quarta-feira, março 23, 2011

Palestra de lançamento do livro "lugar de repórter AINDA é na rua", autores Mauro Junior e José Roberto de Ponte


     Surge no mercado literário uma forte tendência de trabalhos acadêmicos tornarem-se livros, obras a serem eternizadas principalmente na categoria comunicação social.
     Jovens alunos formandos passam em média dois anos preparando suas Monografias ou seus Trabalhos de Conclusão de Curso o famoso "TCC", que são entregues encadernados, como um livro mesmo, capa dura, letras douradas e muito conteúdo embasado em pesquisa e dedicação, é um sonho realizado que vai direto para as prateleiras das bibliotecas universitárias, e fica com acesso limitado aos alunos e acadêmicos.
     Agora, para nosso deleite algumas dessas jóias vão também para as editoras e ganham destaque ainda maior, como a obra do jovem jornalista e autor Mauro Junior que em parceria com José Roberto de Ponte, produziram a obra Lugar de Repórter AINDA é na Rua, título inspirado na frase do jornalista Ricardo Kotscho "lugar de repórter é na rua", o qual foi acrescentada a palavra "AINDA", que realça ainda mais esta frase impactante.
     Hoje, Mauro Junior esteve na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) para ministrar uma palestra aos aspirantes à jornalista com foco na carreira de repórter e aproveitou o lançamento da obra "lugar de repórter AINDA é na rua", para nos apresentar suas experiências como profissional global de destaque, aluno dedicado e menino tímido que realizou seu sonho.
     Mauro Junior inicia a palestra contando sua trajetória pessoal dá infância "ralando muito" numa cidadezinha do interior de São Paulo à sua graduação na faculdade do litoral santista. Citou a passagem pelas Olimpíadas de Pequim com destaque para os jornalistas esportivos Tino Marcos e João Pedro Paes Leme.

"O esporte é lição de vida"
Com esta frase, Mauro Junior apresenta vídeos de matérias que produziu e que foram veiculadas no globo esporte e no esporte espetacular, programas da Rede Globo, e relata com emoção sua experiência nos locais mais distantes dos centros urbanos e com possibilidade mínima de serem divulgadas, mas com o faro e a persuasão de repórter, foram ao ar com destaque para estas estórias de superação e dedicação, sem preconceito e sem limite de idade que vai de 7 a 70 anos, a exemplo da Corrida de Reis realizada no interior do Mato Grosso.

"Pesquisa é fonte para achar talentos"
Através de pesquisas, verificou-se uma nova linguagem jornalística esportiva o entretenimento que aparece com 60% na programação esportiva contra 40% de jornalismo, estatística que demonstra mais uma tendência de produção de programas que agradem o público em geral, a eterna busca pela audiência da grande massa, aqueles valiosos pontinhos do IBOPE.

"Humildade e Amizade para conquistar o entrevistado e obter uma boa matéria"
A maioria das pessoas tem resistência para falar diante da câmera (filmadora), então é preciso persuasão e uma boa conversa antes de iniciar a gravação, e que termina por conquistar o respeito e a amizade do entrevistado, principalmente nos interiores do país, onde suas matérias "renderam".

"Uma frase que sempre repetia e que virou meu bordão na redação: A reportagem rendeu..."
Às vezes durante a produção de uma matéria, a pauta precisa ser adaptada porque o assunto central é cancelado, então o repórter têm que usar de muita criatividade e acreditar para poder convencer o editor chefe a aprovar a matéria alternativa para aquele espaço, e sempre que Mauro Junior conseguia que uma matéria fosse veiculada, a frase saía com muita empolgação: "A reportagem rendeu!"

"Amizade x Notícia x Amizade"
Uma boa matéria não significa uma matéria alegre, algumas vezes acontece de ter que produzir uma matéria triste ou polêmica como perder um jogo por conta de um jogador que teve baixo desempenho, mesmo ele sendo colega ou até mesmo amigo do repórter que acaba criando este vínculo por estar muito próximo e sempre presente nos jogos e eventos esportivos. Ter muito cuidado com a corrida pelo "furo" (notícia jornalística impactante). A ética profissional em primeiro lugar, sempre aplicada.

"Algumas dicas para os novos e para os futuros repórteres"
Hoje, Mauro Junior está seduzido pela reportagem no formato de entretenimento, onde as estórias pitorescas são produzidas com muita criatividade e categoria. Então, investir na carreira sempre, criar um estilo próprio, olhar no espelho e falar para você mesmo (ver como fica as expressões faciais e dar mais segurança ao falar em público e com o público), e acreditar por que tudo é possível.

Para encerrar uma frase:

"Lugar de repórter AINDA é na rua."

Agradecimentos ao Secretário Municipal de Esportes, Fabrício Lima, à professora e diretora do Departamento de Comunicação da Ufam, Inara Costa, ao reporter da Rede Amazônica de Rádio e Televisão, Thiago Herculano, ao bacharel em Comunicação Social - Jornalismo, professor, mestre e escritor Allan Rodrigues, aos alunos e todos os participantes deste evento onde a troca de conhecimento, a participação efetiva de todos os presentes, a harmonia, o entusiarmo e a alegria foram os principais ingredientes para seu sucesso.

Galeria de fotos
Momentos antes da palestra

Secretário Municipal de Esportes, Fabrício Lima abre a palestra



Jornalista, repórter e autor Mauro Junior


Alunos compartilham informações on-line


Cobertura jornalística do evento (flash pra todo lado)

Prof. Msc Allan Rodrigues e  Dir.Com. Inara Costa (Ufam)

Tietagem minha, adoro... meu prof.Allan e a simpática diretora Iana

Mauro Junior em momento de admiração pelo autor e sua obra

Mauro Junior e seu fã do blog Dialog


Referência ao Auditório Rio Alalau (Campus da Ufam) 


0 comentários: