prêmios Esso.

SERVIÇO
O que é: Noite de autógrafos
Data: 24 de março de 2011
Horário: 19h30
Local: Livraria Saraiva (Manauara Shopping)
--
Assessoria de Imprensa da Semdej (release e mais informações)
Responsável: Bárbara Nascimento (+5592-9210-2479)
Estagiários: Camila Henriquese Gabriel Machado
Fotógrafo: Antonio Lima
Informações: 3638-8715
Twitter: @semdej_manaus

Fonte:
Andreia Mayumi
Comunicação
Saraiva MegaStore Manaus
(92) 3236 9200 R-2033

Palestra de lançamento do livro "lugar de repórter AINDA é na rua", autores Mauro Junior e José Roberto de Ponte


     Surge no mercado literário uma forte tendência de trabalhos acadêmicos tornarem-se livros, obras a serem eternizadas principalmente na categoria comunicação social.
     Jovens alunos formandos passam em média dois anos preparando suas Monografias ou seus Trabalhos de Conclusão de Curso o famoso "TCC", que são entregues encadernados, como um livro mesmo, capa dura, letras douradas e muito conteúdo embasado em pesquisa e dedicação, é um sonho realizado que vai direto para as prateleiras das bibliotecas universitárias, e fica com acesso limitado aos alunos e acadêmicos.
     Agora, para nosso deleite algumas dessas jóias vão também para as editoras e ganham destaque ainda maior, como a obra do jovem jornalista e autor Mauro Junior que em parceria com José Roberto de Ponte, produziram a obra Lugar de Repórter AINDA é na Rua, título inspirado na frase do jornalista Ricardo Kotscho "lugar de repórter é na rua", o qual foi acrescentada a palavra "AINDA", que realça ainda mais esta frase impactante.
     Hoje, Mauro Junior esteve na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) para ministrar uma palestra aos aspirantes à jornalista com foco na carreira de repórter e aproveitou o lançamento da obra "lugar de repórter AINDA é na rua", para nos apresentar suas experiências como profissional global de destaque, aluno dedicado e menino tímido que realizou seu sonho.
     Mauro Junior inicia a palestra contando sua trajetória pessoal dá infância "ralando muito" numa cidadezinha do interior de São Paulo à sua graduação na faculdade do litoral santista. Citou a passagem pelas Olimpíadas de Pequim com destaque para os jornalistas esportivos Tino Marcos e João Pedro Paes Leme.

"O esporte é lição de vida"
Com esta frase, Mauro Junior apresenta vídeos de matérias que produziu e que foram veiculadas no globo esporte e no esporte espetacular, programas da Rede Globo, e relata com emoção sua experiência nos locais mais distantes dos centros urbanos e com possibilidade mínima de serem divulgadas, mas com o faro e a persuasão de repórter, foram ao ar com destaque para estas estórias de superação e dedicação, sem preconceito e sem limite de idade que vai de 7 a 70 anos, a exemplo da Corrida de Reis realizada no interior do Mato Grosso.

"Pesquisa é fonte para achar talentos"
Através de pesquisas, verificou-se uma nova linguagem jornalística esportiva o entretenimento que aparece com 60% na programação esportiva contra 40% de jornalismo, estatística que demonstra mais uma tendência de produção de programas que agradem o público em geral, a eterna busca pela audiência da grande massa, aqueles valiosos pontinhos do IBOPE.

"Humildade e Amizade para conquistar o entrevistado e obter uma boa matéria"
A maioria das pessoas tem resistência para falar diante da câmera (filmadora), então é preciso persuasão e uma boa conversa antes de iniciar a gravação, e que termina por conquistar o respeito e a amizade do entrevistado, principalmente nos interiores do país, onde suas matérias "renderam".

"Uma frase que sempre repetia e que virou meu bordão na redação: A reportagem rendeu..."
Às vezes durante a produção de uma matéria, a pauta precisa ser adaptada porque o assunto central é cancelado, então o repórter têm que usar de muita criatividade e acreditar para poder convencer o editor chefe a aprovar a matéria alternativa para aquele espaço, e sempre que Mauro Junior conseguia que uma matéria fosse veiculada, a frase saía com muita empolgação: "A reportagem rendeu!"

"Amizade x Notícia x Amizade"
Uma boa matéria não significa uma matéria alegre, algumas vezes acontece de ter que produzir uma matéria triste ou polêmica como perder um jogo por conta de um jogador que teve baixo desempenho, mesmo ele sendo colega ou até mesmo amigo do repórter que acaba criando este vínculo por estar muito próximo e sempre presente nos jogos e eventos esportivos. Ter muito cuidado com a corrida pelo "furo" (notícia jornalística impactante). A ética profissional em primeiro lugar, sempre aplicada.

"Algumas dicas para os novos e para os futuros repórteres"
Hoje, Mauro Junior está seduzido pela reportagem no formato de entretenimento, onde as estórias pitorescas são produzidas com muita criatividade e categoria. Então, investir na carreira sempre, criar um estilo próprio, olhar no espelho e falar para você mesmo (ver como fica as expressões faciais e dar mais segurança ao falar em público e com o público), e acreditar por que tudo é possível.

Para encerrar uma frase:

"Lugar de repórter AINDA é na rua."

Agradecimentos ao Secretário Municipal de Esportes, Fabrício Lima, à professora e diretora do Departamento de Comunicação da Ufam, Inara Costa, ao reporter da Rede Amazônica de Rádio e Televisão, Thiago Herculano, ao bacharel em Comunicação Social - Jornalismo, professor, mestre e escritor Allan Rodrigues, aos alunos e todos os participantes deste evento onde a troca de conhecimento, a participação efetiva de todos os presentes, a harmonia, o entusiarmo e a alegria foram os principais ingredientes para seu sucesso.

Galeria de fotos
Momentos antes da palestra

Secretário Municipal de Esportes, Fabrício Lima abre a palestra



Jornalista, repórter e autor Mauro Junior


Alunos compartilham informações on-line


Cobertura jornalística do evento (flash pra todo lado)

Prof. Msc Allan Rodrigues e  Dir.Com. Inara Costa (Ufam)

Tietagem minha, adoro... meu prof.Allan e a simpática diretora Iana

Mauro Junior em momento de admiração pelo autor e sua obra

Mauro Junior e seu fã do blog Dialog


Referência ao Auditório Rio Alalau (Campus da Ufam) 


Elizabeth Taylor, as últimas homenagens para uma grande estrela

Famosidades, Atualizado: 23/3/2011 13:00
Famosos se despedem de Elizabeth Taylor
 via Twitter
                                                                 Arquivo Famosidades


Por FAMOSIDADES

RIO DE JANEIRO - A notícia da morte de Elizabeth Taylor nesta quarta-feira (23) pegou o mundo de surpresa. Fãs da estrela hollywoodiana pareciam não acreditar na confirmação dada pelo porta-voz da artista. A partir do momento que a notícia tomou lugar nas manchetes na internet, celebridades usaram o Twitter para divulgar sua tristeza.

Elton John, por exemplo, escreveu: “Acabamos de perder um gigante de Hollywood e, mais importante, perdemos um incrível ser humano". O cantor Ricky Martin fez parte da corrente de orações por Liz Taylor e postou: “Elizabeth Taylor, descanse em paz".

Julia Almeida, filha de Manoel Carlos, retwittou um alerta do “The New York Times” e completou a mensagem com a palavra “luto”. Didi Wagner foi outra que se lembrou da atriz: “R.I.P. Liz Taylor”. Yasmin Brunet filosofou: “R.I.P. Elizabeth Taylor... Que triste acordar com isso. Mas não é o final para ela, só um começo novo”.

Já cantora Kylie Minogue fez questão de publicar palavras da própria atriz: "Doe. Lembre-se sempre de doar. É isso que vai fazer você crescer". Vale lembrar que a própria Liz Taylor era uma arroba no microblog. Seu último post no Twitter foi em 9 de fevereiro, quando divulgou uma entrevista que deu para a revista "Bazaar".

Fonte: http://entretenimento.br.msn.com/famosos/

Adeus a mais um mito de Hollywood, Liz Taylor

Famosidades, Atualizado: 23/3/2011 14:40
Elizabeth Taylor morre aos 79 anos

                                                                Arquivo Famosidades

Por FAMOSIDADES

SÃO PAULO - Uma das maiores estrelas de Hollywood faleceu nesta quarta-feira (23). Elizabeth Taylor, aos 79 anos, morreu vítima de insuficiência cardíaca congestiva. A informação foi confirmada pelo agente e filho da atriz, Michael Wilding. Segundo ele, a mãe faleceu ao lado dos quatro filhos. "Apesar de ela ter sofrido diversas complicações, sua condição estava estável e era esperado que ela voltasse para casa em breve. Infelizmente, isso não aconteceu", afirmou em um comunicado.

Wilding disse ainda que sua mãe foi uma mulher extraordinária que viveu a vida intensamente. "Apesar de sua perda ser devastadora, nós sempre seremos inspirados pela sua contribuição ao nosso mundo", disse. Segundo a rede ABC, a família pretende realizar um funeral particular até o final desta semana.

Liz Taylor estava internada no centro médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, Estados Unidos, há cerca de dois meses, com problemas cardíacos. Desde 2004, a diva lutava contra uma doença que impedia seu coração de bombear sangue o suficiente para os demais órgãos do corpo. Há três anos, ela se submeteu a uma cirurgia para substituir uma válvula defeituosa no coração. E há mais de cinco anos usava cadeira de rodas.

quarta-feira, março 16, 2011

Seminários de Rádiojornalismo (parte 1), apresentados em sala de aula no UniNorte-Laureate

Ontem, os alunos da turma CJN04S1, iniciaram as apresentações dos seminários de pesquisa da disciplina Rádiojornalismo, ministrada pela professora Edilena Mafra.

Metodologia
Com o objetivo de apreender conhecimento sobre a História do Rádio, Mafra escolhe seis temas para pesquisa, produção e apresentação em forma de seminário interativo com os alunos ouvintes, que tiveram a missão de produzir apontamentos sobre o conteúdo apresentado pelos colegas da turma e entregar no final de cada apresentação, valendo pontos que vão compor a nota final das apresentações.
Professora Esp. Edilene Mafra
Apresentação
Desafio proposto e efetuado pelos alunos, que utilizando a metodologia interativa sugerida pela professora Mafra, apresentaram duas interessantes e produtivas apresentações com os temas:
Equipe 1, tema: A INVENSÃO DO RÁDIO, das experiências científicas à popularização
Equipe 2, tema: O RÁDIO NO BRASIL, principais fases do Rádio

Destaques
Já virou regra, em toda apresentação alguns alunos se destacarem e serem objeto de estudo e de inspiração para as equipes seguintes. Desta vez, destaco as apresentações marcantes de Marcos César e Ronilson Rodrigues ambos possuidores de estilo e postura peculiares bem distintas e que interagindo, deram equilíbrio à apresentação e fez com que prestássemos mais atenção no conteúdo apresentado da Equipe 1 - A Invenção do Rádio.
Para a voz marcante de locutor, tenho que destacar a objetividade e empolgação, apresentados pelo colega Luiz França, profissional atuante na Rádio Rio Mar e aluno da Equipe 2 - O Rádio no Brasil.
Ao término das apresentações as equipes receberam elogios da professora Mafra e aplausos dos alunos presentes em sala de aula.

Promessas
Muita expectativa para as próximas apresentações com a prerrogativa de superação e de surpresas inusitadas.
Vou registrar em fotos e postar nas próximas apresentações, sorry.

terça-feira, março 15, 2011

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor


O dia 15 de março é o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. E você sabe por que esse assunto é do seu interesse?
Nós vamos explicar.

Todo ser humano é um consumidor. As pessoas comem, vestem-se, divertem-se; compram apartamentos, móveis, CDs, revistas, livros, eletrodomésticos e utilizam serviços telefônicos e bancários, entre muitas outras coisas. Resumindo, consumidor é toda pessoa física (indivíduo) ou jurídica (empresa, associação ou qualquer outra entidade) que adquire um produto ou serviço para uso próprio.

As empresas ou pessoas que produzem ou vendem produtos ou serviços são chamadas de fornecedores e tudo o que oferecem aos consumidores deve ser de qualidade, com um preço justo e que atenda àquilo a que se propõe, sem enganar o comprador. É um direito do consumidor, garantido pela Lei no 8.078, de 11/09/90, que criou o Código de Defesa do Consumidor.

O Código, que entrou em vigor em 1991, é uma lei de ordem pública que estabelece direitos e obrigações de consumidores e fornecedores, para evitar que os consumidores sofram qualquer tipo de prejuízo.

Mas para que todos consigam defender seus interesses é importante que cada um de nós contribua com o seu comportamento cuidadoso e vigilante. Recentemente, as denúncias dos consumidores sobre alguns supermercados que vendiam produtos que tinham um preço na prateleira e na verdade eram mais caros quando passavam pela leitura do código de barras fez com que autoridades determinassem a volta das etiquetas nos produtos. É dever do consumidor ter atitudes que façam com que os fornecedores o respeitem. Agindo dessa forma você estará exercendo seu papel de cidadão ao defender seus direitos e também estará contribuindo para melhorar o nível de vida de todos os brasileiros.
Fonte: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/consumidor/home.html

O Dia Internacional dos Direitos do Consumidor, comemorado hoje, surgiu em 1983 como uma homenagem à declaração sobre a defesa dos interesses dos consumidores do ex-presidente dos Estados Unidos John Kennedy, feita ao Congresso Americano em 15 de março de 1962.

A coordenadora institucional da Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), Maria Inês Dolci, explica que, com o discurso, Kennedy queria que o consumidor tivesse direito à informação e à escolha.

- Portanto, ele recomendou a partir daí que os governos entendessem a importância desse dia para o cidadão ter seu direito respeitado. É um dia mundial do consumidor, que é um dos pilares na sociedade verdadeiramente democrática.

Para Mariana Ferreira Alves, advogada do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), ainda que simbólica, a data é importante porque “a relação de consumo acontece todos os dias”.

segunda-feira, março 14, 2011

Dia Nacional da Poesia

Castro Alves "Poeta do Escravos"
     A palavra "poesia" tem origem grega e significa "criação". É definida como a arte de escrever em versos, com o poder de modificar a realidade, segundo a percepção do artista.
     Antigamente, os poemas eram cantados, acompanhados pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por isso, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico. Hoje, os poemas podem ser divididos em quatro gêneros: épico, didático, dramático e lírico.
     As linhas de um poema são os versos. O conjunto desses versos chama-se "estrofe". Os versos podem rimar entre si e obedecer à determinada métrica, que é a contagem das sílabas poéticas de um verso. Os versos mais tradicionais são as redondilhas; a redondilha menor tem cinco sílabas, e a maior com sete; os versos decassílabos, dez; os alexandrinos, doze.
     A rima é um recurso que confere musicalidade aos versos, baseando-se na semelhança sonora das palavras do final ou, às vezes, do interior dos versos. Rima, ritmo e métrica são características especiais de um poema e que podem variar, dependendo do movimento literário da época.
     No Brasil, os primeiros poemas surgiram junto com o seu descobrimento, pois os jesuítas usavam versos para catequizar os índios.
     Depois, surgiram outras formas de poesia, como o barroco (1601-1768), o arcadismo (1768-1836), o romantismo (1836-1870), o parnasianismo (1880-1893), o simbolismo (1893-1902), o pré- modernismo (1902-1922), o Modernismo (1922-1962), até a forma de hoje.
     O Dia Nacional da Poesia é comemorado em homenagem ao nascimento de Castro Alves, em 14 de março de 1847. Poeta do romantismo, ele foi um dos maiores nomes da poesia brasileira. Suas obras que mais se destacaram foram: Os escravos (no qual há o seu famoso poema Navio Negreiro) e Espumas flutuantes, cujas características principais são a valorização do amor e a luta por liberdade e justiça. Há outros nomes importantes da poesia brasileira: Alberto de Oliveira, Gonçalves Dias, Raimundo Correia, Olavo Bilac, Casimiro de Abreu, Cecília Meireles, Jorge de Lima, Ferreira Gullar, Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade e muitos outros.
Fonte: www.paulinas.org.br

domingo, março 13, 2011

Brasil fica fora do 'top 100' das universidades de maior reputação

Ranking foi feito a partir de pesquisa com 13 mil professores do mundo; Universidade de Harvard, nos EUA, obteve nota máxima
Fonte: G1

A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, obteve a pontuação máxima no ranking das melhores universidades em reputação do mundo divulgado nesta quinta-feira (10) pela Times Higher Education (THE), instituição baseada em Londres. O ranking foi montado a partir de uma pesquisa somente para convidados de mais de 13 mil professores de 131 países do mundo e reforça a posição dominante das instituições dos EUA e consagra boa reputação de universidades do Reino Unido e do Japão. O índice faz parte do ranking das melhores universidades do mundo divulgado pela THE em setembro do ano passado.

O Brasil não tem nenhuma instituição entre as 100 melhores. Rússia (Universidade Lomonosov de Moscou), China (universidades Tsinghua, Pequim e Hong Kong) e Cingapura e Hong Kong também aparece com instituições entre as 50 melhores do ranking. No grupo entre as posições 51º e 100º aparecem universidades de países emergentes como a Universidade de Seul, na Coreia do Sul; Universidade de Taiwan e o Instituto de Ciência da Índia.
A pesquisa pediu aos acadêmicos experientes para destacar o que eles acreditavam ser o mais forte das universidades para o ensino e a pesquisa em seus próprios campos. Harvard obteve 100 pontos. As outras cinco melhores classificadas foram Instituto de Tecnologia de Massachusetts; Universidade de Cambridge (Reino Unido); Universidade da Califórnia, em Berkeley; Universidade de Stanford University e Universidade de Oxford (Reino Unido).

Simon Pratt, gerente de projeto da pesquisa, disse que os dados "mostram uma diferença significativa no pé reputação dos seis primeiros, com uma queda no número de respostas abaixo desse nível".
Site: http://pe360graus.globo.com/educacao/

sábado, março 12, 2011

Dia do Bibliotecário

Na Antiguidade, quando foi inventada a escrita, os bibliotecários eram responsáveis pela escrita e armazenamento dos livros. Os escribas, por exemplo, escreviam as leis e registravam fatos do cotidiano.

Já na Idade Média, as bibliotecas passaram a ter um caráter religioso, e a função do bibliotecário ficou a cargo dos monges, que eram copistas e os próprios editores dos livros. Sua preocupação, porém, era apenas preservar o acervo e proteger as obras.

No Brasil o Dia do Bibliotecário foi instituído pelo decreto nº 84.631, de 14/4/1980, junto com a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Comemora-se no dia 12 de Março em homenagem ao engenheiro e bibliotecário por vocação, Manuel Bastos Tigre.
Ele nasceu no dia 12 de março de 1882 e, ao terminar o curso de Engenharia, em 1906, resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, no Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal.
Este encontro foi decisivo na sua vida, porque, em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia.
Prestou concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro e se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal.
Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, ao lado do Reitor da instituição, Professor Pedro Calmon de Sá.

Quem é o bibliotecário?
É oportuno lembrarmos, no dia em que se comemora o bibliotecário, das palavras do Chefe da Casa Civil do governo Figueiredo, general Golbery. Disse ele: "o único lugar que preservo de todos é a minha biblioteca, pois através das minhas leituras conhecerão os meus segredos".

Declaração interessante. Retrata o sentimento de muitos amantes da leitura, que costumam ser extremamente zelosos com seus livros, chegando mesmo a sentir ciúmes de visitantes inoportunos ou de olhares mais curiosos sobre suas estantes.

Cada exemplar de uma obra é único. O livro que descansa na prateleira da nossa casa nunca será o mesmo que repousa em outro lugar, porque o exemplar da nossa casa habita também o nosso espírito. Representa ainda nossas releituras de discussões nervosas e hesitantes.


O bibliotecário, por sua vez, é o profissional que, aos poucos, vai desbravando a alma dos leitores. É ele que coabita com todos os autores, com todas as suas obras e com as expectativas e anseios de todos os leitores.

O Ofício
O profissional da área de biblioteconomia administra bancos de dados e se responsabiliza por classificar e armazenar informações, além de orientar o público que procura uma biblioteca.

Hoje em dia, quem domina tecnologias da computação pode gerenciar arquivos digitais ou organizar páginas para a internet.

Bom lembrarmos também que a qualidade da orientação fornecida pelo bibliotecário, a quem procura uma biblioteca, vai depender de sua própria vivência com a leitura, ou seja, de sua experiência pessoal com os livros e o com o próprio conhecimento em si.

Porque o saber técnico, ligado ao ofício propriamente dito - catalogação, arquivamento, etc. - poderá ser assimilado por qualquer pessoa que se dedique ao estudo da biblioteconomia.

Para atuar como bibliotecário, é preciso, após a graduação, obter o registro no Conselho Regional de Biblioteconomia.

Quem pretende ingressar no curso, já deve ficar sabendo que entre as disciplinas básicas estão língua portuguesa, inglês e literatura. É obrigatório ainda que se faça um estágio, sendo exigida uma monografia final.

Em algumas instituições, o curso, que tem duração média de quatro anos, é chamado de Ciência da Informação ou Gestão da Informação.
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/marco/dia-do-bibliotecario.php

Veja abaixo as universidades que oferecem o curso de biblioteconomia no Brasil:
•no Amazonas, Universidade Federal do Amazonas;
•no Pará, Universidade Federal do Pará;
•na Bahia, Universidade Federal da Bahia;
•no Ceará, Universidade Federal do Ceará;
•no Maranhão, Universidade Federal do Maranhão;
•em Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco;
•no Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte;
•em Brasília, Universidade de Brasília;
•em Goiás, Universidade Federal de Goiás;
•em Mato Grosso, Faculdades Integradas Cândido Rondon e Universidade Federal de Mato Grosso;
•em Minas Gerais, Fundação Educacional Comunitária Formiguense, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal do Rio Verde;
•em São Paulo, Associação de Ensino de Botucatu, Faculdades Integradas Teresa D'Ávila, Faculdades Integradas Teresa D'Ávila de Santo André, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Universidade Estadual Paulista e Universidade de São Paulo;
•no Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Universidade Santa Úrsula, Universidade do Rio de Janeiro;
•no Espírito Santo, Universidade Federal do Espírito Santo;
•no Paraná, Universidade Estadual de Londrina;
•em Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina;
•no Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
Fonte: Insituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas

sexta-feira, março 11, 2011

Terremoto e Tsunami arrasam noroeste do Japão

Serão sinais da sétima profecia? Esta profecia aponta que, entre os anos 1999 e 2012, uma luz emitida do centro da Galáxia sincronizará todos os seres vivos e permitirá que voluntariamente iniciem uma transformação interna que produzirá novas realidades. Os Maias mencionam que cada um terá a oportunidade de mudar e quebrar suas limitações, criando uma nova era, em que a comunicação será pelo pensamento. Os limites desaparecerão, uma nova era de luz e transparência terá início e as mentiras desaparecerão.
Fonte: http://www.evoluindo.org/previsoes/os-maias-apontam-2012-como-o-fim-de-um-ciclo-na-terra

Do G1, com agências internacionais
11/03/2011 03h06 - Atualizado em 11/03/2011 09h44
Forte terremoto atinge a costa nordeste do Japão e gera tsunami
Já são mais de 50 mortos no país, e costa do Pacífico teme ondas gigantes. Abalo de magnitude 8,9 é o 7º maior da história, segundo agência dos EUA.
 
Imagem: AE / Portal do Holanda

Um forte terremoto de magnitude 8,9 atingiu nesta sexta-feira (11) a costa nordeste do Japão, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), matando ao menos 40 pessoas no país e gerando um tsunami (onda gigante com potencial destrutivo) que ameaça países da costa do Oceano Pacífico.

O tremor foi o 7º pior da história, segundo a agência americana.

Imagens de TVs locais mostram que o abalo provocou um tsunami, que alcançou áreas da cidade japonesa de Sendai. Carros e barcos foram arrastados, em imagens impressionantes.
Logo após o tremor, um alerta para ondas de até seis metros de altura foi emitido no país. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, agência americana, também emitiu um alerta para vários países, de onda de até dez metros.
A Polícia Nacional afirmou que pelo menos 40 pessoas morreram e 39 estavam desaparecidas, mas os danos eram tão grandes que iria demorar para se ter uma cifra definitiva. A imprensa local fala em mais mortes.
Ainda não havia informações sobre vítimas brasileiras, segundo o embaixador do Brasil no país.
O tremor teve epicentro no Oceano Pacífico a 130 km da península de Ojika, no Japão, a uma profundidade de 24 km, considerada baixa.
Ele ocorreu às 14h46 (hora local, 2h46 de Brasília) e foi seguido por pelo menos outros 52 fortes tremores de magnitude superior a 5, segundo o USGS, agência americana que monitora e estuda tremores pelo mundo. O governo japonês emitiu um alerta sobre o risco de fortes réplicas.

Premiê pede calma
O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, qualificou como "grandes" os danos causados pelo abalo. Kan pediu "calma" à população. Ele estava no Parlamento na hora do tremor.
Foram registrados incêndios em pelo menos 80 lugares, segundo a agência Kyodo.
O terremoto sacudiu com força os edifícios de Tóquio. Alarmes foram disparados nos prédios, houve correria, e as linhas telefônicas ficaram bloqueadas.
O Shinkansen, o trem-bala da capital japonesa, e os dois principais aeroportos ficaram temporariamente fechados.
As autoridades japonesas pediram aos moradores da capital que fiquem no centro da cidade e que não tentem chegar a suas casas se vivem nos arredores. O transporte coletivo entrou em colapso na capital.
A parede de água entrou quilômetros adentro pela costa da ilha de Honshu, arrastando casas e transformando os portos em cenários de desoladora devastação.
Foto: Arte G1

Nas áreas rurais próximas, a onda varreu as frágeis casas de madeira como se fossem de papel, e em questão de minutos devorou centenas de hectares de plantações.
Em Aomori, no extremo norte da ilha, pelo menos cinco embarcações grandes, algumas emborcadas de cabeça para baixo, foram levadas pelas águas.
Algumas foram paradas por árvores, outras, por conjuntos de lojas ou barreiras marítimas.
Em Ibaraki, era possível ver do alto grandes casas flutuando pela enchente, cercadas por dezenas de carros.
Carros em estrada danificada pelo tremor na
cidade de Yabuki nesta sexta-feira (11) (Foto: AFP)
Um navio com 100 pessoas a bordo foi virado pelo tsunami na costa, segundo a agência Kyodo. Ainda não se sabia o destino dos passageiros
Tsunami
Um aviso de ondas gigantes foi emitido pelo americano Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico após o terremoto.
As Filipinas ordenaram a retirada de milhares de cidadãos na costa oriental do terço norte do país, pelo risco de a onda gigante atingir a região.
Segundo o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (Philvolcs), a onda gigante chegaria ao litoral leste da ilha de Luzon entre 17h e 19h do horário local (6h e 8h de Brasília).
Nova Zelândia, Taiwan, Indonésia e a ilha de Guam também emitiram alertas.

Imagem divulgada pelas autoridades meteorológicas dos EUA mostra a previsão de como o tsunami vai viajar pelo Oceano Pacífico nesta sexta (11). O tremor ocorreu às 14h46 locais, 2h46 de Brasília. (Foto: AFP PHOTO/NOAA/HO)
Em 27 de fevereiro do ano passado, um tremor de magnitude 8,8 atingiu o Chile e deixou mais de 800 mortos. O terremoto no Chile, considerado então o quinto maior da história, ocorreu durante a madrugada e também causou tsunamis. O epicentro foi a 35 km de profundidade.